A canção pop inofensiva que Ozzy Osbourne jamais ousaria cantar para não ser mal interpretado
Por Bruce William
Postado em 03 de dezembro de 2025
Quando se fala em polêmica no rock, o nome de Ozzy Osbourne aparece quase automaticamente. Entre processos, manchetes escandalosas e lendas que se misturam com fatos, o vocalista do Black Sabbath virou, para muita gente, a caricatura perfeita do "inimigo público" da moral cristã. Isso teve impacto não só na imagem, mas também no tipo de letra que ele se sente à vontade pra cantar.
Durante uma conversa ainda nos anos oitenta com o The Guardian, Ozzy comentou que recebia acusações pesadas por causa de "Suicide Solution", faixa do álbum "Blizzard Of Ozz". A música acabou associada ao caso de um jovem que tirou a própria vida, e o cantor foi levado aos tribunais sob a alegação de incentivar suicídio. Ele sempre negou essa interpretação, mas deixou claro que nunca mais olhou da mesma forma para qualquer verso que pudesse ser lido como apologia a algo do tipo.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

A perseguição já vinha desde o Black Sabbath, com gente chamando o grupo de satânico por causa de capas, letras e do clima sombrio das músicas. Ozzy sempre repetiu "God bless you all" no fim dos shows, mas isso não impedia religiosos mais radicais de enxergarem nele um emissário do mal. Com esse histórico, qualquer palavra que ele cantasse sobre morte, armas ou violência vinha em caixa alta pros moralistas de plantão.
Foi aí que ele citou um exemplo curioso tirado da MTV dos anos 80. Ozzy contou que, enquanto apanhava por causa de "Suicide Solution", via outros artistas em alta com letras muito mais diretas falando de armas e cabeça. Ele mencionou "West End Girls", do Pet Shop Boys, e lembrou como percebeu a diferença de tratamento.
Nas palavras dele (via Far Out): "Eles ficam dizendo que eu estou colocando ideias de pessoas darem um tiro na própria cabeça. Eu estava vendo MTV outro dia, e apareceu uma banda chamada Pet Shop Boys, e você precisa ouvir a abertura daquela música: 'There's a madman in town / Put a gun to your head / Pull the trigger'. Algo assim. Eu pensei: 'Meu Deus, isso provavelmente está passando direto pela cabeça deles, mas se fosse o Ozzy Osbourne cantando essa música, eu teria um bando de peregrinos na porta do hotel em um minuto"."
A leitura de Ozzy é simples: o conteúdo em si não é o único fator que gera escândalo, importa também quem está cantando. Segundo ele, se um duo de pop eletrônico britânico solta um verso com "coloque uma arma na cabeça, puxe o gatilho", muita gente nem presta atenção. Se a mesma imagem vier da voz que guiou "Black Sabbath" e "Mr. Crowley", vira caso de cruzada moral. Daí a conclusão de que algumas canções são, pra ele, terreno proibido.
Ozzy chega a dizer que, naquela época, poderia gravar até a música mais açucarada do mundo que, se viesse carregada pela sua voz e por guitarras pesadas, boa parte do público mais conservador enxergaria algo errado ali. A impressão dele é que, no seu caso, qualquer verso mais sombrio seria automaticamente responsabilizado por tudo de ruim que acontecesse na vida de algum fã.
Na visão de Ozzy, havia espaço para letras escuras nas paradas de sucesso, mas não para que um personagem já tratado como vilão público assumisse esse papel numa canção tão explícita. Ele sabia que, se arriscasse, não ganharia só críticas, mas haveria um mar de gente na porta do hotel pronto para transformá-lo de novo em alvo preferencial da caça às bruxas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Rock in Rio 2026: guia com datas, atrações, novidades e tudo que já sabemos até o momento
Ozzy Osbourne: "Entendem Suicide Solution da forma errada"
O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Ozzy Osbourne ganhará homenagem póstuma de Birmingham no dia em que completaria 77 anos
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
O álbum pop dos anos oitenta que conquistou o coração de Ozzy Osbourne
Guitarrista do Trivium relembra como Ozzfest ajudou a catapultar a carreira da banda
O sucesso colossal de Ozzy Osbourne que foi tocado em apenas um show do Madman
O incrível músico que o Black Sabbath pensou em chamar, mas Ozzy Osbourne rejeitou a ideia


