Tony Iommi revela que o Black Sabbath tocaria mais músicas; veja quais ficaram de fora
Por Bruce William
Postado em 09 de julho de 2025
O reencontro do Black Sabbath com sua formação original no festival "Back to the Beginning", no último sábado (6), quase foi maior do que se viu. Segundo Tony Iommi, a banda chegou a ensaiar sete músicas para a apresentação final, mas teve de reduzir o setlist por conta do tempo. A decisão de cortar faixas do repertório ocorreu pouco antes do evento, já que havia um limite rígido de horário no estádio Villa Park, em Birmingham.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Começamos com 'Fairies Wear Boots', depois tocamos 'Black Sabbath' nos ensaios. Mas foi um pouco difícil para o Bill [Ward], já que ele não tocava essas músicas há muito tempo. Geezer [Butler] e eu ainda tocamos na última turnê, mas Bill não faz uma turnê há muitos anos", contou Iommi em entrevista ao programa de Eddie Trunk, da SiriusXM, com transcrição do Blabbermouth. Segundo ele, o plano era tocar seis músicas - e chegaram a considerar sete - mas terminaram fazendo apenas quatro: "War Pigs", "Iron Man", "N.I.B". e "Paranoid."
Iommi também revelou que tinha receio de Ozzy Osbourne se apresentar duas vezes na mesma noite - primeiro com sua banda solo e depois com o Sabbath. "Eu disse a ele que não achava uma boa ideia, porque ele poderia ficar esgotado. Mas ele quis fazer mesmo assim. Por sorte, deu tudo certo." A entrada dos músicos no palco também teve de ser improvisada às pressas, já que a ideia original era usar uma cortina que acabou vetada por conta do vento. "A gente foi inventando ali mesmo. Bill já estava no palco, Geezer e eu entramos andando, e o Ozzy foi colocado no trono giratório."
A reunião encerrou o que Iommi chamou de "pendência afetiva", já que o último show oficial da banda havia sido em 2017, sem Bill Ward. "Eu não queria fazer esse show, porque a turnê de despedida já tinha terminado. Mas os outros três queriam. E como era por caridade, era uma boa razão. Muita gente dizia que não tínhamos encerrado direito sem o Bill, e agora encerramos."
E para quem ficou surpreso ao ver Bill Ward sem camisa durante a performance, Iommi contou que isso é um velho hábito do baterista, que continua rendendo piadas nos bastidores. "Um dia, no ensaio, paramos pra comer e o Bill tirou a camisa. O Geezer ia dar uma mordida no sanduíche e falou: 'Pelo amor de Deus, Bill, põe a camisa! Você tá me tirando o apetite!'", riu o guitarrista. "Eu disse a ele: 'Bill, você tá parecendo o Gollum'. E acho que ele nem sabe quem é o Gollum. Mas é o Bill sendo Bill. Sempre foi assim."
O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Kirk Hammett defende os piores discos: "uma discografia perfeita deixa as pessoas entediadas"
Ozzy Osbourne confirma que não fará show completo com o Black Sabbath em despedida
Confira todas as músicas tocadas no "Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath
A emocionante foto de Eloy Casagrande ao lado de Bill Ward na despedida do Black Sabbath
Para Geezer Butler, final do último show do Black Sabbath foi estranho
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
Rafael Bittencourt comenta despedida do Black Sabbath e relembra encontro com Ozzy Osbourne


