Guitarrista reflete sobre álbum "maldito" do Def Leppard
Por João Renato Alves
Postado em 30 de junho de 2026
Lançado em 14 de maio de 1996, "Slang" oferecia uma sonoridade mais obscura em comparação aos trabalhos anteriores do Def Leppard, com influências do rock alternativo, então em alta nas paradas. Durante entrevista ao Thunder Undeground, o guitarrista Phil Collen refletiu sobre o período em que o disco foi trabalhado e como a situação o influenciou.
Def Leppard - Mais Novidades
"Quando foi lançado, o resultado não foi lá muito bom. Além disso, eu estava passando por um divórcio na época, então o clima estava uma droga. E aí você acaba escrevendo letras que refletem um pouco isso. Mas adoro o resultado final, sabe? Nós precisávamos fazer aquilo. Tínhamos três álbuns - 'Pyromania', 'Hysteria' e 'Adrenalize' - que seguiam uma mesma linha. Steve (Clark, guitarrista) havia falecido, então realmente precisávamos mudar e dar uma sacudida nas coisas. Não foi um sucesso comercial estrondoso nem nada do tipo, mas conquistou o disco de ouro, o que é muito bom. Mas era diferente. Tinha uma identidade própria."
Atualmente, a banda vem executando a faixa-título nos shows. "Temos incluído 'Slang' no repertório da atual turnê e é muito divertido. Fazemos uma parte estendida no meio que entra numa pegada bem funk, lembrando James Brown e David Bowie. É uma mistura bem inusitada. Para mim, a diversidade é a chave. Eu adoro tocá-la."
Sexto trabalho de inéditas do Def Leppard, "Slang" foi o primeiro a contar com o guitarrista Vivian Campbell, ex-Dio e Whitesnake. Pela primeira vez desde o acidente que lhe custou o braço esquerdo, o baterista Rick Allen se valeu de um kit acústico durante as gravações, abandonando temporariamente os aparatos eletrônicos que o ajudavam.
Foi o primeiro trabalho desde a estreia, On Through The Night, a não contar com qualquer participação do produtor Mutt Lange. Ganhou disco de ouro nos Estados Unidos e Reino Unido, além de platina no Canadá, resultado bem abaixo dos seus antecessores.
A turnê de divulgação contou com a primeira vinda da banda ao Brasil. O resultado foi um fiasco, com um dos dois shows em São Paulo cancelado por baixa venda de ingressos, além de um público de 250 pessoas no Rio de Janeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Perfil do Instagram mostra local onde Ramones fizeram foto da capa de "Too Tough to Die"
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum



As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que abriu caminho nos EUA antes de Def Leppard e Iron Maiden
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Def Leppard anuncia box-set e divulga cover inédito dos Beatles
Documentário oficial "Long Live Def Leppard" será lançado em 2027
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
As encrencas que causaram expulsão do Krokus de turnê com o Def Leppard


