Weird Al Yankovic: veja dez paródias do rei da música cômica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor de Andrade Lopes
Enviar correções  |  Ver Acessos

"WEIRD AL" YANKOVIC não é muito popular no Brasil, mas é uma lenda do humor nos Estados Unidos, onde já teve um programa de televisão, atuou em um filme e hoje comanda um programa de entrevistas falsas no YouTube. Mas o que realmente o fez famoso foi a música.

Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"Drogas: As melhores músicas sobre o tema

"WEIRD AL" tem tudo o que um artista consagrado merece: prêmios Grammy, singles nas paradas da Billboard, discos de ouro, turnês e milhões de cópias vendidas. E ele conquistou tudo isso brincando com o trabalho dos outros.

Explicando melhor: "WEIRD AL" fez fama parodiando músicas de outros artistas de diversas vertentes musicais (indo de MICHAEL JACKSON a NIRVANA), apesar de também contar com diversos exemplos de músicas originais, todas com altas doses de humor.

As músicas de "WEIRD AL" podem cair em três categorias diferentes: as paródias diretas, quando ele faz um cover de algum trabalho de outro artista e altera a letra para que ela adquira um tom cômico; as paródias genéricas, que satirizam um estilo musical ou uma banda sem usar uma canção específica; e as músicas originais, escritas por ele e sempre com muito humor.

É interessante notar que "WEIRD AL" sempre pede a autorização dos artistas antes de parodiá-los (desde 1996, ele faz isso pessoalmente), ainda que não haja nenhuma lei que o obrigue a fazê-lo.

Abaixo, segue uma lista com dez exemplos de paródias. Note que a lista foi montada na ordem alfabética das músicas. Como este é um site de rock/metal, apenas músicas destes gêneros e seus derivados foram selecionadas, mas "WEIRD AL" já trabalhou com praticamente todos os estilos musicais, e vale muito a pena conferir o resto de sua discografia.

1 - Bedrock Anthem

Uma paródia dupla dos RED HOT CHILI PEPPERS: o início da música satiriza "Under the Bridge", e o resto parodia "Give it Away", dois grandes hits da banda californiana. A letra agradará aos que passaram a infância assistindo a Os Flintstones, pois o cantor expressa nela o desejo de viver em Bedrock. O vídeo, que intercala imagens do desenho, também parodia os clipes originais das duas músicas, e foi gravado no mesmo set delas. "Bedrock Anthem" foi um raro caso de uma paródia de "WEIRD AL" que não foi bem recebida pelo artista original: O baixista do RHCP, FLEA, afirmou que esperava mais da paródia, embora ele aprecie o trabalho de "WEIRD AL".

2 - Canadian Idiot

Mais uma paródia direta, desta vez do hit do GREEN DAY. Em vez de criticar o povo americano, contudo, "WEIRD AL" brinca com a imagem estereotipada que os EUA formaram sobre os canadenses. Durante as execuções da música na turnê do Straight Outta Lynwood, álbum onde lançou a paródia, "WEIRD AL" se vestiu do mesmo jeito que BILLIE JOE ARMSTRONG (guitarrista e vocalista do quarteto punk) se vestia nas fotos, clipes e shows associados ao álbum American Idiot: Com camisa preta e gravata vermelha. BILLIE JOE afirmou que achou a versão engraçada.

3 - CNR

Paródia dos THE WHITE STRIPES, composta em 2009, quando eles ainda estavam juntos. Saiu em um EP no mesmo ano, e foi lançada novamente em 2011 no seu mais recente álbum, Alpocalypse, depois que a dupla já havia anunciado o seu fim. Na letra, "WEIRD AL" lista uma série de supostos e incríveis feitos do finado ator norte-americano Charles Nelson Reilly, no mesmo estilo que os populares Chuck Norris Facts.

4 - Generic blues

Um exemplo de paródia genérica. Aqui, "WEIRD AL" satiriza o blues rock, na letra e no ritmo. A canção conseguiu algo que talvez nem o próprio WEIRD previa: foi citada por B.B. KING, o Rei do Blues, como uma de suas dez canções de blues favoritas.

5 - The Hot Rocks Polka

As "Polkas Medleys" de "WEIRD AL" constituem uma quarta e pequena categoria de músicas do artista. Nelas, ele reúne pequenos trechos de vários hits e emenda uns nos outros, criando um medley, que é tocado sempre de maneira que se pareça com uma polka, um gênero tcheco de música que se popularizou no leste e centro europeu. Como este é um site de rock/metal, a polka escolhida foi esta, que reúne apenas músicas dos ROLLING STONES. Mas WEIRD já gravou outras polkas misturando vários estilos diferentes.

6 - I'll Sue Ya

Os vocais agressivos, os riffs pesados e o cantar meio hip-hop não deixam dúvida: RAGE AGAINST THE MACHINE é o alvo da piada aqui. Na verdade, é possível reconhecer algumas músicas específicas, como "Bombtrack" (no refrão) e "Killing in the Name" (no final). Na letra, um cidadão revoltado ameaça processar várias empresas por problemas que não poderiam ser normalmente associados a elas (ex: "Eu vou processar a Panasonic, eles nunca me disseram que eu não deveria usar o micro-ondas deles para secar o meu gato"). Alguns dos processos são baseados em fatos reais. O caso em que ele ameaça processar o Starbucks por ter derramado Frappuccino gelado no colo é uma referência ao famoso caso em que Stella Liebeck processou o McDonald's por ter derramado café quente no colo e ter sofrido queimaduras - ela venceu a causa, que ganhou projeção internacional.

7 - "I Love Rocky Road"

Uma de sua primeiras paródias, apareceu em seu primeiro álbum e conquistou a autora original da música, JOAN JETT. Original entre aspas, já que os primeiros a fazerem a canção ("I Love Rock 'n' Roll") foram os rapazes da banda britânica ARROWS, em 1975, embora tenha sido JOAN a responsável por popularizá-la. Aqui, "WEIRD AL" encarna um sujeito que tem uma paixão incontrolável por sorvetes sabor "Rocky Road" - um sabor de chocolate popular na América Anglo-Saxônica. Note como os figurinos e os ambientes do vídeo não deixam dúvidas quanto ao fato de ele ter sido gravado nos anos 80.

8 - Ringtone

Os fãs do QUEEN não demorarão a perceber que esta música satiriza o estilo do quarteto londrino. Com o cantar "alegre" característico de FREDDIE MERCURY, "WEIRD AL" dá voz a um grupo de pessoas que lamentam terem comprado um determinado toque de celular que estragou suas vidas.

9 - Smells Like Nirvana

Uma paródia direta de "Smells Like Teen Spirit", mas que também satiriza o próprio grunge. É uma das mais marcantes, famosas e bem-sucedidas músicas de sua carreira, pois ela veio em um momento em que WEIRD se recuperava do fracasso comercial de UHF, filme que escreveu e no qual atuou. Pegando carona no crescente sucesso do grunge, o humorista fez esta hilária versão de "Smell Likes Teen Spirit", maior hit do NIRVANA e um hino do grunge e dos anos 90. O vídeo também parodia o clipe original do trio de Washington, e "WEIRD AL" foi ousado o suficiente para usar o mesmo set e até alguns dos atores originais. Os membros do NIRVANA costumavam dizer que foi com esta paródia que eles perceberam que haviam "dado certo" como uma banda. Off the Deep End, o álbum que contém a música, parodia os reis do grunge também em seu encarte, no CD e na capa, como pode ser visto no topo da matéria.

10 - Theme from Rocky XIII

Paródia de "Eye of the Tiger", clássico do Survivor imortalizado no filme Rocky III. O nome brinca com o fato da série Rocky ter vários filmes, e a letra até dialoga com o filme: Num futuro alternativo do personagem principal, "WEIRD AL" o mostra aposentado das lutas e administrando um mercado, onde as peças de salsichas de fígado viram seus novos sacos de pancadas.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção HumorTodas as matérias sobre "Weird Al Yankovic"


Weird Al Yankovic: veja dez paródias do rei da música cômicaWeird Al Yankovic
Veja dez paródias do rei da música cômica


Bruce Dickinson: O Iron Maiden é melhor que o MetallicaBruce Dickinson
"O Iron Maiden é melhor que o Metallica"

Drogas: As melhores músicas sobre o temaDrogas
As melhores músicas sobre o tema

Max Cavalera: A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro, Vinnie Paul e outrosMax Cavalera
A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro, Vinnie Paul e outros

Elvis Presley: De que ele morreu?Elvis Presley
De que ele morreu?

Rock e metal: o outro lado das capas de discosRock e metal
O outro lado das capas de discos

Rammstein: Veja o que os alemães pensam sobre a banda (vídeo)Rammstein
Veja o que os alemães pensam sobre a banda (vídeo)

Power Metal: 10 álbuns essenciais segundo About.comPower Metal
10 álbuns essenciais segundo About.com


Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.