Os três nomes do punk que chegaram perto dos Beatles para Pete Townshend
Por Bruce William
Postado em 01 de maio de 2025
Pete Townshend nunca escondeu que era menos fã dos Beatles do que a maioria dos músicos da sua geração. Ainda assim, reconhecia o tamanho da revolução cultural que eles provocaram — e, décadas depois, tentou buscar um paralelo. Em entrevista à revista Time (via Far Out), o guitarrista do The Who disse que três nomes do punk chegaram perto de repetir aquele impacto: Sex Pistols, The Clash e Elvis Costello.
Beatles - Mais Novidades
A comparação, no entanto, soa forçada. Não só porque os Beatles dominaram a música global por quase uma década, mas também porque o próprio Townshend admitiu que o punk não teve um único protagonista. "Todo mundo queria que uma banda fizesse o que os Beatles fizeram. Mas não foi uma só — foram várias", explicou.
Para ele, os Sex Pistols foram os mais significativos por inaugurarem a anarquia como estética e atitude. "As pessoas dizem que eles não sabiam tocar, mas sabiam sim. Paul Cook e Steve Jones eram grandes músicos. E o Johnny Rotten... ele é uma porra de uma estrela!", afirmou, sem economizar nos termos.
Já o The Clash, segundo Pete, funcionava mais como uma espécie de irmandade. Ele os comparou aos primeiros anos do próprio The Who, chamando a banda de Joe Strummer de "uma gangue" que arrastava gente por onde passava. Sobre Elvis Costello, foi mais genérico: "Talvez ele fosse o cérebro por trás de tudo". No fim das contas, Townshend reconheceu que a explosão punk era necessária, mas deixou escapar que sentiu o golpe: "Eu queria que isso acontecesse. Mas depois percebi que a pessoa que eles queriam destruir era eu".
A frase é forte — talvez mais teatral do que sincera — e ajuda a entender por que essa comparação com os Beatles soa mais como autocrítica do que análise. Afinal, por mais relevante que o punk tenha sido, colocá-lo no mesmo patamar da banda de Liverpool ainda parece mais um gesto de empatia geracional do que uma constatação histórica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Último show do Sepultura sofre mudança de local
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"

A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
A música dos Beatles que Stevie Nicks considera perfeita e quase uma premonição
Paul McCartney lista suas músicas favoritas dos Beatles, e a que mais ouviu na vida
A música solo de Paul McCartney que ele próprio odeia: "Não consigo nem ouvir!"
A música dos anos 90 que parece ter "pegado emprestado" um clássico dos Beatles
O ícone do metal extremo que já tentou "recriar" o Álbum Branco do Beatles algumas vezes
A piada sobre o Brasil que virou faixa de um disco dos Beatles


