O lendário guitarrista que, na opinião de Kerry King, não recebe o reconhecimento que merece
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de maio de 2025
No vasto universo da música pesada, alguns nomes transcendem o tempo e os estilos, influenciando gerações inteiras de músicos ao redor do mundo. Entre esses ícones está o lendário guitarrista inglês Ritchie Blackmore. Reconhecido por sua técnica apurada, ele fundou duas bandas muito importantes: o Deep Purple e o Rainbow.
Slayer - Mais Novidades

Kerry King é um dos ícones do universo headbanger que foi influenciado por Blackmore, como aponta matéria publicada no site da revista Rolling Stone em 2017. Na reportagem em questão, o guitarrista do Slayer citou seus álbuns de heavy metal preferidos, e o Rainbow apareceu na lista, com o clássico "Long Live Rock ‘n’ Roll".
O guitarrista do Slayer gosta de quase todas as faixas de "Long Live Rock ‘n’ Roll". Aliás, na opinião de Kerry, o álbum apresenta uma música que está entre "as mais legais" da história:
"Há umas seis ou sete músicas nesse álbum, e a única que eu realmente não ouço é a última [‘Rainbow Eyes’]. Então, ‘Kill the King’, ‘Long Live Rock ‘n’ Roll’, ‘The Shed’, ‘Gates of Babylon’... Jesus Cristo, essa é uma das músicas mais legais de todos os tempos."

Na mesma entrevista, Kerry King elogiou Blackmore e o eterno Dio, vocalista original do Rainbow. Ele também disse que o influente guitarrista da banda não recebe o devido reconhecimento.
"Ronnie James Dio é - infelizmente, foi - um ótimo cantor. Eu nunca o vi com o Rainbow, mas quando o vi com o Black Sabbath, ele era simplesmente natural. Era como se estivesse ouvindo o disco. Ele era muito bom. E estou passando por um grande renascimento de Ritchie Blackmore recentemente. Ele escreveu ótimas músicas e não recebe o crédito que merece. Adoro o ‘Rising’ e o "Stargazer", mas, para mim, o ‘Long Live Rock 'n' Roll’ é o que mais vale a pena, música por música. Há coisas ótimas ali. O material é simplesmente pesado."

Em outro ponto, Kerry mencionou que Blackmore influenciou o thrash metal. Com a palavra, o guitarrista mais "casca grossa" do thrash metal:
"Quanto a Blackmore, adoro o Deep Purple e adoro o Rainbow até a saída de Dio (...). Eu creditaria seu trabalho no Deep Purple como uma influência no thrash. Foi difícil não escolher um álbum do Deep Purple para essa lista; se eu tivesse escolhido, provavelmente teria escolhido o ‘Machine Head’. Em ‘Highway Star’, parecia que Ritchie estava mais interessado em tocar ritmos mais rápidos do que o Sabbath. O Sabbath levou um bom tempo para chegar a algum lugar remotamente rápido, eu acho. Eu diria que isso aconteceu provavelmente na era Dio, com ‘Neon Knights’ e coisas do gênero; isso soa como thrash para mim, mas Blackmore veio antes disso."

Por falar em Kerry King, o guitarrista é o líder do supergrupo batizado com seu nome, que também conta com Mark Osegueda (vocal), Phil Demmel (guitarra), Kyle Sanders (baixo) e Paul Bostaph (bateria). O primeiro disco da banda é "From Hell I Rise", lançado em maio de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps