Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de novembro de 2025
Durante entrevista a Gustavo Maiato, o guitarrista e fundador do Angra, Rafael Bittencourt, relembrou os bastidores da separação entre a banda e o empresário Toninho Pirani, além da chegada de Monika Cavalera - empresária do Sepultura - para assumir a gestão do grupo em um dos momentos mais delicados de sua trajetória.
Angra - Mais Novidades
Segundo Bittencourt, o rompimento com Toninho ocorreu após o lançamento do álbum "Aurora Consurgens" (2006), marcando o fim de uma fase de três discos inéditos produzidos sob a gestão do empresário. "O Toninho se afastou da banda depois do 'Aurora Consurgens'. Nós fizemos o 'Rebirth', o 'Temple of Shadows' e o 'Aurora Consurgens' com ele. Depois disso, eu e o Kiko [Loureiro] preferimos seguir sem ele", contou.
Angra e Toninho Pirani
O guitarrista explicou que, na época do rompimento com Andre Matos, o Toninho era quem detinha o registro do nome Angra e assinava os contratos com as gravadoras, o que tornava a situação complexa. "Nenhum de nós assinou contrato com gravadora, ele assinava em nome da banda Angra. Então eu não tinha nenhuma garantia. Foi uma decisão estratégica da qual eu não me arrependo - eu batalhei pelo nome, e hoje o nome é meu", afirmou.
Com a saída de Pirani, a banda buscou uma nova estrutura de gestão e encontrou em Monika Cavalera a parceira ideal para um recomeço. "Num primeiro momento, a Monika, que era empresária do Sepultura, foi nossa primeira manager, digamos assim. E foi muito legal, porque isso nos aproximou do Sepultura, fizemos vários shows juntos e fortalecemos esse elo entre as bandas", disse Bittencourt.
Mais tarde, o grupo passaria a trabalhar com Paulo Baron, que se mantém como empresário do Angra até hoje. Entre rupturas, parcerias e fases de reconstrução, Rafael Bittencourt reforça que a resiliência sempre foi o motor por trás da longevidade do Angra. "Sou um cara paciente e não tenho medo de tempos de vacas magras. As pessoas olham para você quando está no auge, mas são 34 anos de carreira - e nem sempre é assim. Já tive altos e baixos, e a resiliência é uma das minhas principais qualidades."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A música do The Police em que Sting se recusou a tocar: "Enterrou a fita no jardim"
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
A opinião de Rafael Bittencourt sobre Antônio Pirani, ex-empresário do Angra
Edu Falaschi: "O Angra não existiria se não fosse pelo Toninho Pirani"
Show do Angra no Bangers Open Air foi o mais importante na vida de Rafael Bittencourt
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Graças a Deus o Andre Matos não foi pro Iron Maiden, diz Rafael Bittencourt
As 15 maiores bandas de rock brasileiro de todos os tempos


