Gibson: 10 guitar heroes nomeiam seus guitar heroes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Giovanni G. Melo, Fonte: Gibson, Tradução
Enviar Correções  

Guitarristas sempre têm ídolos que os levaram a tocar o instrumento. Às vezes essas influências são diretamente ligadas ao tipo de música que eles acabam seguindo, mas, em alguns casos, o contato com o mundo do Rock ou do Blues pode ser apenas um ponto de partida e eles acabam seguindo uma direção completamente diferente. Mas o que dizer sobre os heróis da guitarra que os inspiraram? Nesta lista estão dez guitarristas influentes que falam sobre seus próprios heróis da guitarra.

Eddie: a foto que supostamente inspirou Derek Riggs

Paul Está Morto?: Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da história

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1. Billy Gibbons

Pode não ser surpresa que Gibbons tenha se inspirado em Robert Johnson. "Todos prestavam atenção em suas faixas. Mas assim como muitas vezes foram feitos covers, regravações e reinterpretações de Robert Johnson, nenhum guitarrista conseguiu recapturar o DNA interno dele", disse Gibbons em uma entrevista à NPR sobre a primeira vez que ouviu Johnson. "Você pode pegar a mesma guitarra, ir ao mesmo quarto de hotel, mas fazer como R.J. fez em 1936 - esqueça. Não rola."

2. Eddie Van Halen

Em sua primeira grande entrevista como músico profissional em 1978, Eddie Van Halen falou à revista Guitar Player sobre suas influências: "minha principal influência foi Eric Clapton. Percebo que meu estilo não soa como o dele, mas conheço cada solo que ele já tocou, nota por nota, até hoje. Meus favoritos são os das versões ao vivo de "Spoonful" e "I'm So Glad" do CREAM. Também gostava muito dos solos de Jimi Hendrix."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3. Slash

"Basicamente, todo o meu estilo de tocar é influenciado por guitarristas de Blues. Pode parecer surpreendente, mas é daí que surge toda a minha viagem. [...] Então também tem Jimi Hendrix, Mick Taylor, Jeff Beck - toda minha instrução vinha de guitarristas clássicos dos anos 60 e 70. [...] Percebi que a levada era essencialmente a mesma que eu estava ouvindo o tempo todo - apenas o contexto era diferente. Escutei vários grandes guitarristas de Blues, mas os dois caras mais consistentes que me lembro são Albert King e BB King. O estilo deles nunca desaparece", disse Slash em entrevista ao MusicRadar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4. Joe Bonamassa

Ter uma boa vibrato [técnica usada em instrumentos de corda] é importante para todos os guitarristas, ainda mais para músicos de Blues, que basicamente usam a guitarra para transmitir sentimentos ao público. Joe Bonamassa falou de suas influências quando o assunto é vibrato em uma entrevista à Guitar Center: "aprendi sobre vibrato basicamente com três pessoas: BB King tem o vibrato mais identificável, você sabe que é ele de cara. Também aprendi com Clapton e Paul Kossoff do FREE. Kossoff realmente mandava ver e conseguia o máximo de emoção em cada frase. A coisa mais importante que aprendi com esses três guitarristas é que a vibrato é, basicamente, sua impressão pessoal ou sua marca. Qualquer um pode tocar só as notas sem vibrato, mas seu estilo linguístico e sua vibrato são seu DNA sonoro."

5. Zakk Wylde

Quando a Gibson questionou Zakk Wylde sobre suas influências, o guitarrista revelou como ele veio a tocar uma Les Paul: "bem, tinha Jimmy Page, Randy Rhoads, Hendrix, Gary Moore, todos eles tocaram Gibsons. Além disso, eu já vi fotos de Clapton e Keith Richards com Les Pauls. Eu disse a mim mesmo, 'beleza, essa é a guitarra para mim'. É só a melhor guitarra do mundo. O espectro de sons que você pode obter com uma Les Paul é imbatível. Você pode tocar Al Di Meola com levada ou intensidade super metal. Você não pode fazer isso com qualquer outra guitarra. De maneira nenhuma."

6. Jack White

Velhos grandes nomes do Blues como Robert Johnson e Blind Willie McTell exerceram uma profunda influência sobre Jack White. Em entrevista ao The Guardian, ele explicou sobre estas raízes do Blues que o inspiram: "como compositor, mesmo se você estiver cantando sobre outras pessoas ou fazendo um personagem, ainda é o seu trabalho diante do mundo e tudo começou nas décadas de 1920 e 1930 com estes cantores de Blues. Foi a primeira vez na história que uma única pessoa foi gravada contando uma história qualquer para o mundo." Mas Jack não está totalmente focado no passado. Quando ele foi entrevistado pelo ex-baixista do GUNS N'ROSES, Duff McKagan, para o Seattle Weekly, ele revelou que foi inspirado pela ex-banda de Duff em sua juventude: "escutei muito sua música quando era mais jovem, o que por sinal foi uma grande influência sobre mim."

7. Mattew Bellamy

Sem dúvida que o frontman do MUSE se baseia em uma série de influências de vários gêneros quando está escrevendo canções para sua banda. Mas quando o assunto é tocar guitarra, existe uma pessoa em particular que o inspira, como ele contou à NME: "a primeira vez que realmente me animei com guitarras foi quando tinha 12 anos. Naquela época não estava por dentro da música pesada. Tudo rolava sobre coisas que meu pai tocava - Dick Dale, Simon & Garfunkel. Mas então vi um vídeo de Jimi Hendrix tocando na famosa apresentação no Festival Monterey Pop. Mais do que as músicas, o que mudou minha vida foi a liberdade, a expressão que ele deu à performance. Havia uma sensação de selvageria, perigo irresponsável, que chegou ao auge quando ele quebrou e colocou fogo em sua guitarra no final."

8. Richie Sambora

Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Richie falou sobre o que o inspirou a tocar em seu álbum solo "Aftermath of the Lowdown": "houve uma ferocidade de comunicação entre nós que você realmente pode ouvir neste disco. Eu decidi deixar aquelas jams estendidas. Aquelas foram minhas influências, os Jimi Hendrix do mundo, Eric Clapton e Jeff Beck - caras que tocavam suas guitarras elétricas e movidos unicamente por você."

9. Joe Perry

O guitarrista do AEROSMITH revelou à Premier Guitar que a primeira encarnação do FLEETWOOD MAC com Peter Green no comando afetou demais seu estilo como guitarrista: "realmente tenho o estilo, a atitude e o som de Peter Green. Esses caras não se importavam em ser estrelas do Rock. Tudo era música para eles. Virei um grande fã do FLEETWOOD MAC. Creio que você poderia dizer que eu fui muito influenciado pela segunda onda de bandas britânicas, como o THE YARDBIRDS, FLEETWOOD MAC e o THE WHO."

10. Dan Auerbach

Não é surpresa que Dan Auerbach do THE BLACK KEYS é fortemente influenciado pelo falecido guitarrista de Blues Junior Kimbrough. Afinal, o THE BLACK KEYS lançou um álbum com covers de Kimbrough em 2006, chamado "Chulahoma". Em entrevista à Guitar World, Dan falou sobre o que o inspira na música de Kimbrough: "Junior mudou tudo para mim. Quando ouvi seu álbum 'All Night Long', saí da faculdade e comecei a tocar sério. É uma estranha música dançante do Mississipi. Ele apareceu com um estilo próprio, influenciado por culturas locais. Ele teve a coragem de tentar algo diferente."




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Eddie: a foto que supostamente inspirou Derek RiggsEddie
A foto que supostamente inspirou Derek Riggs

Paul Está Morto?: Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da históriaPaul Está Morto?
Um Beatle morreu em 1964? O maior boato da história


Sobre Paulo Giovanni G. Melo

Mineiro de Belo Horizonte. Fã de Hard Rock e Heavy Metal, especialmente a partir dos anos 80, não dispensa um disco ao vivo destes estilos. Entre várias de suas bandas preferidas estão Ratt, Aerosmith, Buckcherry, The Cult, Whitesnake, Whitecross, Guns N' Roses e Motley Crue.

Mais matérias de Paulo Giovanni G. Melo no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt