Elvis Presley roubou espaço de artistas negros? Little Richard e B.B. King respondem
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de março de 2024
É comum o discurso de que quando Elvis Presley surgiu nos EUA muitos artistas negros perderam espaço. Esse assunto ganhou popularidade no Brasil em 2018 quando Negra Li afirmou isso na Jovem Pan: "Muitas vozes foram tapadas quando Elvis surgiu (…) Disseram: 'vamos apresentar esse cara branco, com uma voz negra e com um ritmo negro'"
Elvis Presley - Mais Novidades
Mas qual será a opinião dos artistas negros contemporâneos de Elvis Presley? Em post na sua coluna no UOL, o jornalista André Barcinski reuniu algumas dessas respostas.
Little Richard
"Elvis foi um integrador, Elvis foi uma bênção. Eles não deixavam a música negra aparecer, e ele abriu as portas para a música negra."
Rufus Thomas
"Muita gente disse que Elvis roubou nossa música. Roubou a música do homem negro. Mas o homem negro, o homem branco, não são donos da música. A música pertence ao universo."
Jackie Wilson
"Muita gente acusou Elvis de roubar a música dos negros, quando na verdade, quase todos os intérpretes negros copiaram os trejeitos de palco de Elvis."
B.B. King
"Lembro de ver Elvis bem jovem, nos estúdios da Sun Records. Naquela época eu já sabia que aquele menino tinha um grande talento. Ele era um menino dinâmico. A maneira como ele cantava, sua maneira de interpretar uma canção, era tão única quanto Sinatra. Eu era um grande fã e, se Elvis tivesse vivido mais, não haveria limites para sua inventividade."
Al Green
"Elvis influenciou todo mundo. Ele quebrou o gelo para todos nós."
Bo Diddley
"Se Elvis me copiou, não ligo. Força pra ele. Eu não estou passando fome."
Sammy Davis Jr.
"Numa escala de um a dez, eu lhe daria onze!"
James Brown
"Eu amava Elvis e espero vê-lo no Céu. Nunca vai haver outro 'soul brother' como ele."
Chuck Berry
"Descrever Elvis? Ele foi o maior que já existiu, ou que existirá.".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps