Adrian Smith desabafa sobre a indústria fonográfica: "Pouquíssimos ganham dinheiro"
Por André Garcia
Postado em 07 de maio de 2025
Na primeira metade do século passado, os atores de cinema eram os mais ricos, famosos e adorados artistas do planeta.
Em meados do século isso mudou com o surgimento de Elvis Presley e os Beatles — o que deu a largada na era dos popstars. Nos anos 70 e 80 o mundo viu astros da música se tornarem quase deuses. De lá para cá, no entanto, parece que para os músicos tudo só muda para pior.
Vinil vendia muito bem; CD também vendia bem, mas muitos questionavam o quanto recebiam das gravadoras pelas vendas. Após o surgimento da internet, por outro lado, as pessoas passaram a baixar música de graça. Dessa forma, a única fonte de renda das bandas passou a ser show.
O problema é que mesmo fazer turnês tem se tornado cada vez mais caro para as bandas, ao mesmo tempo que os ingressos ficam cada vez mais caros.
Conforme publicado pela Guitar, em entrevista para Paul Salfen da AMFM Magazine o guitarrista do Iron Maiden, Adrian Smith, falou sobre a distópica distribuição de renda dos dias atuais (até mesmo para os músicos mais bem-sucedidos):

"Você pode se divertir tendo uma banda, mas se você quiser fazer isso da vida, aí é outra história. Porque aí você tem que se dedicar de verdade. E você pode perder o que algumas pessoas diriam ser os melhores anos de sua vida, do final da adolescência até os vinte e poucos anos, tentando fazer sucesso. Ou não, dependendo de como você define 'sucesso'."
"Se você define como ganhar dinheiro, pouquíssimos conseguem. A não ser que você esteja em uma banda do top 40. Ou se você quiser ser só um músico freelancer, aí você pode aprender a ler música e fazer sessões. Mas estando em uma banda é uma porcentagem mínima de pessoas que ganham dinheiro."
"Até mesmo quem tem disco de sucesso está sofrendo para ganhar dinheiro, porque ninguém mais compra as p*rras dos discos. A grana é pouca, então é muito, muito difícil."
"Você praticamente precisa ter um patrocinador, porque custa dinheiro colocar uma banda no mercado. Antigamente, uma gravadora financiava a banda e dava um adiantamento até que ela começasse a fazer dinheiro."
Admirável mundo novo
Com a popularidade do Napster no começo dos anos 2000, gastar dinheiro comprando CD virou coisa do passado. Quase que da noite para o dia, todo mundo que tinha acesso à internet preferia baixar música de graça em MP3 — e na época cada vez mais pessoas tinham acesso à internet.
Com isso, muitas gravadoras grandes faliram, e as que restaram se tornaram cada vez mais temerosas e pragmáticas para se manterem vivas. Assim, hoje elas investem o mínimo possível nos artistas, e o que investem geralmente é em medalhões de retorno garantido.
Gravadora tirar dinheiro do bolso para apostar em novos artistas promissores que pode ser que venham a dar dinheiro no futuro virou coisa que só se vê nos livros de história.
E, para piorar ainda mais, hoje em dia quase todo mundo ouve música no Spotify (ou um de seus concorrentes), que paga um valor insignificante aos artistas e está cheios de esquemas, como o pagamento de jabá, uso de músicas feitas por IA e artistas de fachada feitos só para faturar com streams. Admirável mundo novo…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify

Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
As dez piores capas do metal, em uma lista sem Manowar e Pantera


