RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Chamados de satânicos e cercados pelo caos: o dia em que o Kiss enfrentou Belo Horizonte em 1983

Como surgiu o riff "simples" de "Pull Me Under", segundo John Petrucci

Ville Valo abre o coração e diz que o HIM era a sua vida

A música de álbum clássico do Judas Priest que Glenn Tipton acha forçada

Gorillaz: da "banda de mentira" ao fenômeno global que redefiniu a música pop

Para Ian Gillan, ninguém toca "Smoke on the Water" como Ian Paice (sobrou para Lars Ulrich)

Ex-esposa de Eddie foi confundida com "mulher da vida" em tour do Van Halen pelo Brasil

A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"

A música que Arnaldo Antunes fez em homenagem a Marcelo Fromer e Titãs não lançou

Duas partes do "The Metal Opera", do Avantasia, ganham relançamento em vinil

Flotsam and Jetsam anuncia novo álbum, "Rats in the Temple"

Xandria anuncia novo álbum de estúdio, "Eclipse"

L7 anuncia a "The Last Hurrah", sua turnê de despedida

Porque Steve Harris não foi à estreia do documentário sobre o Iron Maiden?

O motivo que levou Alissa White-Gluz a se juntar ao DragonForce, segundo a própria


O critério que Angra adotou para escolher Alírio Netto, segundo Felipe Andreoli

Por
Postado em 17 de abril de 2026

A chegada de Alírio Netto ao Angra foi tratada por parte do público como uma virada inesperada, mas dentro da banda a ideia não era nova. Em conversa com o Lado A Podcast, Felipe Andreoli, baixista do grupo e também integrante do Matanza Ritual, desmontou a aura de improviso em torno da decisão e detalhou o raciocínio técnico e humano que, segundo ele, fez de Alírio a única escolha viável para o posto.

Angra - Mais Novidades

Foto: Marcos Hermes
Foto: Marcos Hermes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Andreoli afirma que conhece o cantor há mais de duas décadas e que o nome dele rondava as conversas internas há muito tempo. "Conheço o Alírio há muitos e muitos anos. Eu conheci o Alírio no BMU em 2004, 2005", relata. Ele admite que, em mais de uma transição anterior da banda, o vocalista já havia sido cogitado. "O nome do Alírio circulou entre nós várias e várias vezes."

Alírio Netto no Angra: uma escolha adiada por mais de uma década

O baixista vai além e revela ter defendido a contratação do vocalista em momentos bem anteriores à atual formação. "Eu tinha para mim desde sempre que o Alírio era o cara caso um dia a gente precisasse de um cantor", afirma. Segundo Andreoli, o encaixe vocal e a postura de palco do cantor sempre pareceram compatíveis com o repertório do grupo, mesmo em épocas em que a banda passava por outras transições de formação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A fala expõe um bastidor pouco conhecido do público: a escolha do novo vocalista não foi uma resposta emergencial a uma crise, mas a maturação de uma hipótese antiga. "Eu teria colocado o Alírio na banda há 13 anos atrás", dispara o baixista, em uma das declarações mais contundentes da entrevista. O comentário sugere que o nome foi mantido em um radar interno por uma geração inteira de shows e discos.

Novo vocalista do Angra e o critério técnico por trás da decisão

Andreoli faz questão de separar amizade e escolha profissional. Ele lembra que é padrinho de casamento de Alírio e que o vínculo pessoal atravessa as três gerações atuais do grupo, mas rejeita a leitura de que o cantor entrou por proximidade. "Ele não entrou porque ele é meu amigo, que eu tenho um monte de amigo que canta", diz. "Ele entrou porque ele é um cantor capaz de cantar com maestria as três fases do Angra, André, Edu e Fábio."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O baixista sustenta o argumento listando competências específicas. "Ele é um cara muito profissional, ele toca piano, ele conhece música brasileira. Ele conhece o Angra de trás para frente, de cabo a rabo. Ele é muito fã dessa banda e ele tinha esse sonho de cantar no Angra." A combinação de versatilidade vocal, repertório de formação clássica e identificação pessoal com a obra aparece, no relato, como o tripé que sustentou a decisão.

A entrevista também adianta detalhes dos próximos passos da banda com o novo vocalista. Andreoli confirma um show no Porão do Rock em que Alírio assumirá integralmente os microfones, com a participação de Kiko Loureiro durante toda a apresentação. "Vai ser a banda atual com Alírio no vocal e três guitarras. Participação do Kiko no show inteiro", explica, ao indicar que a montagem funcionará como um dos primeiros testes oficiais da nova configuração em território brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para o Angra Rebirth, evento comemorativo que marca o retorno a uma formação histórica, o baixista descreve uma estrutura dividida em três atos. "A gente vai ter um primeiro ato com a banda atual, tocando as coisas da fase do André e da fase atual. Depois um segundo ato só com a formação do Rebirth no palco. E um terceiro ato juntando e misturando as galeras no final, todo mundo junto." A promessa é traduzir em palco a ideia que, segundo Andreoli, justificou a entrada de Alírio Netto: a capacidade de atravessar todas as eras do Angra sem perder identidade.

Confira a entrevista completa abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS