Chaos Synopsis: "O lugar de uma banda é na estrada"
Por Vicente Reckziegel
Fonte: witheverytearadream
Postado em 26 de janeiro de 2017
O Chaos Synopsis é uma das principais bandas de Metal Extremo da atualidade, mantendo um alto nível em seus mais recentes discos, como em Art of Killing (2013), Seasons of Red (2015), e o Split com a banda Terrordome, "Intoxicunts" (2016)
Para falar sobre o atual momento da banda, os planos futuros do Chaos e sobre o mundo da música em geral, realizei esta entrevista com o Vocalista/Baixista Jairo Neto. Confiram o trabalho da banda, e entenda o porquê os mesmos são uma das melhores bandas de Death/Thrash Metal do Brasil...
Vicente - O Chaos Synopsis foi formado em 2005. Quais as lembranças da época de formação da banda e como você avalia a sua trajetória ate o momento?
Jairo Neto: tenho muitas lembranças boas, no começo era um monte de moleques querendo tocar rock e ir pra tudo que é lugar, algo que ainda não mudou muito. A diferença agora é que somos mais experientes, já rodamos o Brasil e Europa algumas vezes, lançamos três álbuns e já estamos quase batendo a marca de 200 shows feitos nesse tempo todo.
Vicente - "Seasons of Red", o mais recente álbum da banda, foi lançado em 2015. Como vocês avaliam o resultado alcançado por este disco, que colecionou resenhas positivas tanto no Brasil como no exterior?
Jairo: "Seasons" trouxe novidades com a inclusão de mais melodias e ainda assim acabou saindo mais pesado que os antecessores, esse foi dos pontos mais comentados nos reviews. Conseguimos atingir mais gente, o álbum foi lançado no Brasil e teve relançamento no exterior pela Concreto Records, além de uma grande quantidade de shows. Ele só fez elevar o nome da banda ainda mais.
Vicente - No início de 2016 vocês lançaram um split junto com a banda polonesa Terrordome, o "Intoxicunts". Como surgiu essa ideia?
Jairo: Todas as três vezes que fomos para a "gringa" fizemos shows com os Terrordome e acabamos ficando muito amigos. No meio de uma conversa, o Uappa (vocal/guitar) deles falou dessa ideia e aceitei na hora. O tenso foi que tínhamos dois meses pra compor as músicas, gravar e finalizar para que o split ficasse pronto para a tour deles aqui no Brasil.
Vicente - Em "Intoxicunts" vocês gravaram um cover do Metallica (de Damage Inc.). Qual a influência deles em sua sonoridade e o que acharam do novo disco da banda?
Jairo: Metallica é influência de 10 entre 10 bandas que tocam Thrash, todos nós ouvíamos muito quando éramos mais novos e continuamos ouvindo até hoje, inegável a importância deles para o cenário musical e também para nós como músicos. Gostei muito do que ouvi no CD novo, além da ideia genial de gravar um clipe para cada som, mostrando que o audiovisual pode ser o futuro para todo gênero musical.
Vicente - E podemos esperar um novo lançamento do Chaos Synopsis para 2017? Quais os planos futuros da banda?
Jairo: já estamos em estúdio gravando o sucessor de "Seasons of Red", que tem previsão para ser lançado em abril, durante nossa nova tour na Europa. Acompanhem as notícias.
Vicente - Vocês já tiveram a oportunidade de tocar várias vezes no exterior. Qual acredita ser a principal diferença de tocar lá fora e no Brasil. Em que parte acha que ainda temos de avançar para fazer um trabalho verdadeiramente profissional?
Jairo: uma das coisas mais legais é rolarem shows praticamente todos os dias, e a galera comparecer, já produzi show aqui no Brasil dia de semana e é algo complicado de fazer. Na primeira vez que fomos, a diferença de equipamento disponível para as bandas foi gritante pra mim, todo mundo lá tem equipamento foda e aqui você chegava nos locais e dava até medo (risos). Hoje em dia isso tem mudado e muitos produtores conseguem produzir um show legal com equipamentos bons.
Vicente - Uma vez vocês falaram que o interesse da banda era fazer que nem nos anos oitenta, lançar discos de dois em dois anos, e assim mantendo o nome da banda sempre ativo. Acreditam ser viável essa proposta, já que o mercado musical mudou tanto desde aquela época?
Jairo: é um pouco difícil, mas é viável, depende um pouco da banda querer. Quando saímos pra shows, costumamos vender bastante merchan e isso gera dinheiro pra banda, que no nosso caso é reinvestido em mais merchan, propaganda e tal. Não da pra viver da música, mas da pra não gastar dinheiro, que pro nosso cenário, já é um ganho e tanto.
Vicente - Cite os cinco álbuns que marcaram sua vida, aqueles que não saem do seu aparelho de forma alguma.
Jairo: isso varia de tempos em tempos, mas dos preferidos posso citar:
- Behemoth – Demigod
- Iron Maiden – Piece of Mind
- Rotting Christ – Genesis
- Iced Earth – Horror Show
- The Offspring – Americana
Vicente - Por fim, deixem um recado para os fãs da banda e para todos aqueles que querem conhecer mais sobre o Chaos Synopsis
Jairo: fiquem de olho nas novidades vindouras, logo mais anunciaremos tudo sobre o novo álbum e novas datas de shows, porque lugar de banda é na estrada! Nos vemos no rock. Ouça nossa música gratuitamente no spotify e caso goste, compre conosco em nossa loja virtual.
http://chaossynopsis.loja2.com.br/
https://play.spotify.com/artist/4bEvW5G5byDd20C86z1P5y
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps