10 músicas para conhecer os altos e baixos da trajetória dos Ramones
Por André Garcia
Postado em 21 de agosto de 2022
Ramones é uma dessas bandas tão influentes que você pode até não curtir, mas provavelmente é fã de algum fã deles. Isso porque, ao longo de suas duas décadas de estrada, os novaiorquinos fizeram música com tamanha simplicidade e sinceridade que provocou uma revolução: milhares de pessoas foram inspiradas a também fazerem sua própria música, mesmo sem saber tocar.
De 1976 a 96 foram 14 álbuns de estúdio, 32 video clipes e 71 singles, com os quais o quarteto desbravou uma clareira musical batizada punk rock. Grande influência de nomes como U2, Metallica e Nirvana, não é exagero dizer que Joey e companhia deram origem a novos gêneros.
Dizem que Ramones é simples demais, que suas músicas são todas iguais, são só três acordes… Tudo isso não deixa de ser verdade. Mas para os capazes de enxergar a magia dos Ramones, vale muito a pena conhecer tanto seus altos quanto seus baixos. Portanto, aqui estão 10 músicas para dar uma visão sintética e panorâmica da trajetória dos pais do punk rock:
Now I Wanna Sniff Some Glue (1976)
A discografia dos Ramones começa com uma das mais bombásticas estreias do rock. E o mais impressionante é que, segundo Johnny Ramone, quando eles gravaram o primeiro, já tinham as músicas dos dois discos seguintes, e que elas foram gravadas na ordem em que foram compostas. A música faixa que mais me surpreendeu quando ouvi a primeira vez foi essa, por causa do "thrashzinho" no meio.
Do You Wanna Dance? (1977)
"Rocket to Russia", que fecha a trilogia, possui "Do You Wanna Dance", um cover de Bobby Freeman. Mas o vídeo acima foi retirado do filme, Rock 'n' Roll High School — uma comédia estilo Sessão da Tarde, lançado em 1979. O longa conta a história de uma fã que realiza o sonho de conhecer os Ramones, e ainda os leva para sua careta escola. Esse trecho é o auge do pastiche pastelão nostálgico, repleto de clichês do ensino médio nos Estados Unidos… que combinou perfeitamente com eles!
I'm Against It (1978)
"Road to Ruin" marcou a saída do baterista Tommy Ramone, que deu lugar a Marky, e também o ponto onde a banda desistiu de fazer sucesso comercial com seu característico som. Em seus próximos trabalhos, eles embarcaram numa louca jornada em busca de uma sonoridade pop mais palatável às massas.
Phil Spector, um dos maiores produtores dos anos 60, com nomes como Beatles no currículo, encarou a missão de levar os Ramones ao topo das paradas. Embora as faixas "Do You Remember Rock 'n' Roll Radio", "Rock 'n' Roll High School" e "Chinese Rocks" soem bem, na maioria do tempo não combinou. Os momentos em que Spector se sobrepôs à banda soam esquisitos e cafonas. Definitivamente não deu match.
Don't Go (1981)
Em sua nova tentativa de buscar um som pop que alavancasse suas vendas, mais uma vez o quarteto novaiorquino contratou um nome sessentista. O escolhido dessa vez foi Graham Gouldman, que trabalhou com nomes como Yardbirds e The Hollies em alguns de seus hits. O resultado foi bem melhor que seu antecessor, com a banda se arriscando em sonoridades pop mais acertadas, que renderam lá seus bons e subestimados momentos.
Time Bomb (1983)
"Subterranean Jungle" foi o último disco antes da saída de Marky Ramone, que se afastou da loucura na estrada para se livrar do alcoolismo. Além disso, foi uma volta às raízes, pois a banda desistiu de ficar pop para fazer sucesso, e se conformou que jamais venderia muitos discos. Assim, seguiram na estrada fazendo aquilo que faziam de melhor, garantindo seu sustento com shows e venda de camisa.
Funky Man (1987)
No final dos anos 80, caiu como uma bomba a notícia de que Dee Dee estava deixando os Ramones; ainda mais pelo motivo: para iniciar uma carreira solo como rapper. Essa fase rapper durou um single e um álbum, considerado por muitos um dos piores de todos os tempos.
I Believe in Miracles (1989)
Dee Dee Ramone saiu da banda, mas seguiu colaborando com ela com novas composições. Além de "I Believe in Miracles", podemos citar "Pet Sematary" e "Poisoned Heart". Ironicamente, essas foram as músicas que conquistaram as rádios e renderam o tão aguardado sucesso comercial.
Blitzkrieg Bop (1991)
Quando assumiu o posto de Dee Dee, o então anônimo C.J., com apenas 24 anos, trouxe consigo uma (bem-vinda) dose redobrada de energia. Na fase registrada pelo álbum ao vivo "Loco Live", os clássicos ganharam nova cara em alta velocidade. A nova sonoridade desagradou aos mais puristas, mas introduziu a banda a um novo público.
[an error occurred while processing this directive]The Crusher (1996)
Desde o começo dos anos 80 os membros do Ramones já sofriam com o desgaste interno, o verdadeiro motivo da saída de seu baixista original. Com o passar do tempo, a coisa só piorou até que, em 1996, em respeito aos fãs foi tomada a decisão de encerrar atividades. Fartos um do outro, cansados da estrada e sentindo não ter mais o que acrescentar, eles preferiram acabar a virar uma banda meramente burocrática. Ah, e essa música também é composição do Dee Dee.
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