Adrian Smith desabafa sobre a indústria fonográfica: "Pouquíssimos ganham dinheiro"
Por André Garcia
Postado em 07 de maio de 2025
Na primeira metade do século passado, os atores de cinema eram os mais ricos, famosos e adorados artistas do planeta.
Em meados do século isso mudou com o surgimento de Elvis Presley e os Beatles — o que deu a largada na era dos popstars. Nos anos 70 e 80 o mundo viu astros da música se tornarem quase deuses. De lá para cá, no entanto, parece que para os músicos tudo só muda para pior.
Vinil vendia muito bem; CD também vendia bem, mas muitos questionavam o quanto recebiam das gravadoras pelas vendas. Após o surgimento da internet, por outro lado, as pessoas passaram a baixar música de graça. Dessa forma, a única fonte de renda das bandas passou a ser show.
O problema é que mesmo fazer turnês tem se tornado cada vez mais caro para as bandas, ao mesmo tempo que os ingressos ficam cada vez mais caros.
Conforme publicado pela Guitar, em entrevista para Paul Salfen da AMFM Magazine o guitarrista do Iron Maiden, Adrian Smith, falou sobre a distópica distribuição de renda dos dias atuais (até mesmo para os músicos mais bem-sucedidos):

"Você pode se divertir tendo uma banda, mas se você quiser fazer isso da vida, aí é outra história. Porque aí você tem que se dedicar de verdade. E você pode perder o que algumas pessoas diriam ser os melhores anos de sua vida, do final da adolescência até os vinte e poucos anos, tentando fazer sucesso. Ou não, dependendo de como você define 'sucesso'."
"Se você define como ganhar dinheiro, pouquíssimos conseguem. A não ser que você esteja em uma banda do top 40. Ou se você quiser ser só um músico freelancer, aí você pode aprender a ler música e fazer sessões. Mas estando em uma banda é uma porcentagem mínima de pessoas que ganham dinheiro."
"Até mesmo quem tem disco de sucesso está sofrendo para ganhar dinheiro, porque ninguém mais compra as p*rras dos discos. A grana é pouca, então é muito, muito difícil."
"Você praticamente precisa ter um patrocinador, porque custa dinheiro colocar uma banda no mercado. Antigamente, uma gravadora financiava a banda e dava um adiantamento até que ela começasse a fazer dinheiro."
Admirável mundo novo
Com a popularidade do Napster no começo dos anos 2000, gastar dinheiro comprando CD virou coisa do passado. Quase que da noite para o dia, todo mundo que tinha acesso à internet preferia baixar música de graça em MP3 — e na época cada vez mais pessoas tinham acesso à internet.
Com isso, muitas gravadoras grandes faliram, e as que restaram se tornaram cada vez mais temerosas e pragmáticas para se manterem vivas. Assim, hoje elas investem o mínimo possível nos artistas, e o que investem geralmente é em medalhões de retorno garantido.
Gravadora tirar dinheiro do bolso para apostar em novos artistas promissores que pode ser que venham a dar dinheiro no futuro virou coisa que só se vê nos livros de história.
E, para piorar ainda mais, hoje em dia quase todo mundo ouve música no Spotify (ou um de seus concorrentes), que paga um valor insignificante aos artistas e está cheios de esquemas, como o pagamento de jabá, uso de músicas feitas por IA e artistas de fachada feitos só para faturar com streams. Admirável mundo novo…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Eleições 2026: e se os astros do metal disputassem todos os cargos?
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
O único membro do Iron Maiden que foi expulso e recebeu homenagem no álbum seguinte
Vizinhos de Paul Di'Anno não sabiam quem ele era; "Eu costumava ser rico e famoso"


