Joe Bonamassa revela quanto pagou por guitarra mais cara de sua gigantesca coleção
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de novembro de 2023
Joe Bonamassa nomeou sua Gibson Korina Flying V de 1958 (carinhosamente apelidada de "Donny J") como a compra mais cara entre as centenas de guitarras em sua coleção, relembrando como adquiriu o instrumento por impressionantes $400.000 (cerca de 1,9 milhão de reais na cotação atual e em transação direta).
Joe Bonamassa - Mais Novidades
O próprio Joe admite que é um aficionado por guitarras vintage e que essa coleção pode ser excepcionalmente cara. Em uma recente entrevista à revista Guitarist (via Ultimate Guitar), Joe observa que nenhuma dessas preciosas guitarras chega perto de "Donny J" quando se trata do preço. Relembrando como a adquiriu e quanto o proprietário anterior pagou pela guitarra, Joe disse:
"Esta é uma Flying V de 1958 em condição imaculada que eu chamo de Donny J. Comprei-a do meu amigo Don em Oklahoma. Ele a comprou em 1976 por $1.100, o que era muito dinheiro." Isso seria aproximadamente $6.000 nos dias de hoje - o que, sem dúvida, ainda está longe do que JoBo pagou por ela.
"Todas as minhas Korinas têm uma origem que remonta ao primeiro dia, praticamente. Esta é a mais imaculada que já vi - embora, supostamente, haja uma em New Hampshire que está tão impecável quanto. Ela também tem um estojo imaculado."
"Quando fiz o negócio com o Don, disse a ele, 'Don, em 1976, não era barata. E também não é barata em 2019.' Ele disse, 'Não, não é.' Na verdade, foi o maior valor que já paguei por uma guitarra em toda a minha vida: mais de $400.000."
O instrumento raro também teve um primeiro proprietário ilustre, como Joe relembra: "Ele pertencia a um pastor nos arredores de Oklahoma City. Eu sempre achei que seria uma visão estranha ir à igreja e ver seu pastor com uma Flying V."
O que Joe conseguiu, no entanto, é definitivamente uma peça inestimável da história da guitarra elétrica, já que houve apenas 98 Flying Vs feitas na primeira produção da Gibson em 1958. "Quanto vale uma Flying V? Ela vale o que alguém está disposto a pagar por ela", conclui Joe.
E embora sua compra não possa ser categorizada como um desperdício de dinheiro, Joe observou durante uma conversa recente com o Ultimate Guitar como o mercado de guitarras vintage está repleto de armadilhas financeiras que os novatos nem sempre conseguirão reconhecer. Ele disse:
"O mercado de guitarras vintage é como uma piscina pública cheia de tubarões e, se você não tomar cuidado, será totalmente devorado por esses tubarões.
"Quando você decide começar uma coleção, vá com calma. Tudo isso não aconteceu da noite para o dia. Você deve pesquisar minuciosamente as coisas - não apenas pesquisar minuciosamente, mas também experimentar o máximo de guitarras autênticas que puder, porque os livros não são absolutos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Neto de Ozzy Osbourne morde seu primeiro morcego
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira


Os melhores guitarristas com os quais Glenn Hughes trabalhou
Joe Bonamassa responde puristas que não o consideram um bluesman
Joe Bonamassa exalta talento de Ozzy Osbourne para descobrir guitarristas
Guitarra: Pentatônica a lá Steve Vai, Petrucci, Steve Morse, Edu Ardanuy, Bonamassa, etc


