Por que o Faith No More acabou na década de 1990, de acordo com Mike Patton
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de junho de 2025
Um dos grupos mais inventivos a emergir da fértil cena californiana, o Faith No More se destacou por sua sonoridade única, que misturava heavy metal, funk, rock alternativo e outros estilos com naturalidade. Essa combinação ousada rendeu sucessos marcantes como "Epic", "Falling to Pieces", "Midlife Crisis" e uma versão surpreendente de "Easy", clássico dos Commodores.
Faith No More - Mais Novidades
Mesmo com o sucesso ao longo dos anos, o Faith No More encerrou as atividades em 1998, logo após o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, "Album of the Year" (1997). O fim da banda foi abordado em entrevista concedida pelo vocalista Mike Patton à revista brasileira ShowBizz, publicada em setembro de 2000.
Na conversa, Patton revelou que ele e outros integrantes não tinham mais interesse em continuar com o grupo. Segundo o vocalista, a qualidade musical do Faith No More já não era mais a mesma.
"O motivo principal é que três membros da banda, incluindo eu, não queriam continuar. Nossa música estava decaindo, e eu não queria lançar outro álbum. No último disco, tive dificuldade para criar algo que me deixasse feliz. A banda foi por água abaixo. Então, eu disse: ‘Estou fora!’."
Mais adiante, o cantor comentou que a intenção era encerrar a banda de forma amigável, mas os planos não seguiram esse rumo. Ele ainda comparou o fim do grupo a um término de relacionamento.
"Tivemos uma reunião, expliquei como me sentia e dois membros sentiam o mesmo. Mas eu queria que a gente terminasse a turnê e se despedisse amigavelmente. Contudo, Puffy [Mike Bordin, baterista] decidiu excursionar com Ozzy Osbourne, e o grupo acabou num clima ruim.
Mas não foi nada demais. Acabaríamos de qualquer maneira. O negócio é que as coisas ruins começaram a superar as boas. Após dez anos e vários discos, mudamos como indivíduos e nos interessamos por coisas diferentes. É como qualquer relacionamento: algumas pessoas mantém contato, outras se separam. A vida é assim - não é uma situação boa ou ruim. Você só precisa ver quando é hora de mudar e tomar coragem para mudar."
Cerca de uma década depois, o Faith No More voltou à ativa e lançou o disco "Sol Invictus" (2015). Em 2021, a banda anunciou uma nova pausa em suas atividades, sem previsão de retorno. Por sinal, esse novo hiato tem relação direta com Mike Patton. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Ozzy Osbourne será homenageado com uma enorme estátua no Hellfest
Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios

Pausa do Faith No More é semipermanente, de acordo com tecladista do grupo

Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Faith No More: Jim Martin cultiva abóboras gigantes


