Joe Bonamassa revela quanto pagou por guitarra mais cara de sua gigantesca coleção
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de novembro de 2023
Joe Bonamassa nomeou sua Gibson Korina Flying V de 1958 (carinhosamente apelidada de "Donny J") como a compra mais cara entre as centenas de guitarras em sua coleção, relembrando como adquiriu o instrumento por impressionantes $400.000 (cerca de 1,9 milhão de reais na cotação atual e em transação direta).
Joe Bonamassa - Mais Novidades
O próprio Joe admite que é um aficionado por guitarras vintage e que essa coleção pode ser excepcionalmente cara. Em uma recente entrevista à revista Guitarist (via Ultimate Guitar), Joe observa que nenhuma dessas preciosas guitarras chega perto de "Donny J" quando se trata do preço. Relembrando como a adquiriu e quanto o proprietário anterior pagou pela guitarra, Joe disse:
"Esta é uma Flying V de 1958 em condição imaculada que eu chamo de Donny J. Comprei-a do meu amigo Don em Oklahoma. Ele a comprou em 1976 por $1.100, o que era muito dinheiro." Isso seria aproximadamente $6.000 nos dias de hoje - o que, sem dúvida, ainda está longe do que JoBo pagou por ela.
"Todas as minhas Korinas têm uma origem que remonta ao primeiro dia, praticamente. Esta é a mais imaculada que já vi - embora, supostamente, haja uma em New Hampshire que está tão impecável quanto. Ela também tem um estojo imaculado."
"Quando fiz o negócio com o Don, disse a ele, 'Don, em 1976, não era barata. E também não é barata em 2019.' Ele disse, 'Não, não é.' Na verdade, foi o maior valor que já paguei por uma guitarra em toda a minha vida: mais de $400.000."
O instrumento raro também teve um primeiro proprietário ilustre, como Joe relembra: "Ele pertencia a um pastor nos arredores de Oklahoma City. Eu sempre achei que seria uma visão estranha ir à igreja e ver seu pastor com uma Flying V."
O que Joe conseguiu, no entanto, é definitivamente uma peça inestimável da história da guitarra elétrica, já que houve apenas 98 Flying Vs feitas na primeira produção da Gibson em 1958. "Quanto vale uma Flying V? Ela vale o que alguém está disposto a pagar por ela", conclui Joe.
E embora sua compra não possa ser categorizada como um desperdício de dinheiro, Joe observou durante uma conversa recente com o Ultimate Guitar como o mercado de guitarras vintage está repleto de armadilhas financeiras que os novatos nem sempre conseguirão reconhecer. Ele disse:
"O mercado de guitarras vintage é como uma piscina pública cheia de tubarões e, se você não tomar cuidado, será totalmente devorado por esses tubarões.
"Quando você decide começar uma coleção, vá com calma. Tudo isso não aconteceu da noite para o dia. Você deve pesquisar minuciosamente as coisas - não apenas pesquisar minuciosamente, mas também experimentar o máximo de guitarras autênticas que puder, porque os livros não são absolutos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock


Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
O único que pode ser tão reconhecível quando B. B. King, segundo Joe Bonamassa
Os melhores guitarristas com os quais Glenn Hughes trabalhou


