Simbiose: entrevista com a banda de Grindcore/Crust
Por Vicente Reckziegel
Fonte: Witheverytearadream
Postado em 02 de agosto de 2012
Hoje publico a entrevista com uma das principais bandas mais extremas de Portugal, o Simbiose. Apostando num rápido e pesado Grindcore/Crust Punk, a banda já conta com duas décadas de atividade e cinco discos de estúdio (além de um "sem número" de Split com diversas bandas). Fiz esta entrevista com o Vocalista Jonhie, sendo que a banda é completada por André (Vocal), Bifes (Baixo), Nuno (Guitarra), Luis (Bateria) e Tiago (Guitarra).

Vicente - Para começar, conte-nos um pouco sobre a banda e seus mais de vinte anos de atividade.
Jonhie: Bem resumido: somos uma banda de crust punk de Lisboa, Portugal, começamos em 1991, fizemos shows por toda a Europa e Brasil, e o lance é curtir tocar e fazer música com atitude. Enquanto a nossa amizade durar e o que fazemos nos fizer sentido, continuaremos (risos).
Vicente - Vocês lançaram este ano o álbum "Economical Terrorism". Como foi a gravação do mesmo e a divulgação na mídia especializada?
Jonhie: Bem, a gravação do "Economical Terrorism" foi essencialmente muito rápida! Acho que ao fim de 20 anos temos a fórmula... 5 dias de gravação e 3 dias para a mixagem. A gravação foi num estúdio de nosso amigo Mario Sapo a cargo do Paulão, a mixagem foi feita na Suécia por Ulf Blomberg, que já tinha mixado o nosso disco anterior. Sobre a divulgação foi a normal, entrevista na mídia dentro do nosso estilo.

Vicente - E a reação dos fãs têm sido a esperada por vocês?
Jonhie: Sim. Eu também acho que, quem escuta nosso som já sabe o que vai encontrar... Não há grandes surpresas!
Vicente - Qual acredita ser a principal diferença dele para os álbuns anteriores?
Jonhie: A diferença basicamente é ser o álbum com mais raiva e agressividade feito por nós!
Vicente - Sem contar os vários Splits, vocês lançaram também "Naked Mental Violence", Bounded in Adversity", "Evolution?" e "Fake Dimension". Conte-nos um pouco sobre cada um deles.
Jonhie: Acho que todos os discos, apesar de serem do mesmo estilo, são diferentes em si... O "Naked Mental Violence" é o resumo de 10 anos, fomos ao estúdio gravar músicas que tínhamos feito e editado até ali, mas com um som melhor e mais atual, que na época não tínhamos nem conhecimento, nem grana para o fazer. O "Bounded in Adversity" é capaz de ser o disco mais Metal! O "Evolution?" realmente foi a nossa maior evolução até ali enquanto músicos, foi o primeiro dessa linha desde o "Economical Terrorism" passando pelo "Fake Dimension".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Vicente - Quais são as músicas obrigatórias que os fãs pedem que toquem nos shows?
Jonhie: "PORTUGAL EM CHAMAS" e "FUCK WORLD". São muitas, normalmente pedem sempre as mais antigas, mas em 20 anos tem muita coisa para escolher!
Vicente - Como está a cena Portuguesa para o Rock e Metal hoje em dia? Há espaço adequado para shows de bandas locais?
Jonhie: A cena está um pouco fechada, não tem muitos espaços para shows Underground, existe uma cena sim, mas muito menor que ai no Brasil (também somos um país muito menor né).
Vicente - O que vocês conhecem das bandas de Rock e Metal do Brasil?
Jonhie: Sim claro, nossos discos são editados no Brasil, já tivemos em turnê ai em 2008, onde tocamos com muita banda ai do Brasil, e aqui em Portugal também já tocamos com o Cólera, D.E.R., Lobotomia, Ratos de Porão, Social Chaos, Presto?, Agrotóxico, Olho Seco... Mas também conhecemos muitas bandas daí: Sepultura, Korzus, DFC, Sarcófago e muitas mais, estamos ligados no que vocês fazem ai (risos).

Vicente - Apesar de irmãs de língua, vocês acreditam que falta uma maior integração entre as cenas de Portugal e Brasil, uma união maior em matéria de shows e divulgação de material?
Jonhie: Cara pelo menos no underground nós não sentimos, o Simbiose dentro do seu estilo é muito reconhecida no Brasil e em todo o mundo em geral, e temos muitos amigos ai no Brasil, onde sempre estamos atentos no que se passa ai, e eles no que se vai passando aqui!
Vicente - Em poucas palavras, fale um pouco sobre as seguintes bandas:
Cannibal Corpse: muito bom até o Chris Barnes sair
Napalm Death: os melhores de sempre
Moonspell: respeito
Obituary: Cause of Death me marcou muito
Extreme Noise Terror: os mais punks do mundo
Vicente - Quais são as principais influências do Simbiose?
Jonhie: Tem muitas, mas Extreme Noise Terror, Doom, D.R.I., Tregady, Ratos de Porão, Anti-Cimex, Napalm Death, Punk e Metal em geral e Crust escandinavo, Skytsystem, Driller Killer, Disfear, WolfBrigade e muitas outras...

Vicente - Deixem um recado para os fãs Brasileiros, tanto aqueles que já conhecem, como para aqueles que desejam conhecer mais sobre o Simbiose.
Jonhie: Antes de tudo obrigado pelo apoio e o reconhecimento desde o começo, obrigado por nos ajudar nos shows e na compra dos discos e, quem ainda não nos viu ao vivo, o esperem para o ano que vem, pois queremos voltar ao Brasil. Deixo-vos um link de um vídeo para verem o que estamos fazendo aqui em Portugal. Abraço a todos.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A música revolucionária que o Guns N' Roses começou a criar num porão em 1985
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
A banda que Wolf Hoffmann não aceita que chamem de metal: "É boa, mas me poupe"
Humberto Gessinger ficou chocado ao descobrir que Beatles eram maiores que Os Incríveis
Eloy Casagrande revela o que evitou fazer no teste do Slipknot: "Se fizesse, seria babaca"
Lemmy: "quando surge uma tentação, eu cedo imediatamente"
Eddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"

