Intractable: entrevista com o guitarrista Markus Hospenthal
Por Vitor Franceschini
Postado em 21 de março de 2013
Os suíços do Intractable surgiram em 2006 mas somente no ano passado soltaram se debut álbum. Intitulado "Inner Decay", o primeiro trabalho mostra uma sonoridade focada no Death/Thrash Metal e que mostra uma banda versátil. Tão versátil que o vocalista da banda é também o baterista e um dos fundadores do grupo. Bejamin Kottmann (vocal/bateria), Markus Hospenthal (guitarra), Dominik Meier (guitarra) e Michael Schuler (baixo) agora divulgam seu trabalho inicial e tentam buscar um espaço fora de seu país, onde já obtiveram uma boa repercussão do disco. Confira abaixo a entrevista que fizemos com o direto e objetivo Markus Hospenthal, que além de tocar guitarra, produziu "Inner Decay".
O Intractable foi formado em 2006, mas somente em 2010 gravou a primeira demo "First Erruption". Por que essa pequena demora para registrar um primeiro trabalho?
Markus Hospenthal: Levou algum tempo para encontrar as pessoas certas para a banda. Tivemos vários baixistas e vocalistas diferentes até encontrar a configuração atual. Também tivemos o tempo necessário para compor e ensaiar. Foi importante para nós lançar um disco com boa qualidade e boas músicas.
Dois anos depois vocês lançaram o primeiro álbum "Inner Decay". Como foi compor este trabalho e o que acharam do resultado final?
MH: Como dito anteriormente, nós levamos muito tempo para compor as músicas. Algumas delas também podem ser encontradas em nossa Demo de 2010 (N.E.: "First Eruption"). A produção e gravação de todo processo foram muito intensas, mas foi uma experiência ótima. Estamos todos muito felizes com o resultado!
"Inner Decay" mostra a banda caminhando entre o Thrash e o Death Metal. Como vocês definiriam a sonoridade do Intractable?
MH: Eu diria que fazemos uma mistura diversificada de Death e Thrash Metal, mas temos muitas influências de outros gêneros. Às vezes é um pouco difícil de definir exatamente a nossa música. Se você gosta de um som rápido, 'grooving', brutal e, por vezes, melódico, as chances de você curtir nosso som serão grandes.
"Inner Decay" é composto tanto por músicas mais diretas quanto por composições mais quebradas e variadas, essa variação foi proposital ou surgiu naturalmente? Fale-nos um pouco mais sobre isso.
MH: Eu acho que esse tipo de estrutura e variação são naturais. Nós tentamos escrever músicas com algum tipo de energia e variedade. Mas tem que se adequar à música. Às vezes, uma simples composição de 3 minutos é suficiente pra quebrar pescoços e mais eficaz do que uma épica de 8 minutos. Como eu disse, o que se encaixa com a música é a mensagem que queremos passar. Eu acho que esta variedade é uma parte de nossas canções que atrai a um monte de fãs de Metal.
A banda conta com o baterista Kottmann Benjamin nos vocais. Sabemos que tocar bateria já não é uma função fácil, ainda mais cantando em uma banda de Metal extremo. Kottmann ainda se mostra bem técnico e versátil. Desenvolver essas duas funções ao vivo deve ser difícil. Fale-nos um pouco sobre isso.
MH: Ele se doa muito nos shows, não posso nem imaginar como isso deve ser desgastante. Mas ele se sai muito bem, além de que, chama um pouco de atenção, porque essa combinação é bastante incomum.
Como tem sido a repercussão de "Inner Decay" até o momento? Tanto por parte da crítica, quanto por parte do público?
MH: Nós estamos recebendo vários comentários no momento, a maior parte deles positivos! Estamos muito felizes de como a coisa toda está funcionando!
E como tem sido os shows da banda? Muitos lugares para tocar?
MH: No momento estamos tocando em torno de quatro shows por mês, principalmente na Suíça. Nós gostaríamos de tocar mais ao vivo! Se você quiser reservar-nos para um show, não hesite em contatar-nos! [email protected]
Apesar de contar com nomes como Celtic Frost, Krokus e Gotthard, a cena Rock/Metal da suíça é bem tímida ainda. Como está o mundo da música pesada por aí? Quais bandas indicaria aos fãs brasileiros?
MH: A cena Metal na Suíça é muito grande, há muitas bandas boas aqui! Alguns caras da cena fundaram uma associação em prol do Metal para conectar todas as bandas locais. Confiram, há bandas fodas lá! http://www.metalcity.ch/
Quais os planos para 2013?
MH: Fazer muitos shows e ficar um pouco mais conhecido fora da Suíça. Os primeiros shows na Alemanha já estão agendados, portanto, eu acho que estamos no caminho certo! E, claro, estamos trabalhando constantemente em novas músicas para o nosso segundo álbum.
Deixem uma mensagem aos leitores.
MH: Apoie a música que você ama.
http://www.intractable.ch
http://www.youtube.com/intractablemetal
http://intractable.bandcamp.com
http://www.facebook.com/Intractable.official
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
O hábito nojento que a fenomenal Lita Ford incentivava nos fãs em seus shows
O integrante que saiu do Foo Fighters após outra traição de Dave Grohl

Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Motorhead: Lemmy fala sobre Jimi Hendrix, drogas e mais



