Eluveitie: som incrível e vem conquistando seu espaço

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Vicente Reckziegel, Fonte: Witheverytearadream
Enviar correções  |  Comentários  | 

Outra banda que estará aportando em terras brasileiras vem direto da Suiça, Eluveitie, cujo som é de difícil definição, sendo mais comumente rotulados como Folk Metal. Estilos e gêneros à parte, o certo é que a banda faz um som incrível e vem conquistando rapidamente seu espaço, tendo completado uma década de existência no ano passado. Aproveitei a proximidade dos shows aqui e fiz esta entrevista com o vocalista (e um sem fim de instrumentos, se citasse todos aqui não sobraria espaço para a entrevista em si provavelmente) e fundador Chrigel Glanzmann, que fala dos shows aqui e dos mais recentes lançamentos da banda, o ótimo "Helvetios" , além do ao vivo "Live on Tour" e da regravação de seu primeiro disco e Demo "The Early Years".

47 acessosIrij: lançado segundo videoclipe do álbum "Cultura Cura"5000 acessosXia Vigor: garotinha de 7 anos incorpora Axl Rose em performance

Vicente - Vocês vão tocar novamente no Brasil neste ano. Qual é a melhor lembrança dos outros shows aqui?

Chrigel: Nós amamos tocar no Brasil! Os shows sempre foram incríveis e houve sempre muita diversão. Nossos fãs brasileiros apenas curtem o rock, honestamente - nós os amamos!

Vicente - O que você espera deste novo show aqui?

Chrigel: Bem, veja acima! Nós vamos ter grandes festas com nossos fãs brasileiros! Além disso, estamos realmente ansiosos para esta turnê no Brasil do álbum "Helvetios" pela primeira vez.


Vicente - E o que os fãs daqui podem esperar do Eluveitie?

Chrigel: Nós vamos apresentar um monte de músicas do nosso mais recente álbum de estúdio "Helvetios", mas já que estamos celebrando nosso décimo aniversário, lançamos "The Early Years", nós também vamos tocar algumas músicas antigas.

Vicente - Para você, quais são as músicas que nunca podem estar fora do set list do Eluveitie?

Chrigel: Uma ótima pergunta (risos)! Mas, para ser honesto - Eu não sei. Claro que existem algumas músicas que parecem ser sempre bem recebidas, como "Inis Mona", por exemplo. Mas, pessoalmente, eu gosto de tocar praticamente todas as nossas músicas, então eu realmente não poderia dizer.

Vicente - Vocês já tocaram em muitos países no mundo nos últimos anos. Você acha que esses dias são melhores ou piores para as bandas em geral?

Chrigel: Eu não acho que podemos ver isso desta forma. Sempre existem bons momentos e aspectos difíceis para músicos e bandas. 20 anos atrás muitas coisas poderiam ser mais fáceis para as bandas em turnê. Mas, novamente, há muitas possibilidades hoje em dia, que as bandas não tinham na época.


Vicente - Vamos falar sobre o seu mais recente álbum em estúdio, "Helvetios". Como foi a gravação e as composições deste álbum?

Chrigel: Em poucas palavras: Foi ótimo, fascinante e intenso. "Helvetios" foi nosso primeiro álbum conceitual com uma história contínua. E assim, o processo de composição também foi um pouco diferente e também mais difícil, é claro. Mas foi uma experiência incrível e interessante. O processo de gravação foi intenso. Nunca antes nós investimos tanto tempo e esforço ao gravar um álbum.

Vicente - E a reação dos fãs foi como você esperava?

Chrigel: Não, foi muito melhor (risos). Não me interpretem mal - nós não esperávamos algo ruim, é claro. Mas o que aconteceu depois que "Helvetios" foi lançado foi além de nossos sonhos mais selvagens. "Helvetios" foi, de longe, o nosso álbum mais bem sucedido e atingiu as paradas de todo o mundo. Na Suíça, até entrou na posição de número quatro, o que foi inacreditável. Não temos palavras e estamos incrivelmente gratos aos nossos fãs pelo apoio maciço!

Vicente - Após isso, vocês lançaram o álbum ao vivo "Live on Tour", e agora a compilação "The Early Years". Conte-nos um pouco sobre cada um.

Chrigel: Bem, como já mencionado, 2012 foi um ano especial para nós, já que era o nosso décimo aniversário. Então, é claro que queríamos fazer algo especial para agradar os nossos fãs. Então a idéia não era somente relançar a nossa demo "Ven", juntamente com o nosso álbum de estréia "Spirit" (como nos foi sugerido), mas acabamos re-gravando ele completamente. O álbum ao vivo foi uma coisa espontânea, decidimos fazer enquanto estávamos em turnê pela Europa.


Vicente - A proposta do Eluveitie sempre foi muito diferente das outras bandas. Como foi o início de tudo, a busca por esse som incomum, que é uma marca da banda?

Chrigel: Não podemos dizer que foi assim uma "busca", para ser honesto. Tudo se desenvolveu muito naturalmente e por intuição. Eu sou um músico de metal já há muito tempo (minha primeira banda de Death Metal eu formei em 1991). Mas eu também estou na música popular tradicional Céltica já há muitos anos. Eu nunca planejei formar uma banda de "folk metal" ou algo do gênero (naquela época não havia uma cena folk metal ou qualquer coisa assim de qualquer maneira). Tudo era somente um sonho que eu tinha, combinar os dois tipos de música que eu pessoalmente mais amo - death metal melódico e a tradicional música Céltica Folk. E foi por isso que o Eluveitie foi formado então.

Vicente - Quais são seus maiores objetivos para 2013?

Chrigel: Eu, ou nós, realmente não nos focamos muito em metas anuais. Nós vamos apenas continuar a fazer o que amamos - tocar a nossa música.

Vicente - Em poucas palavras, o que você pensa sobre essas bandas:

Ensiferum: Eu não gosto de sua música. Mas eu gosto do pessoal. Caras muito legais. Fizemos muitos shows juntos.

Korpiklaani: Eu não sou o maior fã de sua música (eu não sou muito fã dessa música mais "feliz"), mas eu aprecio muito o quão profundamente eles estão enraizados na música folk finlandesa. Também gosto muito deles. Jonne e eu somos bons amigos. Também fizemos inúmeros shows juntos.

Turisas:e Caras bacanas! Nós viajamos juntos algumas vezes. Eu não gosto tanto de sua música, mas eu tenho que dizer que eu acho que eles são uma grande banda ao vivo. Mathias é um artista incrível!

Arkona: banda surpreendente! Eu amo o quanto e quão sérios eles estão focados em música popular tradicional e do folclore russo. Também são pessoas muito agradáveis, Masha é uma pessoa incrível.

Finntroll: Finntroll detona! Eles são uma banda muito legal. E é claro que eu também os adoro como pessoas. Finntroll e Eluveitie são amigos próximos, na verdade.

Vicente - Por fim, deixe uma mensagem para todos os brasileiros que amam o som do Eluveitie

Chrigel: O que posso dizer mais do que isso tudo é que não podemos esperar para finalmente voltar para o seu país maravilhoso! Nós estamos aguardando isso ansiosamente. Obrigado a todos vocês por seu apoio incrível - até breve!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Rock e MetalRock e Metal
7 bandas/artistas que você pronuncia o nome errado

47 acessosIrij: lançado segundo videoclipe do álbum "Cultura Cura"96 acessosCellar Darling: confira videoclipe da faixa "Avalanche"286 acessosEluveitie: veja a capa do "Evocation II - Pantheon"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Eluveitie"

Rock e MetalRock e Metal
7 bandas/artistas que você pronuncia o nome errado

0 acessosTodas as matérias da seção Entrevistas0 acessosTodas as matérias sobre "Eluveitie"

Xia VigorXia Vigor
Garotinha de 7 anos incorpora Axl Rose em performance

Em 25/09/1980Em 25/09/1980
John Bonham, do Led Zeppelin, morre após intoxicação

Stoner RockStoner Rock
Um guia básico para o estilo

5000 acessosSpike: os sete piores solos de guitarra5000 acessosMetallica: foto rara de formação original do grupo5000 acessosEm 20/08/2005: Iron Maiden é atacado com ovos no Ozzfest5000 acessosSeparados no nascimento: James Hetfield e Miguel Falabella5000 acessosBill Ward: a receita para sobreviver no ramo da música5000 acessosKiss: o Brasil acreditava que a banda matava pintinhos nos shows

Sobre Vicente Reckziegel

Servidor público, escritor, mas principalmente um apaixonado pelo Rock e Metal há pelo menos duas décadas. Mantêm o Blog Witheverytearadream desde Dezembro de 2007. Natural e ainda morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, chamada Estrela. Há muitos anos atrás tentou ser músico, mas notou que faltava algo simples: habilidade para tocar qualquer instrumento. Acredita na música feita no Brasil, e gosta de todos os gêneros, desde Rock clássico até Black Metal.

Mais matérias de Vicente Reckziegel no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online