Arde Rock: amor ao rock 'n roll acima de tudo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rafael Lescano, Fonte: BLOG DOS FERAS
Enviar correções  |  Comentários  | 

A Arde Rock certamente é uma das bandas mais profissionais do nosso estado, sempre apostando em um material próprio de muita qualidade essa galera de Santa Maria está em plena divulgação do seu primeiro trabalho "Velho Rock" que foi lançado em 2012.

5000 acessosMemoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas5000 acessosGuns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise City

A entrevista a seguir rolou com o vocalista e guitarrista Killermano e a vocalista Simone Sattes.

- Como foi formada a Arde Rock?

Killermano - A Banda surgiu com o propósito de fazer nosso som autoral e aliado a isto revisitar de maneira mais "apimentada" hits dos anos 80, (como por exemplo, trilhas de filmes que marcaram época), para as quais fazemos releituras com uma pegada mais hard.

A Arde nasceu em dezembro de 2008 e de saída já tínhamos uma composição inédita para nosso set list, esta sempre foi minha intenção, música autoral. A Banda teve algumas mudanças de integrantes (baixo e bateria), até firmar na atual formação em agosto de 2011. Tínhamos algumas datas já marcadas e foi tudo bem corrido para aprontar o set e cair na estrada, porém tudo acabou se ajeitando e o ano de 2012 foi muito produtivo. Tivemos em média um show por semana viajando por todo o estado do Rio Grande do Sul, o que para uma Banda de rock no cenário atual é muito positivo.

A Arde Rock é: Simone Sattes (voz e percussão), Rafael Beatsom (bateria), Addler Martin (baixo e backing vocals) e Killermano (voz e guitarra).

- Em 2012 a banda lançou o álbum "Velho Rock", conte-nos sobre o processo de gravação e composição:

Killermano - Captamos o trabalho entre abril/maio de 2012, de forma independente inclusive em recursos. O primeiro desafio em gravar o "Velho Rock" foi a respeito do selo e da burocracia que envolve todo o processo, afinal precisei correr atrás de tudo e descobrir os caminhos sozinho.
Montei o estúdio para ensaiarmos e tinha o sonho de um dia realizar gravações nele, gravar um CD autoral era um sonho que persegui por muito tempo, só nunca imaginei que acabaria realizando ele em nosso próprio estúdio, como sou meio ansioso, (risos), acabou dando certo.

Outro ponto importante deste projeto foi poder contar com a experiência do Addler na parte técnica que se aliou às minhas ideias de timbre e a busca do som que queria em nosso álbum. Fiz questão de captarmos tudo à moda antiga mesmo, bateria acústica toda microfonada e guitarras "fervendo" as válvulas o tempo todo, (mais risos). Inclusive tem uma extravagância minha neste trabalho no que diz respeito à captação da guitarra. Foram vários microfones, (em tipos e quantidade), usados para captar o som do valvulado e em pontos estratégicos, um exagero mesmo (mais risos), o importante é que nos satisfez e nos mostrou que não há regras e que vale a pena experimentar quando se quer buscar o "seu" som.
E assim nasceu nosso "Velho Rock", o titulo do álbum é uma referência às nossas influências. É um trabalho pra frente em temática e bem diversificado no que diz respeito ao estilo de cada faixa.

- O álbum é muito bem gravado e apresentado, a divulgação da banda nas redes sociais também é de muita qualidade, como rola todo esse trabalho?

Killermano - No que diz respeito ao material de divulgação da Arde Rock, devemos muito a dois irmãos que nos auxiliam muito: Alexandre Godinho (que fez as fotos para o CD da Arde), é um profissional de grande tarimba, tem excelente bom gosto, é um artista nato, além de ser um ser humano fantástico. E o Guilherme Bonnes (que trabalha as imagens para que eu possa fazer os banners) é o cara que está conosco desde o início, ele está sempre nos salvando, é muito solícito e pró-ativo, um tremendo profissional. O logotipo da Arde é um exemplo disto, eu fiz um rabisco do que seria nosso logo e expliquei para ele por email sem mostrar minha ideia, e para meu espanto ele me apresenta o projeto com a mesma configuração e disposição que eu havia pensado, foi surpreendente. Somos muito gratos aos dois.

- Como tem sido a repercussão do álbum?

Killermano - O mais emocionante é ver as pessoas se identificando com as letras, vê-las cantando as músicas enquanto tocamos, isto é realmente demais. Foi bem trabalhoso gravar e lançar o CD sem parar as datas da Banda, porém conseguimos conciliar bem tudo e é recompensador ver a resposta positiva da Galera.

- Recentemente a Arde Rock lançou o clipe da música "minha razão", fale sobre ele:

Killermano - Minha Razão é a faixa que abre o CD e também é nossa primeira música de trabalho do "Velho Rock", por isto a escolhemos para o clipe e como tema escolhemos a estrada por ser a "nossa razão" para tudo, estar na estrada é o que mantém a chama acesa é o que nos mantém acesos. Fizemos o clipe também de forma independente e assumimos toda a produção.

- Que bandas influenciam a Arde Rock?

Killermano - Pode soar clichê, mas não teria como ser diferente, escutamos de tudo um pouco. Eu curto Deep Purple, Led Zeppelin, Judas Priest, Glenn Hughes e Black Country Communion. A Simone é fã de Ac/Dc e de Kiss. O Addler escuta bastante Pink Floyd e curte também Red Hot e Megadeth e o Rafa gosta de Faith no More e Led Zeppelin também, enfim é bem variado.

- Como está a cena rock no interior do RS ?

Killermano - A cena de certa forma quem faz somos nós mesmos, ou seja, ou se mergulha de corpo e alma atrás de seu objetivo ou fica somente lamentando, pois é realmente uma coisa bem árdua a cena rocker em nosso estado. É uma luta mesmo, cada passo que é dado é a custa de muito esforço e dedicação. Mas vale a pena pois é de rock que gostamos.

- A banda certamente é uma das mais atuantes no estado, com muitos shows agendados. Como está a ARDE ROCK TOUR 2013?

Killermano - Seguimos na divulgação do "Velho Rock" em um show que mescla também nossas versões para hits dos anos 80 e também clássicas do rock.

A tour 2013 começou já em janeiro e dá seu seguimento agora no final de março. Temos confirmadas as seguintes datas:

· 29/03 – Vacaria
· 30/03 - Vacaria
· 04/04 - Caxias do Sul
· 13/04 - Rosário do Sul
· 20/04 - Frederico Westphalen
· 25/04 - Novo Hamburgo
· 27/04 - Flores da Cunha
· 03/05 - Caxias do Sul
· 11/05 – Ibiraiaras

- Simone, quais os vocalistas que te inspiram no rock ?

Bon Scott. Acho o timbre de voz dele único e na minha opinião as músicas com ele levam a sua identidade, o Paul Stanley que além da voz tem uma presença de palco ímpar e o Glenn Hughes que alia timbre com muita técnica vocal.

- As letras e as músicas da banda são compostas pelo Killermano, como rola esse processo?

Killermano - Gosto de escrever sobre o que está a minha volta, é um processo natural. Acredito que a música tem o poder de tocar as pessoas, de fazer aflorar sentimentos e por isto acho importante a letra dizer alguma coisa, ter uma mensagem, e para mim ela deve ser espontânea. Curto compor sobre o que acredito, sobre otimismo, motivação, superação enfim coisas positivas.

- A letra de "Hospital Macabro" é uma das melhores do álbum, apesar de ser composta em 1995 ela ainda diz muito da nossa realidade, fale mais dela?

Killermano - Hospital Macabro retrata mais uma de nossas mazelas sociais, a falta de estrutura na saúde pública, uma situação real que eu vivi e satirizei nesta letra. Ela foi escrita em 1995 após minha família ter tentado exaustivamente atendimento para mim pelo SUS e só conseguir internação em um leito de forma particular, isto me marcou muito e resolvi retratar em uma música.

Hospital Macabro se tornou uma de minhas composições mais premiadas em festivais musicais, inclusive a nível estadual. Para nossa infelicidade ela ainda é muito atual, é como se tivesse sido composta a bem pouco tempo.

- Quais os planos da banda para 2013?

Killermano - Este ano seguimos em nossa turnê de divulgação do "Velho Rock", em janeiro lançamos o clipe de Minha Razão, disponibilizamos o álbum para compra na web em formato digital. E quem sabe não lançaremos mais um clipe ainda neste ano?

- Em nome do Blog dos Feras quero agradecer pela entrevista e pedir para deixar uma mensagem para os leitores do blog?

Killermano - Sei que aqui é um ambiente frequentado por uma Galera roqueira assídua, gostaria de deixar como mensagem para apoiarem a cena rock de nosso estado, de maneira efetiva mesmo, prestigiando os eventos, indo aos shows, apoiando seu artista favorito. Desta forma se todos nos unirmos, conseguiremos fortalecer nossa cena eesta coisa mágica que chamamos de rock n'roll.

Contatos:
Fanpage Arde Rock:

http://www.facebook.com/pages/Arde-Rock/199330530097073

Blog:

http://arderockbanda.blogspot.com.br/

Canal Youtube :

http://www.youtube.com/user/killermano

Email: killermanometal@hotmail.com

Facebook Killermano:

http://www.facebook.com/AdrianoPelissariGuilhermano

Soundcloud Killermano:

https://soundcloud.com/killermano-arde-rock

Distribuição digital do "Velho Rock":

http://www.cdbaby.com/cd/arderock

Clipe de Minha Razão:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Trechos das músicas que compõem "Velho Rock":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Vídeos das gravações do CD:
Bateria:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Baixo:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Guitarra:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Voz Simone:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Voz Killer:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Piadas em meio às gravações:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Entrevistas0 acessosTodas as matérias sobre "Arde Rock"

Bandas de rockBandas de rock
O logo pode ser tão memorável quanto o maior hit

Guns e SabbathGuns e Sabbath
Semelhanças entre faixas clássicas das bandas

Collectors RoomCollectors Room
Uma das mais invejáveis coleções de metal do Brasil

5000 acessosDoors - Perguntas e Respostas5000 acessosSlayer: as preferências do guitarrista Kerry King5000 acessosBon Scott, o eterno Rocker...5000 acessosDetonator: Mais compartilhado que o funk ostentação de MC Gui5000 acessosManowar: "Nunca fui fã e não gosto do Kiss" - diz Eric Adams5000 acessosReligiões: as guerras santas abordadas em letras de Heavy Metal

Sobre Rafael Lescano

Sou gaucho de Porto Alegre, apaixonado por rock desde a balada mais baba até o death mais extremo. Escrevo para o Blog dos Feras.

Mais matérias de Rafael Lescano no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online