O riff que Johnny Marr considera o melhor de sua carreira nos Smiths
Por Bruce William
Postado em 15 de julho de 2026
Johnny Marr é responsável por alguns dos riffs mais reconhecíveis do rock britânico, mas o favorito dele próprio nasceu de uma influência que poucos imaginariam. Em vez de apontar um ícone do rock, o guitarrista dos Smiths credita uma música de disco e funk por ajudá-lo a encontrar o caminho para "How Soon Is Now?".
Smiths - Mais Novidades
Quando criança, Marr era obcecado por "Disco Stomp", de Hamilton Bohannon. Anos depois, descobriu que boa parte da força daquela música vinha da famosa batida criada por Bo Diddley, uma das maiores influências da guitarra moderna. A combinação dessas referências permaneceu guardada em sua memória.
Em 1984, durante as gravações de "How Soon Is Now?", dos Smiths, o músico sentiu que a faixa ainda não havia encontrado sua identidade. "Enquanto estávamos gravando, já era muito tarde da noite e havia alguma coisa que não estava me agradando. Não tinha a mesma atmosfera da demo", relembrou, em fala replicada na Far Out.
A solução surgiu quando ele decidiu aplicar um efeito de tremolo ao riff. O resultado deu à música a sonoridade hipnótica que a transformaria num dos maiores clássicos da banda. Em 2007, Marr afirmou que ela acabou se tornando "o disco mais duradouro" dos Smiths. "Acho que é a favorita da maioria das pessoas." Curiosamente, "How Soon Is Now?" nem sequer nasceu como um lado A. A canção foi lançada inicialmente como lado B do single "William, It Was Really Nothing", mas rapidamente ganhou vida própria e passou a ser considerada uma das obras-primas do grupo.
Ao recordar a origem do riff, Marr voltou à infância e ao garoto fascinado por música que passava viagens inteiras de carro esperando tocar "Disco Stomp". "Aquele garoto excêntrico de 12 anos que ficava enjoado no carro, na ida e na volta das férias, apenas esperando ouvir 'Everybody do the disco stomp'."
Para quem associa os Smiths apenas ao universo do rock alternativo, a revelação pode parecer improvável. Mas, para Johnny Marr, foi justamente a mistura entre funk, disco e a tradição de Bo Diddley que abriu caminho para criar o riff que ele considera o mais marcante de sua carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
Guerra das Malvinas: o hit de power metal que rendeu ameaças de morte ao Sabaton
John Corabi não faz mais parte do The Dead Daisies
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
A banda que Chris Cornell e Kurt Cobain concordavam que era ruim: "Fiquei ofendido"
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA

O riff que Johnny Marr considera o melhor de sua carreira nos Smiths
O lendário guitarrista do post punk que se ofereceu para tocar no Oasis - e o Oasis não quis
O dia em que um ex-jogador do Flamengo tomou umas e resolveu ir à casa do vocalista do The Smiths


