Quando a Bizz exaltou o Slayer em uma resenha de álbum ao vivo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de julho de 2025
Entidade sagrada — ou profana? — do thrash metal, o Slayer possui uma discografia respeitável que, há décadas, empolga milhões de fãs e influencia gerações de bandas. Com sua sonoridade brutal e veloz, acompanhada de letras provocativas, o quarteto se consolidou como um dos maiores nomes da música extrema.
A primeira década de trajetória da banda representa seu período mais criativo. Entre 1983 e 1990, o grupo lançou cinco álbuns de estúdio essenciais para qualquer fã de thrash metal: "Show No Mercy" (1983), "Hell Awaits" (1985), "Reign in Blood" (1986), "South of Heaven" (1988) e "Seasons in the Abyss" (1990).


Em 1991, o Slayer apresentou ao público o ao vivo "Decade of Aggression", reunindo faixas desses cinco primeiros trabalhos. Com doses altíssimas de violência sonora, o álbum foi amplamente elogiado em uma resenha da revista Bizz, edição 84, publicada em julho de 1992.
Assinada por Evil Otto, a crítica apresenta um breve panorama da carreira da banda até então. Curiosamente, ele destaca que, apesar do impacto, o número de discos lançados era pequeno, considerando o tempo de estrada.

"Dez anos se passaram desde que este quarteto de Los Angeles começou a arrebentar tímpanos. Sua carreira foi meteórica e econômica — só haviam lançado cinco álbuns antes deste [...]. O som dos caras é uma das coisas mais simples da história do rock 'n' roll: uma levada de baixo e bateria ultra veloz e guitarras ensurdecedoras, tudo servindo de moldura para um dos vocais mais cavernosos do thrash."
Otto também comenta brevemente sobre a produção do "louco de pedra" Rick Rubin. "O produtor mixou as guitarras mais secas do que nunca e totalmente na cara, deixando baixo e bateria funcionarem como um trovão ao fundo", escreveu.
Na parte final da resenha, o crítico destaca algumas músicas do repertório. Ele encerra com uma declaração sobre a intensidade do som da banda, reforçando o impacto das composições ao vivo.

"‘Dead Skin Mask’ é uma homenagem a Hannibal Lecter [...], ‘Reign in Blood’ é uma violenta tempestade sônica de acordar demônios e ‘Seasons in the Abyss’, uma fantasmagórica interpretação do inferno de Dante Alighieri.
É impossível não se divertir com as pedradas sonoras desferidas por Tom Araya e sua legião satânica."
"Decade of Aggression" foi gravado por Tom Araya (baixo/vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo. O álbum encontra-se disponível nas plataformas digitais e pode ser ouvido via Spotify no player abaixo. Aumente o volume, aperte o play e divirta-se.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps