Melyra: entrevista com a banda feminina carioca
Por Monica Fontes
Fonte: Melyra
Postado em 26 de outubro de 2014
A banda carioca Melyra disponibilizou seu primeiro EP na internet e em novembro fará o show de lançamento no Rio de Janeiro. "Catch Me If You Can" contém seis faixas autorais e foi produzido, mixado e masterizado por Celo Oliveira, do Kolera Studios, também do RJ. Formada por Mariana Figueiredo (vocais), Fernanda Schenker (guitarra), Helena Accioly (baixo), Maria Fernanda Cals (guitarra) e Ana de Ferreira (bateria), a banda está na ativa desde 2012. O videoclipe da música "Silence", filmado e editado pelo Kolera Studios, foi disponibilizado no início deste mês no canal oficial da banda no Youtube e já está com mais de 2.000 visualizações. Batemos um papo com elas sobre o lançamento do EP, o videoclipe, os planos futuros, entre outros assuntos.
Quais as influências de cada uma e o que vocês trouxeram para a banda?
Ana: Na verdade, eu não ouço muito metal. Ouço mais Hard, Stoner, anos 70
Helena: Eu ouço muito metal e Hard também
Fernanda: Iron Maiden, Megadeth, Helloween, Metallica, todas essas bandas clássicas que sempre influenciaram quem toca esse estilo. E todas nós trouxemos isso para a Melyra
Qual é a sua maior referência como vocalista?
Mariana: Apesar de ser mulher, minha maior influência é o Ronnie Dio. Se tivesse que citar uma vocalista, seria as do Heart
Como vocês chegaram no nome "Melyra"?
Mariana: Tínhamos escolhido um outro nome, mas descobrimos que já existia.
Fernanda: E como a gente estava com pressa porque íamos liberar uma música, fizemos alguma variações em cima desse outro nome e chegamos na Melyra.
Por que colocar uma faixa instrumental – "Beyond Good And Evil" – como abertura do EP?
Fernanda: Inicialmente tínhamos pensado em uma intro para os shows, mas fomos desenvolvendo melhor a música e decidimos colocar como a primeira faixa.
Na faixa "Nightmare", além do vocal da Mariana, quem faz o gutural?
Helena: Sou eu. Tivemos essa ideia enquanto estávamos compondo e ensaiando. Fizemos alguns testes no estúdio e resolvemos gravar.
Como é o processo de composição da banda?
Ana: Todas contribuem, a gente se reúne e começamos a discutir sobre as músicas.
Fernanda: A gente não segue um padrão. Cada uma opina, expõe suas ideias e vamos desenvolvendo as músicas.
A sonoridade de "Trip To Hell" remete ao Black Sabbath. Eles também são uma influência forte?
Fernanda: Totalmente. O Black Sabbath é uma das bandas que sempre vai fazer parte do nosso trabalho.
Como tem sido a repercussão do EP depois do lançamento na internet?
Fernanda: Muito boa! Hoje em dia as pessoas têm muito espaço para opinar pelas redes sociais e isso é ótimo porque a gente vê o que está bom e o que precisamos aprimorar. É muito legal!
Vocês já tocaram em algumas cidades afastadas da região central do Rio, como São Gonçalo, Petrópolis, e vão tocar em Rio Bonito neste fim de semana. Como está sendo a resposta nessas áreas? Já dá para perceber um público mais frequente?
Fernanda: Com certeza. A receptividade tem sido ótima e tem uma galera que está acompanhando a gente, que já está cantando e pedindo as músicas nos shows! É muito legal!
Helena: Como a gente está começando, nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas. Temos tido resposta, inclusive do Nordeste, em nossas redes sociais dizendo que estão curtindo a nossa música. É muito bom!
Mariana: A internet ajuda demais no sentido de alcançar mais fãs. O trabalho fica disponível para o mundo ver.
Ana: E nos shows as pessoas nos tratam super bem, pedem música, filmam e fotografam, e depois nos enviam o material e comentam sobre os shows. Isso é muito bom!
A música "Silence" – faixa escolhida para o vídeoclipe –, tem uma sonoridade parecida com o Iron Maiden. Era essa a intenção?
Fernanda: Não diria que foi intencional, mas o Iron Maiden é uma banda que faz parte do nosso dia a dia, não tem como fugir. É uma das maiores referências do gênero e eles sempre vão estar nas nossas músicas!
Vocês já estão planejando gravar um álbum ou por enquanto o foco está neste EP?
Ana: Já estamos trabalhando para o álbum! É claro que o lançamento do EP é importante e decidimos lançá-lo porque já tínhamos esse material pronto, mas vamos fazer o álbum.
Fernanda: E o lançamento do EP também é uma forma de divulgar mais nosso trabalho, fazer com que as pessoas conheçam mais a nossa música. Daqui a um tempo, lançamos o álbum.
Qual é a expectativa para o show de lançamento do EP no dia 19 de novembro?
Fernanda: A melhor possível porque inclusive vamos começar a vender os CD’s físicos também. O material está praticamente pronto e vamos ver o resultado!
Melyra – Canais Oficiais
http://www.melyra.com
https://www.facebook.com/bandamelyra
Vídeoclipe "Silence"
Ouça o EP "Catch Me If You Can" na íntegra:
https://melyra.bandcamp.com/releases
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps