2021: 8 Grandes álbuns que completaram 50 anos
Por Gabriela Arruda
Postado em 13 de dezembro de 2021
Em 1971 nasceram grandes álbuns de rock, que são considerados até hoje, obras imortais da música. Foi um ano muito fértil para as bandas, mas também ficou marcado pela morte de grandes artistas como Jim Morrison, e foi o auge de movimentos culturaiscomo a tropicália e o rock progressivo.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Por isso, listamos abaixo oito grandes álbuns que completaram 50 anos em 2021.
Led Zeppelin IV (Led Zeppelin)
Como o nome sugere, é o quarto álbum de estúdio do Led Zeppelin. Contempla clássicos como "Black Dog", "Rock and Roll" e "Stairway to Heaven" e é o único trabalho da banda que conta com vocalista convidada: a cantora Sandy Denny, na balada The Battle of Evermore. Talvez este seja o disco que melhor define o Rock dos anos 70, que mistura bastante estilos como folk, blues e hard rock. O álbum anterior, "Led Zeppelin III" foi duramente criticado pela imprensa da época e a banda decidiu não estampar os famosos símbolos dos integrantes, nem o nome do grupo na capa do "Led Zeppelin IV", pois não queriam ser massacrados pelo fardo do antigo trabalho. Acontece que o disco foi um grande sucesso e alcançou o segundo lugar da Billboard 200 nos Estados Unidos assim que foi lançado.
Sticky Fingers (Rolling Stones)
Contrariando as especulações, os Stones gravaram um dos seus melhores discos logo após a morte de Brian Jones, fundador da banda. O clássico Sticky Fingers reúne grandes sucessos como "Brown Sugar" e "Wild Horses". Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a virilha da foto da capa não é do Mick Jagger. Na realidade, não se sabe exatamente de quem é, já que vários modelos participaram das sessões de foto para a capa, que foi um marco para a cultura pop. A arte foi criada por ninguém menos que Andy Warhol e influenciou diretamente nas capas de discos posteriores, como "Too Fast For Love" (1981), do Mötley Crue, "Like a Prayer" (1989), da Madonna e, mais recentemente, na capa do single "MAMMAMIA", da banda Måneskin (2021).
Master of Reality (Black Sabbath)
Terceiro álbum do Black Sabbath, o Master of Reality vendeu mais de dois milhões de cópias nos Estados Unidos e foi eleito o 34º melhor álbum de heavy metal da história pela Rolling Stone, em 2017. A sonoridade única deste disco se deve ao fato de que Tony Iommi afinou sua guitarra um tom e meio abaixo, em relação aos dois álbuns anteriores. A decisão se deu simplesmente porque o guitarrista não suportava mais as dores que sentia por não ter as pontas de dois dedos ao tocar na afinação normal.
L.A. Woman (The Doors)
É o sexto álbum de estúdio da banda The Doors, e o último antes da morte de Jim Morrison. L.A. Woman foi o disco que lançou clássicos como "Riders On the Storm" e a homônima, "L.A. Woman". O processo de produção e o lançamento deste trabalho foram bastante conturbados, sobretudo porque Morrison atravessava seu pior momento mental e preferia ficar trancado em seu apartamento em Paris, se recusando a fazer shows. O álbum foi muito bem recebido pelo público e pela imprensa e ganhou certificado de platina dupla nos EUA.
Electric Warrior (T. Rex)
Sexto álbum da banda T. Rex, o Electric Warrior é considerado, até hoje, um dos mais importantes discos de glam rock. O trabalho, que foi responsável pelo sucesso internacional da banda, contém dois grandes clássicos: as faixas "Get it On" e "Jeepster". É um dos 500 maiores discos de todos os tempos, de acordo com uma classificação da Rolling Stone, divulgada em 2003. No ano de lançamento, permaneceu por várias semanas como número um no Reino Unido e atingiu a posição 32 nos EUA.
Pearl (Janis Joplin)
Álbum póstumo, lançado três meses após a morte de Janis Joplin, o Pearl reúne os grandes sucessos da artista, como "Cry Baby", "Move Over", "Me and Bobby McGee" e "Mercedes Benz". Foi o disco mais vendido de Janis, e é bastante provável que não tenha sido finalizado, já que ela trabalhava nas composições quando acabou morrendo por uma overdose de heroína e álcool, no auge de sua carreira.
Killer (Alice Cooper)
Em 1971, o Alice Cooper lançou dois álbuns, o "Love It To Death", que praticamente definiu a personalidade da banda, e o grandioso "Killer", que contém grandes clássicos como "Under My Wheels", "Be My Lover" e a própria "Killer", que fecha o disco. "Under My Wheels" é considerada até hoje, como uma das melhores faixas de abertura e é um dos atemporais hinos do Rock and Roll. Foi neste trabalho que Alice Cooper se consolidou como uma banda que domina a mistura de hard rock e progressivo.
Jardim Elétrico (Mutantes)
No Brasil, em 1971, foi lançado o Jardim Elétrico, considerado o maior trabalho dos Mutantes. Quatro faixas deste álbum foram gravadas no estúdio "Des Dames", em Paris, quando a banda substituiu a cantora Elis Regina em um show no teatro Olympia. O disco conta com 11 faixas que se tornaram clássicas ao longo dos anos e mistura, com excelência, o Rock’n ’Roll com a Tropicália, importante movimento cultural que acontecia no Brasil na época.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Os 50 melhores álbuns de 2025 de acordo com a revista Kerrang!
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Discos que me fazem falta no Spotify
Os 15 melhores álbuns do power metal, segundo o RYM, incluindo uma surpresa brasileira


