Lista: 10 músicas que não disseram "amém" ao materialismo do sistema
Por Mauro Cestarolli
Postado em 11 de dezembro de 2020
Vivemos em uma sociedade extremamente materialista que quase sempre foi assim e a maior parte da música que ouvimos, inclusive o rock, é criada apenas com o intuito de fazer mais dinheiro ou de alimentar o ego dos artistas. Entretanto, existem algumas exceções, como a lista a seguir de músicas que não disseram "amém" ao materialismo e ao egoísmo pregado habitualmente, pelo sistema econômico e social vigente. Vamos a elas:
Melhores e Maiores - Mais Listas
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
"It Came Out Of The Sky"
(Willy and the Poor Boys, 1969)
Sátira sobre um objeto espacial que cai na terra e provoca reações exageradas de ganância para sua posse entre políticos, manipuladores das mídias televisivas e a igreja.
JANIS JOPLIN
"Mercedes Benz"
(Pearl, 1971)
Sátirá da "Pearl" sobre o materialismo idiota dos americanos baseado na ostentação daquilo que se pode comprar, como bens de consumo e carros caros.
THE WHO
"Bargain"
(Who's Next, 1971)
Faça uma barganha abrindo mão de tudo que você tem para encontrar sua iluminação espiritual.
AMERICA
"Don't Cross The River"
(Homecoming, 1972)
Recado aos que vivem uma vida rápida baseada na busca da diversão e do prazer oferecido pelo sistema, mas que resulta sempre em um vazio interno e sem sentido.
STYX
"Suite Madame Blue"
(Equinox, 1975)
Crítica ao modelo consumista dos americanos que pagam qualquer preço pelo sucesso da "madame azul" (em alusão à bandeira americana com as cores vermelho, branco e azul), e uma reflexão para as pessoas mudarem esse estado das coisas.
KANSAS
"Dust In The Wind"
(Point of Know Return, 1977)
A natureza do ser humano é transitória e a busca pelo dinheiro e sucesso não fará que ninguém seja diferente depois da morte, pois todos serão simplesmente pó, como assim é a poeira ao vento.
THE CLASH
"Lost in the Supermarket"
(London Calling, 1979)
Clássico da alienação consumista. "Eu estou totalmente perdido no supermercado / Eu não consigo mais comprar felicidade / Eu vim pelas promoções / Personalidade garantida".
DAVID BOWIE
"China Girl"
(Let's Dance, 1983)
Alerta sobre como o fascínio da cultura ocidental baseado em status, beleza e poder, vai destruir a cultura oriental fundamentada em autoconhecimento e nos valores espirituais.
NEIL YOUNG
"Silver & Gold"
(Silver & Gold, 2000)
Relacionamentos entre as pessoas é o que mais importa pois tem muito mais valor ao crescimento humano do que a prata e do que o ouro.
IRON MAIDEN
"El Dorado"
(The Final Frontier, 2010)
A paródia à lendária "Cidade Perdida de Ouro" relata a porcaria econômica que está acontecendo, onde o sistema vende às pessoas a ilusão de ruas pavimentadas com ouro e elas perguntam: "Onde me inscrevo para ter isso?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps