Por que o Faith No More acabou na década de 1990, de acordo com Mike Patton
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de junho de 2025
Um dos grupos mais inventivos a emergir da fértil cena californiana, o Faith No More se destacou por sua sonoridade única, que misturava heavy metal, funk, rock alternativo e outros estilos com naturalidade. Essa combinação ousada rendeu sucessos marcantes como "Epic", "Falling to Pieces", "Midlife Crisis" e uma versão surpreendente de "Easy", clássico dos Commodores.
Faith No More - Mais Novidades
Mesmo com o sucesso ao longo dos anos, o Faith No More encerrou as atividades em 1998, logo após o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, "Album of the Year" (1997). O fim da banda foi abordado em entrevista concedida pelo vocalista Mike Patton à revista brasileira ShowBizz, publicada em setembro de 2000.
Na conversa, Patton revelou que ele e outros integrantes não tinham mais interesse em continuar com o grupo. Segundo o vocalista, a qualidade musical do Faith No More já não era mais a mesma.
"O motivo principal é que três membros da banda, incluindo eu, não queriam continuar. Nossa música estava decaindo, e eu não queria lançar outro álbum. No último disco, tive dificuldade para criar algo que me deixasse feliz. A banda foi por água abaixo. Então, eu disse: ‘Estou fora!’."
Mais adiante, o cantor comentou que a intenção era encerrar a banda de forma amigável, mas os planos não seguiram esse rumo. Ele ainda comparou o fim do grupo a um término de relacionamento.
"Tivemos uma reunião, expliquei como me sentia e dois membros sentiam o mesmo. Mas eu queria que a gente terminasse a turnê e se despedisse amigavelmente. Contudo, Puffy [Mike Bordin, baterista] decidiu excursionar com Ozzy Osbourne, e o grupo acabou num clima ruim.
Mas não foi nada demais. Acabaríamos de qualquer maneira. O negócio é que as coisas ruins começaram a superar as boas. Após dez anos e vários discos, mudamos como indivíduos e nos interessamos por coisas diferentes. É como qualquer relacionamento: algumas pessoas mantém contato, outras se separam. A vida é assim - não é uma situação boa ou ruim. Você só precisa ver quando é hora de mudar e tomar coragem para mudar."
Cerca de uma década depois, o Faith No More voltou à ativa e lançou o disco "Sol Invictus" (2015). Em 2021, a banda anunciou uma nova pausa em suas atividades, sem previsão de retorno. Por sinal, esse novo hiato tem relação direta com Mike Patton. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock

Pausa do Faith No More é semipermanente, de acordo com tecladista do grupo
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Como foram os shows do Faith No More com Courtney Love nos vocais, segundo o baixista Bill Gould
Como Cliff Burton ajudou a moldar o Faith No More - mesmo sem nunca ter tocado na banda
Megadeth: nas redes, banda relembra show no Monsters of Rock Brasil 1995
Rap e Metal: cinco colaborações que funfaram


