A canção pop inofensiva que Ozzy Osbourne jamais ousaria cantar para não ser mal interpretado
Por Bruce William
Postado em 03 de dezembro de 2025
Quando se fala em polêmica no rock, o nome de Ozzy Osbourne aparece quase automaticamente. Entre processos, manchetes escandalosas e lendas que se misturam com fatos, o vocalista do Black Sabbath virou, para muita gente, a caricatura perfeita do "inimigo público" da moral cristã. Isso teve impacto não só na imagem, mas também no tipo de letra que ele se sente à vontade pra cantar.
Durante uma conversa ainda nos anos oitenta com o The Guardian, Ozzy comentou que recebia acusações pesadas por causa de "Suicide Solution", faixa do álbum "Blizzard Of Ozz". A música acabou associada ao caso de um jovem que tirou a própria vida, e o cantor foi levado aos tribunais sob a alegação de incentivar suicídio. Ele sempre negou essa interpretação, mas deixou claro que nunca mais olhou da mesma forma para qualquer verso que pudesse ser lido como apologia a algo do tipo.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

A perseguição já vinha desde o Black Sabbath, com gente chamando o grupo de satânico por causa de capas, letras e do clima sombrio das músicas. Ozzy sempre repetiu "God bless you all" no fim dos shows, mas isso não impedia religiosos mais radicais de enxergarem nele um emissário do mal. Com esse histórico, qualquer palavra que ele cantasse sobre morte, armas ou violência vinha em caixa alta pros moralistas de plantão.
Foi aí que ele citou um exemplo curioso tirado da MTV dos anos 80. Ozzy contou que, enquanto apanhava por causa de "Suicide Solution", via outros artistas em alta com letras muito mais diretas falando de armas e cabeça. Ele mencionou "West End Girls", do Pet Shop Boys, e lembrou como percebeu a diferença de tratamento.
Nas palavras dele (via Far Out): "Eles ficam dizendo que eu estou colocando ideias de pessoas darem um tiro na própria cabeça. Eu estava vendo MTV outro dia, e apareceu uma banda chamada Pet Shop Boys, e você precisa ouvir a abertura daquela música: 'There's a madman in town / Put a gun to your head / Pull the trigger'. Algo assim. Eu pensei: 'Meu Deus, isso provavelmente está passando direto pela cabeça deles, mas se fosse o Ozzy Osbourne cantando essa música, eu teria um bando de peregrinos na porta do hotel em um minuto"."
A leitura de Ozzy é simples: o conteúdo em si não é o único fator que gera escândalo, importa também quem está cantando. Segundo ele, se um duo de pop eletrônico britânico solta um verso com "coloque uma arma na cabeça, puxe o gatilho", muita gente nem presta atenção. Se a mesma imagem vier da voz que guiou "Black Sabbath" e "Mr. Crowley", vira caso de cruzada moral. Daí a conclusão de que algumas canções são, pra ele, terreno proibido.
Ozzy chega a dizer que, naquela época, poderia gravar até a música mais açucarada do mundo que, se viesse carregada pela sua voz e por guitarras pesadas, boa parte do público mais conservador enxergaria algo errado ali. A impressão dele é que, no seu caso, qualquer verso mais sombrio seria automaticamente responsabilizado por tudo de ruim que acontecesse na vida de algum fã.
Na visão de Ozzy, havia espaço para letras escuras nas paradas de sucesso, mas não para que um personagem já tratado como vilão público assumisse esse papel numa canção tão explícita. Ele sabia que, se arriscasse, não ganharia só críticas, mas haveria um mar de gente na porta do hotel pronto para transformá-lo de novo em alvo preferencial da caça às bruxas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita

Ozzy Osbourne: "Entendem Suicide Solution da forma errada"

Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
O guitarrista que Lemmy disse ter ficado "ainda melhor" depois de morrer
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
Cinebiografia de Ozzy Osbourne tem linha do tempo redefinida
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of"
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
A História do Black Sabbath - Parte 1 - Gangues de Birmingham


