O clássico do rock que explodiu no verão de 1972 e volta todo ano na mesma época
Por Bruce William
Postado em 02 de agosto de 2026
Poucas músicas dependem tanto do calendário quanto "School's Out". Basta o ano letivo se aproximar do final para o clássico de Alice Cooper reaparecer em rádios, filmes, comerciais e festas escolares - geralmente para alegria dos alunos e desespero simbólico dos professores.
Alice Cooper - Mais Novidades
Em 1972, porém, aquilo ainda era novidade, relembra a Far Out. A música foi lançada no fim de abril e chegou ao primeiro lugar no Reino Unido, onde permaneceu durante três semanas. Nos Estados Unidos, alcançou a sétima posição.
A época era especialmente concorrida. As paradas reuniam nomes como David Bowie, T. Rex, Al Green, Slade e Rod Stewart, enquanto glam rock, hard rock, funk, progressivo e os últimos ecos da psicodelia disputavam o mesmo espaço.
"School's Out" venceu essa guerra pela simplicidade da ideia. Alice Cooper transformou a sensação universal de escapar das aulas num hino barulhento, debochado e fácil de gritar. O refrão não precisava de contexto, explicação ou tradução emocional.
Embora não tenha sido o single mais vendido de 1972, a faixa atingiu seu auge justamente durante os meses de férias. A presença constante nas rádios fez com que ela se tornasse o som daquele verão para uma geração de adolescentes.
O sucesso também apresentou Alice Cooper a um público muito maior. Até então conhecido principalmente por sua imagem provocadora e pelos espetáculos teatrais, o cantor finalmente tinha uma música capaz de atravessar o choque visual e funcionar sozinha.
Com o passar dos anos, "School's Out" deixou de pertencer apenas a 1972. Assim como as músicas natalinas retornam em dezembro, ela reaparece sempre que o último sinal toca e os cadernos são fechados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
O que "Tornado of Souls" tem em comum com "Stairway to Heaven", segundo Friedman
Pitty e seu vício em alguém apresentado em "Na sua estante"
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
A banda que inspirou o Pink Floyd na criação de "Money", segundo David Gilmour
A banda que decidiu acabar quando chegou ao auge para não enfrentar a decadência
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos

Alice Cooper considera o vício em drogas um tipo de possessão
Alice Cooper reconhece sua influência na cena death metal
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Alice Cooper, o cantor, lembra o fim de Alice Cooper, a banda
A coincidência macabra associada com o Talking Heads, mas a "culpa" era do Alice Cooper
Drogas: 4 músicos que não se lembram de terem feito alguns discos
Alice Cooper lista três bandas que todo jovem músico deve ouvir


