A linha de baixo que Flea odiava; "Soava como mais um branco idiota tentando ser funky"
Por Bruce William
Postado em 08 de julho de 2025
Mesmo sendo um dos baixistas mais respeitados da história do rock, Flea nunca deixou de questionar tudo, inclusive a si mesmo. Em vez de se acomodar no próprio prestígio, ele seguia atento a cada nota, cada intenção, cada nuance. E quando achava que estava forçando a barra pra parecer algo que não era, isso fazia ele ficar profundamente incomodado. Por mais talento que tivesse, ele nunca se permitiu relaxar ao ponto de perder o senso crítico.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Foi o que aconteceu com "Aeroplane", uma das músicas mais conhecidas do álbum "One Hot Minute", lançado em 1995. O disco marcou um momento conturbado para os Red Hot Chili Peppers, com a saída de John Frusciante e a entrada de Dave Navarro na guitarra. A banda buscava manter o fôlego criativo depois do sucesso gigantesco de "Blood Sugar Sex Magik", mas Flea se sentia desconectado do que estava fazendo. Em entrevista de 1996 à Bass Player (via Far Out), ele confessou: "Na real, 'Aeroplane' foi a única música que me deixou preocupado. Achei que soava como mais um branco idiota tentando ser funky!"
Além da insegurança artística, teve um problema técnico que só agravou a situação. "Toquei ao vivo no estúdio, mas o baixo não gravou direito. Então tive que dublar. É uma das poucas partes que tive que refazer depois. Eu queria gravar de novo porque sentia que estava tudo meio travado, como se não fosse o meu dia", explicou. Mesmo assim, quando insistiu para tentar outra versão, Rick Rubin vetou. "Ele disse que estava bom daquele jeito."
Flea nunca escondeu sua admiração pelo funk e pelo hip hop, mas tinha medo de cair na caricatura. E em meados dos anos noventa, com o cruzamento desses estilos dominando o pop e o rock alternativo, esse receio só aumentou. Como músico branco tocando uma linha de baixo inspirada no groove afro-americano, ele não queria parecer um intruso tentando "pagar de autêntico".
No fim das contas, a gravação seguiu como estava. E, ironicamente, "Aeroplane" se tornou um dos maiores destaques do álbum, muito por causa do baixo. Aquilo que Flea achava ser uma falha virou assinatura. O público nem notou o desconforto, mas pra ele, a sensação de ter deixado passar algo que poderia melhorar ainda incomoda. "Foi tipo o meu dia ruim registrado pra sempre."
No fim das contas, a linha de baixo de "Aeroplane" não soa como paródia ou tentativa forçada; ela soa como Flea sendo Flea, mesmo num dia em que ele achava que não estava rendendo bacana. E, para Rubin, isso bastava.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Ex-guitarrista do Scorpions, Uli Jon Roth se apresentará em São Paulo em janeiro
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo
Cinco músicas que mostram o lado mais sombrio e arrastado de Ronnie James Dio
Jorn Lande explica por que prefere Black Sabbath com Dio
Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
Motionless in White se apresentará no Brasil em março de 2027
Ida de John Bush para o Anthrax foi como uma "bomba atômica", diz guitarrista do Armored Saint
Lita Ford lança "Dracula", sua primeira música inédita desde 2012
Pete Townshend (The Who) admite que só foi gostar de Led Zeppelin recentemente
Saxon lança "Medusa", faixa de seu próximo disco de estúdio
Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar

A gravação dos anos sessenta que Flea, do Chili Peppers, considera uma das maiores da história
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
O dia em que músicos do Red Hot Chili Peppers entraram nus no show dos Ramones
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
Red Hot Chili Peppers: os álbuns da banda, do pior para o melhor
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra


