Joe Bonamassa revela quanto pagou por guitarra mais cara de sua gigantesca coleção
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de novembro de 2023
Joe Bonamassa nomeou sua Gibson Korina Flying V de 1958 (carinhosamente apelidada de "Donny J") como a compra mais cara entre as centenas de guitarras em sua coleção, relembrando como adquiriu o instrumento por impressionantes $400.000 (cerca de 1,9 milhão de reais na cotação atual e em transação direta).
Joe Bonamassa - Mais Novidades
O próprio Joe admite que é um aficionado por guitarras vintage e que essa coleção pode ser excepcionalmente cara. Em uma recente entrevista à revista Guitarist (via Ultimate Guitar), Joe observa que nenhuma dessas preciosas guitarras chega perto de "Donny J" quando se trata do preço. Relembrando como a adquiriu e quanto o proprietário anterior pagou pela guitarra, Joe disse:
"Esta é uma Flying V de 1958 em condição imaculada que eu chamo de Donny J. Comprei-a do meu amigo Don em Oklahoma. Ele a comprou em 1976 por $1.100, o que era muito dinheiro." Isso seria aproximadamente $6.000 nos dias de hoje - o que, sem dúvida, ainda está longe do que JoBo pagou por ela.
"Todas as minhas Korinas têm uma origem que remonta ao primeiro dia, praticamente. Esta é a mais imaculada que já vi - embora, supostamente, haja uma em New Hampshire que está tão impecável quanto. Ela também tem um estojo imaculado."
"Quando fiz o negócio com o Don, disse a ele, 'Don, em 1976, não era barata. E também não é barata em 2019.' Ele disse, 'Não, não é.' Na verdade, foi o maior valor que já paguei por uma guitarra em toda a minha vida: mais de $400.000."
O instrumento raro também teve um primeiro proprietário ilustre, como Joe relembra: "Ele pertencia a um pastor nos arredores de Oklahoma City. Eu sempre achei que seria uma visão estranha ir à igreja e ver seu pastor com uma Flying V."
O que Joe conseguiu, no entanto, é definitivamente uma peça inestimável da história da guitarra elétrica, já que houve apenas 98 Flying Vs feitas na primeira produção da Gibson em 1958. "Quanto vale uma Flying V? Ela vale o que alguém está disposto a pagar por ela", conclui Joe.
E embora sua compra não possa ser categorizada como um desperdício de dinheiro, Joe observou durante uma conversa recente com o Ultimate Guitar como o mercado de guitarras vintage está repleto de armadilhas financeiras que os novatos nem sempre conseguirão reconhecer. Ele disse:
"O mercado de guitarras vintage é como uma piscina pública cheia de tubarões e, se você não tomar cuidado, será totalmente devorado por esses tubarões.
"Quando você decide começar uma coleção, vá com calma. Tudo isso não aconteceu da noite para o dia. Você deve pesquisar minuciosamente as coisas - não apenas pesquisar minuciosamente, mas também experimentar o máximo de guitarras autênticas que puder, porque os livros não são absolutos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera

Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
O único que pode ser tão reconhecível quando B. B. King, segundo Joe Bonamassa


