PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
Por Bruce William
Postado em 22 de outubro de 2025
A PETA fez um pedido inusitado ao vocalista do Led Zeppelin: adotar temporariamente o nome "Robert Plant Wool" durante novembro - mês que a entidade está promovendo como Plant Wool Month - para chamar atenção a fios têxteis de origem vegetal.
A ideia é fazer um jogo de palavras com o sobrenome "Plant" e "plant wool" = lã vegetal. Na verdade, trata-se de um trocadilho intraduzível ao pé da letra. "Plant" é o sobrenome do Robert, mas em inglês também significa "planta"; "plant wool" é como a PETA chama "lã de origem vegetal" (fios que imitam lã, feitos de cânhamo, algodão, fibras de resíduos de laranja etc.). Ou seja, "Robert Plant Wool" ficaria algo tipo "Robert Plant, o 'Sr. Lã Vegetal'".


Em carta enviada ao cantor (via NME), a ONG diz que a mudança simbólica ajudaria a popularizar fios "plant-powered" (hemp/cânhamo, algodão, fibras de resíduos de laranja, entre outros) e a desestimular o uso de lã e caxemira de origem animal, que a PETA critica por impactos ambientais e práticas cruéis.

A vice-presidente de programas, Elisa Allen, resumiu a proposta: "O Plant Wool Month celebra fios sem origem animal e sem plástico, que incentivam a moda sustentável, reduzem emissões de gases de efeito estufa e protegem os animais com quem dividimos este planeta. A PETA pede que Robert Plant cante as qualidades da 'plant wool' com uma mudança de nome temporária que lembre a todos que nada se compara a uma lã vegetal macia, natural e ecológica."
Entre os argumentos, a entidade cita
a) Questão ética: cordeiros submetidos a mutilações de rotina (remoção de cauda e testículos).
b) Questão ambiental: ovelhas emitem metano, gás de aquecimento global; além disso, haveria impacto do uso de energia, desmatamento para pasto, dejetos e químicos usados na limpeza da lã. Segundo a PETA, isso levou o Made-By Environmental Benchmark for Fibres a classificar a lã ovina como "Classe E" (pior categoria).

A ação faz parte do esforço da organização para empurrar a indústria da moda rumo a alternativas vegetais, e tentar usar o trocadilho com o sobrenome Plant para ampliar o alcance da campanha. Até o momento, Robert Plant não comentou publicamente o pedido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps