Rock e Metal: Algumas das melhores duplas de guitarristas
Por Gustavo Debastiani
Postado em 03 de junho de 2014
10. Eddie Ojeda & Jay Jay French (Twisted Sister)
Os guitarristas do Twisted Sister são, acima de tudo, esquecidos pela música. Sabemos que seu sucesso se deve total e exclusivamente aos anos 80. O que seria de I Wanna Rock sem o riff rápido e enérgico, o que seria de We’re Not Gonna Take It sem o solo estupendo de Ojeda, ou ainda o solo e riff dramáticos de The Price? Nada! Eddie e Jay Jay são muito desmerecidos pelo mundo da música atual, sendo que eles, nos anos 80, foram uma das principais bandas do cenário musical.
Melhores e Maiores - Mais Listas
9. Kiko Loureiro & Rafael Bittencourt (Angra)
Veja a entrosação dos dois guitarristas do Angra na faixa Temple of Hate, do álbum Temple of Shadows. Ritmo rápido, solo elaborado e guitarras em perfeita sintonia, assim pode se descrever toda a amizade que as guitarras de Kiko e Rafael tem. Angra, como sabemos, é uma banda nova (em relação as outras da lista, que são dos anos 70 ou 80), mas não podemos negar toda a habilidade e destreza que estes "garotos" da música tem.
8. Wolf Hoffmann & Herman Frank (Accept)
Os dois atuais guitarristas do Accept também gravaram os álbuns Restless And Wild e Balls To The Wall juntos, como companheiros das seis cordas. Wolf e Herman têm muita afinidade, e conseguem colocar muito peso em suas composições. Prova disso é a música Teutonic Terror, gravada em 2010, presente no álbum Blood of The Nations. Herman foi a salvação do Accept, assim como Mark Tornillo. Herman, mesmo ficando pouco tempo no Accept dos anos 80, foi o companheiro de Hoffmann na fase mais famosa da banda.
7. Angus & Malcolm Young (AC/DC)
O que dizer dos guitarristas da família Young? Quem nunca escutou o riff destruidor de Back in Black, ou balançou a cabeça ouvindo Highway To Hell, ou ainda cantou junto com Bom Scott a clássica TNT. Sim, todos nós já fizemos isso, até mesmo quem não curte um bom e velho Rock n’ Roll. Podem dizer que o AC/DC é uma banda "modinha" atualmente, mas ninguém vai e nem pode tirar o legado que esses dois irmãos construíram.
6. Kirk Hammett & James Hetfield (Metallica)
Outra dupla muito criativa. Os solos rápidos de Kirk alinhados aos riffs matadores de Hetfield mostram toda a qualidade musical do Metallica. A criatividade de Hetfield não tem limites, e os magníficos solos de Kirk fazem com que nós peçamos incessantemente para que os mesmos continuem. Um ponto forte é que, desde o primeiro álbum, os guitarristas do Metallica nunca foram trocados, isso aumenta ainda mais a sintonia entre os dois.
5. Jeff Hanneman & Kerry King (Slayer)
É impossível dizer que o Slayer não possui uma das melhores duplas de guitarristas da história. Muito peso, letras "sinistras", cozinha presente, são marcas registradas do Slayer, mas nada neles surpreende mais do que a dupla de guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King.
4. Matthias Jabs & Rudolf Schenker (Scorpions)
Outra dupla bastante desvalorizada. Ninguém lembra dos riffs marcantes do Scorpions, seja nos anos 70 ou 80. O responsável pela composição das músicas é Rudolf, que criou verdadeiros hinos, como é o caso de Rock You Like A Hurricane, a mais famosa do Scorpions, ou de Make It Real, que possui um dos riffs mais matadores da história do Rock n’ Roll. Matthias tem poucas composições, mas isso não importa nada quando se tem velocidade e técnica alinhadas. Seus solos são enérgicos e muito contagiantes.
3. Dave Mustaine & Marty Friedman (Megadeth)
Todos sabemos que o vocal do Megadeth não é nada agradável. Porém, eles compensam isso com sua musicalidade. Instrumentalmente falando, o Megadeth é uma das melhores bandas do Rock n’ Roll.
2. Glenn Tipton & K. K. Downing (Judas Priest)
Os guitarristas do Judas Priest são excepcionais. A melhor parte da banda se encontra nas guitarras, que criaram riffs memoráveis e solos inesquecíveis. Eles são bastante entrosados, e prova disso é a música You Don’t Have To Be Old To Be Wise. O riff é grande, quando as duas guitarras tocam juntas a música ganha peso e se torna um dos maiores exemplos da superioridade musical do Priest perante a todas as outras bandas.
1. Adrian Smith & Dave Murray (Iron Maiden)
A dupla que mais fez sucesso com o Maiden. O Iron reina absoluto, no primeiro lugar. Prova são os álbuns dos anos 80 da banda, uma porrada de riffs inesquecíveis e de solos longos e técnicos. O maior exemplo disso é The Trooper, um hino do Iron Maiden que alinha toda a técnica dos dois guitarristas.
Comente: E na sua opinião? Quais as melhores duplas de guitarristas?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps