O show do Def Leppard com participação de Steve Harris (Iron Maiden) em 1988
Por João Renato Alves
Postado em 28 de junho de 2025
Iron Maiden e Def Leppard foram as duas bandas mais bem-sucedidas entre as que surgiram no movimento popularmente conhecido como NWOBHM – New Wave Of British Heavy Metal. Curiosamente, os caminhos dos grupos se cruzaram poucas vezes, até pelas sonoridades e públicos diferentes, que só se acentuaram com o passar dos anos.
Um raro encontro no palco aconteceu em 26 de outubro de 1988, no Memorial Coliseum, em Portland, Oregon, Estados Unidos. Na ocasião, os leopardos surdos estavam nos últimos shows da turnê do multiplatinado álbum "Hysteria", lançado no ano anterior. Foi quando Steve Harris, baixista e líder da Donzela de Ferro, se juntou aos colegas.

Pegando o instrumento de Rick Savage emprestado, o músico participou de uma versão para "Travellin’ Band", do Creedence Clearwater Revival. Em 2015, o vocalista Joe Elliott recordou o momento. Em resgate da Classic Rock, o cantor destacou uma reação em particular do amigo sobre o público.
"Quando saímos do palco, ele disse: 'Nunca vi tantas mulheres em um show na minha vida'. Perguntei: 'Então vocês não veem mulheres nos shows do Maiden?' Ele respondeu: 'Não, só vemos homens'. Sempre tivemos mulheres em nossos shows. Sempre tivemos, sabe... É música que as mulheres acham sexy, eu acho."
Infelizmente, não há qualquer registro em áudio ou vídeo do momento. Três anos depois, o Def Leppard considerou a possibilidade de Adrian Smith, recém-saído do Iron Maiden, assumiu o lugar de Steve Clark, falecido pouco tempo antes. No entanto, nada se concretizou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Por que Bruce Dickinson fez boa parte do primeiro show com Iron Maiden de olhos fechados
Bruce Dickinson vence o The Speaker Awards na categoria "Orador ao vivo"
Bayley, Wilson e Cherone: grandes erros na história de grandes bandas
A concepção original de Eddie, mascote do Iron Maiden


