Terry Painkiller detona cobrança para que bandas brasileiras de rock cantem em português
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de abril de 2026
Terry Painkiller usou as redes sociais para atacar a pressão feita sobre bandas brasileiras de rock e metal que cantam em inglês. Dono de um perfil com 83,1 mil seguidores no Instagram e vocalista da banda Facing Fear, ele classificou esse tipo de cobrança como algo "bizarro".
"É bizarra a cobrança de pessoas sobre bandas brasileiras que cantam em inglês, como se tivesse uma obrigação, cravada na Constituição de 1988 sobre ter que cantar em PT-BR", escreveu. Na mesma postagem, Terry ironizou o argumento nacionalista usado por parte do público: "Honrar o quê?"

O músico também afirmou que há contradição nesse discurso. "As mesmas pessoas que pregam sobre liberdade, agem como se numa ditadura estivessem", disse. Em seguida, desviou o foco para problemas que considera mais relevantes na cena. "Em vez de se preocuparem com a acessibilidade inexistente aos espaços, ou às incontáveis 'iniciativas' sem as devidas transparências, deitam sobre um tema fútil", escreveu.
Rock em português?
Na avaliação dele, a crítica perde força porque muitos dos que atacam bandas brasileiras por cantarem em inglês têm justamente artistas estrangeiros entre seus favoritos. "No fundo, têm como suas bandas preferidas, as gringas que cantam em inglês", afirmou. Terry completou a postagem com outra frase em tom de reprimenda: "Antes de apontar um dedo, saiba que há três da sua mão virados contra si".
A publicação gerou reações divididas entre os seguidores. Um deles saiu em defesa da liberdade de escolha: "Eu gosto de som em PT-BR e defendo quem faz em inglês, cada um cada qual". Outro discordou do influenciador e argumentou que escrever em português exige mais elaboração. "Compor rock em inglês é fácil", escreveu. "Português exige que você faça uma letra inteligente e que faça sentido".
Houve também quem tentasse levar a discussão para outro campo. Um seguidor afirmou que o problema não está exatamente em cantar em inglês, mas no fato de a música brasileira ainda não ter desafiado de forma ampla a hegemonia internacional do rock em língua inglesa. Na leitura dele, faltam bandas nacionais cantando em português com alcance de massa, inclusive fora do país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que resolveu colocar um ponto final na história do Megadeth
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Terry Painkiller detona cobrança para que bandas brasileiras de rock cantem em português
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Blaze Bayley não gostou de trabalhar com o produtor Rick Rubin; "Ele era maluco"
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Savatage divulga detalhes completos de novo álbum ao vivo
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire

David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd
Rob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"
Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich


