Tony Iommi sobre riffs; "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa"
Por Bruce William
Postado em 02 de agosto de 2026
Tony Iommi não precisa marcar horário com a inspiração. Mais de cinco décadas depois de ajudar a definir o som do heavy metal, o guitarrista afirma que o processo continua praticamente automático: basta pegar o instrumento para alguma ideia começar a aparecer.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Isso está no meu sangue. Se eu me sentar com uma guitarra, vou criar um riff", disse à rádio britânica Planet Rock, em transcrição do Blabbermouth. "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa, mas criar é algo de que gosto."
Parte desse material estará em "From The Dark", primeiro álbum solo de Iommi desde 2005. O disco será lançado em 23 de outubro e traz Jorn Lande nos vocais, Becky Baldwin no baixo e Karl Brazil na bateria.
Sem gravadora cobrando prazos durante a produção, Iommi trabalhou no próprio ritmo. Ele e o produtor Mike Exeter reservavam normalmente as segundas e terças-feiras para entrar no estúdio instalado em sua casa, desenvolver ideias e retomar o trabalho quando fosse possível.
A parceria com Jorn também passou longe de uma divisão rígida de tarefas. Iommi apresentava um riff ou o esqueleto de uma música, o vocalista acrescentava melodias e letras, e ambos voltavam ao material até encontrar uma versão que funcionasse. Em alguns casos, o guitarrista alterava a base depois de ouvir os vocais.
O perfeccionismo de Jorn exigiu até certa contenção. Segundo Iommi, o cantor frequentemente acreditava que poderia gravar outra tomada melhor, enquanto a equipe tentava convencê-lo de que a interpretação já carregava a emoção necessária. Para o guitarrista, esse impacto vale mais do que uma execução tecnicamente impecável.
O método não difere tanto daquele usado nos primeiros anos do Black Sabbath. Iommi chegava ao ensaio com um riff, os companheiros reagiam e a banda construía a música em torno dele. Agora, aos 78 anos, a engrenagem continua funcionando - e nem apresentações com o novo projeto estão descartadas, embora ainda não exista qualquer plano definido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Dave Mustaine fala sobre sequelas do tratamento contra o câncer

Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Por que o Scorpions não tocou na despedida do Black Sabbath, segundo Klaus Meine
Modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath lança ópera-rock
Ozzy Osbourne em sua primeira internação em uma clínica de reabilitação: "Onde fica o bar?"
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley
A comovente opinião de Glenn Hughes sobre Tony Iommi o expulsar do Black Sabbath


