Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Por André Garcia
Postado em 01 de agosto de 2026
Há bandas que duram décadas e mais décadas, como AC/DC, Deep Purple e, claro, os Rolling Stones.
Há também bandas cujo primeiro e último discos não são separados sequer por uma década, mas que, mesmo assim, fazem história. O melhor exemplo são os Beatles, mas podemos citar também Cream, Nirvana e The Smiths.
Smiths - Mais Novidades
O The Smiths conquistou a Inglaterra nos anos 80 com as letras de Morrissey e as melodias do guitarrista Johnny Marr. O problema é que o vocalista era (e ainda é) famoso por seu temperamento lendariamente difícil, e o relacionamento entre os dois foi se desgastando por causa de brigas cada vez mais frequentes e intensas.
Como resultado, em 1987, o The Smiths, assim como o The Police, encerrou as atividades justamente em seu auge artístico, do prestígio junto à crítica e do sucesso comercial.
A gota d'água foi, conforme publicado pela Far Out Magazine, uma simples canção pop de 1968: "Work Is a Four-Letter Word", gravada pela cantora Cilla Black.
Mas como isso foi possível?
Depois de uma série de desentendimentos entre Morrissey e Johnny Marr, uma discussão definitiva acabou de vez a relação entre os dois - mas a banda ainda não havia acabado. Faltava apenas a última gota, que veio quando Morrissey insistiu em gravar um cover de "Work Is a Four-Letter Word", enquanto Marr era totalmente contra. E ali que a história do The Smiths chegou ao fim.
Das grandes bandas que se separaram após conflitos internos, muitas acabaram se reunindo anos depois, como Guns N' Roses, The Police, Pink Floyd, Cream e Sex Pistols. O The Smiths permanece como uma das raras exceções: assim como Beatles e Talking Heads, jamais voltou a subir ao palco para uma reunião.
Curiosidade: O lendário produtor George Martin escreveu seu nome na história da música ao produzir quase toda a discografia dos Beatles. Ele também trabalhou com diversos outros artistas, como Jeff Beck em "Blow by Blow" (1975), e produziu Cilla Black, incluindo justamente a faixa "Work Is a Four-Letter Word".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
Banda canadense toca em hospital para jovem que sonhava em ir a show de heavy metal
Papa cita obra de Bob Dylan em texto contra armas nucleares
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável



Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
O violonista dos anos 60 que para Jimmy Page "estava muito à frente de qualquer outro"
Ex-Smiths, guitarrista Johnny Marr confirma show no Brasil em novembro
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
O clássico do rock dos anos 60 que mudou a vida de Johnny Marr, do The Smiths
Morrissey diz que Sinéad O'Connor foi elogiada tarde, apenas quando morreu


