O lendário guitarrista que, na opinião de Kerry King, não recebe o reconhecimento que merece
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de maio de 2025
No vasto universo da música pesada, alguns nomes transcendem o tempo e os estilos, influenciando gerações inteiras de músicos ao redor do mundo. Entre esses ícones está o lendário guitarrista inglês Ritchie Blackmore. Reconhecido por sua técnica apurada, ele fundou duas bandas muito importantes: o Deep Purple e o Rainbow.
Slayer - Mais Novidades
Kerry King é um dos ícones do universo headbanger que foi influenciado por Blackmore, como aponta matéria publicada no site da revista Rolling Stone em 2017. Na reportagem em questão, o guitarrista do Slayer citou seus álbuns de heavy metal preferidos, e o Rainbow apareceu na lista, com o clássico "Long Live Rock ‘n’ Roll".
O guitarrista do Slayer gosta de quase todas as faixas de "Long Live Rock ‘n’ Roll". Aliás, na opinião de Kerry, o álbum apresenta uma música que está entre "as mais legais" da história:
"Há umas seis ou sete músicas nesse álbum, e a única que eu realmente não ouço é a última [‘Rainbow Eyes’]. Então, ‘Kill the King’, ‘Long Live Rock ‘n’ Roll’, ‘The Shed’, ‘Gates of Babylon’... Jesus Cristo, essa é uma das músicas mais legais de todos os tempos."
Na mesma entrevista, Kerry King elogiou Blackmore e o eterno Dio, vocalista original do Rainbow. Ele também disse que o influente guitarrista da banda não recebe o devido reconhecimento.
"Ronnie James Dio é - infelizmente, foi - um ótimo cantor. Eu nunca o vi com o Rainbow, mas quando o vi com o Black Sabbath, ele era simplesmente natural. Era como se estivesse ouvindo o disco. Ele era muito bom. E estou passando por um grande renascimento de Ritchie Blackmore recentemente. Ele escreveu ótimas músicas e não recebe o crédito que merece. Adoro o ‘Rising’ e o "Stargazer", mas, para mim, o ‘Long Live Rock 'n' Roll’ é o que mais vale a pena, música por música. Há coisas ótimas ali. O material é simplesmente pesado."
Em outro ponto, Kerry mencionou que Blackmore influenciou o thrash metal. Com a palavra, o guitarrista mais "casca grossa" do thrash metal:
"Quanto a Blackmore, adoro o Deep Purple e adoro o Rainbow até a saída de Dio (...). Eu creditaria seu trabalho no Deep Purple como uma influência no thrash. Foi difícil não escolher um álbum do Deep Purple para essa lista; se eu tivesse escolhido, provavelmente teria escolhido o ‘Machine Head’. Em ‘Highway Star’, parecia que Ritchie estava mais interessado em tocar ritmos mais rápidos do que o Sabbath. O Sabbath levou um bom tempo para chegar a algum lugar remotamente rápido, eu acho. Eu diria que isso aconteceu provavelmente na era Dio, com ‘Neon Knights’ e coisas do gênero; isso soa como thrash para mim, mas Blackmore veio antes disso."
Por falar em Kerry King, o guitarrista é o líder do supergrupo batizado com seu nome, que também conta com Mark Osegueda (vocal), Phil Demmel (guitarra), Kyle Sanders (baixo) e Paul Bostaph (bateria). O primeiro disco da banda é "From Hell I Rise", lançado em maio de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Benediction inicia no sábado turnê brasileira de cinco shows com Kam Lee no vocal
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"

A "biografia não autorizada do Slayer" cantada por um rapper
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Os motivos que explicam a grandiosidade de "Reign in Blood", segundo Tom Araya
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
A faixa de "Reign in Blood" que é a preferida do baterista Dave Lombardo
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos


