A coletânea de Malmsteen que foi achincalhada em resenha publicada na Bizz
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de julho de 2025
Lançada em novembro de 1991, "The Yngwie Malmsteen Collection" reúne alguns dos maiores sucessos do guitarrista sueco que dá nome ao disco. Entre as faixas da coletânea estão clássicos como "Black Star", "Far Beyond the Sun" e "You Don't Remember, I'll Never Forget".
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
Uma resenha da compilação foi publicada na edição nº 85 da revista Bizz, em agosto de 1992. Assinado por E.O. — provavelmente "Evil Otto", pseudônimo do saudoso Carlos Eduardo Miranda — o texto não poupa críticas ao trabalho de Malmsteen.

Já de início, E.O. parte para cima do virtuosismo do guitarrista — justamente uma de suas marcas registradas. O autor também desce a lenha em um cover de Jimi Hendrix presente no álbum.
"Por mais que seus fãs tentem negar, esta coletânea vem para provar que o guitarrista sueco é um tremendo ‘mala’ virtuosístico. Exemplos? Além de ter a cara-de-pau de pisar em cima de ‘Spanish Castle Magic’, compôs uma música de mais de dez minutos chamada ‘Guitar Solo’ (dividida entre ‘Trilogy Suite Opus 5’ e ‘Spasebo Blues’)."
A velocidade impressionante de Malmsteen, admirada por muitos, não conquistou o autor da resenha. Ainda assim, ele reconhece que há público para esse tipo de abordagem técnica e extravagante.

"Malmsteen não parece humano. Assemelha-se a uma máquina de reprodução de notas em alta velocidade, que utiliza a guitarra mais para exercícios com os dedos, do que para o prazer dos ouvidos. Mas se é essa engenharia rock-eruditosa que lhe apetece, aqui há um prato cheio."
"The Yngwie Malmsteen Collection" está disponível nas plataformas digitais.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps