A lenda do thrash metal que se impressionou quando ouviu Alice in Chains pela primeira vez
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2025
Fundada no final dos anos 1980, a banda Alice in Chains surgiu para o mundo na década seguinte com um som enérgico e visceral. O grupo misturava elementos de rock alternativo e heavy metal - entre outros estilos -, uma fusão que se tornou o alicerce do grunge, gênero que também consagrou Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam.
O álbum de estreia do Alice in Chains, "Facelift", foi lançado em 1990. Pesado e intenso, o disco tem como destaque o hit atemporal "Man in the Box". As faixas "We Die Young" e "Bleed the Freak" também são dignas de nota.
Anthrax - Mais Novidades

Scott Ian, guitarrista da banda de thrash metal Anthrax, conheceu o som do Alice in Chains por intermédio de "Facelift". Em uma entrevista à Metal Hammer, o músico contou o que sentiu ao ouvir o material pela primeira vez e destacou como uma das músicas do trabalho de estreia do grupo combina o peso do Black Sabbath com um apelo pop.
"Nós estávamos montando a turnê Clash of the Titans com Anthrax, Slayer e Megadeth, tivemos uma reunião para falar sobre as bandas de abertura. E o Dave Mustaine [líder do Megadeth] disse: 'Ei, olha isso', e me entregou um CD do primeiro disco do Alice in Chains.

Eu nunca tinha nem ouvido falar deles, pensei que fosse alguma banda de hair metal. Coloquei no carro a caminho de casa e fiquei impressionado. Não conseguia acreditar como aquilo era bom. Não era thrash e não era hard rock dos anos 80. Eles tinham os riffs, os ganchos, os vocais, mas havia também um elemento pop ali – quero dizer, 'Man in the Box' é uma música totalmente pop em termos de estrutura, mas é pesadíssima. Pesada no nível do Black Sabbath."
A Clash of the Titans aproximou Scott Ian do Alice in Chains. O guitarrista relembrou a sua relação com os integrantes do ícone grunge, desmistificando a suposta imagem obscura que pairava sobre a banda.
"Existe esse mito de obscuridade em torno deles, mas esses caras eram simplesmente uns palhaços. Nós ficávamos nos mesmos hotéis todos os dias, passávamos muitas noites bebendo com eles, íamos pescar com eles. Mas quando se tratava de enfrentar milhares de fãs do Slayer, Megadeth e Anthrax, eles não recuaram. Eu tinha muito respeito por isso na época, e ainda tenho hoje."

O Alice in Chains continua na ativa, e seu disco mais recente é "Rainier Fog", de 2018. Já o Anthrax está há mais tempo sem divulgar um trabalho de inéditas: o último álbum da banda liderada por Scott Ian é "For All Kings", de 2016.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps