Regis Tadeu e o dia em que São Paulo vingou o rock brasileiro com Ultraje
Por Bruce William
Postado em 27 de julho de 2025
Em 1985, quando o rock nacional era dominado pelas bandas do Rio de Janeiro, o Ultraje a Rigor surgiu de São Paulo com um disco debochado, direto e irresistivelmente popular. "Nós Vamos Invadir Sua Praia" virou um fenômeno imediato e quebrou a hegemonia carioca com uma mistura de punk, new wave, crítica social e humor escrachado.
"O título do álbum 'Nós Vamos Invadir Sua Praia' era uma alfinetada direta nos cariocas"", explica Regis Tadeu em um vídeo publicado no youtube e que pode ser visto no player abaixo, onde ele destaca o tom provocador que já começava na capa. A faixa-título, além da metáfora cultural, capturava o espírito dos jovens paulistas da época com seu bate-volta pra Santos e a vontade de extravasar. Gravado no estúdio Nas Nuvens, com produção de Liminha e Pena Schmidt, o disco trazia arranjos simples, refrões grudentos e participações como Lobão, Léo Jaime e Richie nos backing vocals.
"Nove das onze faixas tocaram exaustivamente nas rádios", lembra Regis. Entre elas, estavam "Rebelde Sem Causa", com seu retrato debochado do tédio juvenil; "Ciúme", com um refrão colante e acidez na medida; "Mim Quer Tocar", uma crítica disfarçada de piada; e "Inútil", que virou hino das Diretas Já. "Era rock puro, era direto, com arranjos que valorizavam as melodias."
O impacto foi imediato, mas o legado foi além. O disco abriu portas para que bandas paulistas conquistassem projeção nacional e inspirou gerações seguintes, dos Raimundos aos Mamonas. Tudo isso com uma honestidade difícil de encontrar: "Não tem pose nele, não tem pretensão. É rock and roll que sabia inclusive rir de si mesmo enquanto apontava o dedo pras hipocrisias da sociedade."
Quarenta anos depois, o disco continua atual. Porque, no fundo, o que o Ultraje fez foi mais que invadir a praia, foi reivindicar o direito de transformar o riso em crítica e a simplicidade em atitude.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar


Regis Tadeu exalta "The Last Note", faixa do último disco do Megadeth
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu exibe foto de quando era "novinho" ao lado de Slash
O disco do Roberto Carlos que faria muito sucesso, de acordo com Regis Tadeu


