Frank Solari: trajetória de virtuosismo "Made In Brazil"
Por Vicente Reckziegel
Fonte: Witheverytearadream
Postado em 17 de junho de 2012
Nessa entrevista com Frank Solari, guitarrista gaúcho com mais de 20 anos de carreira e gravações ao lado de grandes nomes da música nacional, conversamos um pouco sobre a sua vitoriosa trajetória no sempre duro mundo musical brasileiro.
Vicente: Inicialmente fale um pouco sobre a sua trajetória na música.
Frank Solari: Depois de estudar piano por alguns anos comecei a compreender o quanto é abrangente a arte de fazer música. O conhecimento teórico musical é o mesmo para a guitarra e todos os outros instrumentos. Cada instrumento tem sua sonoridade e técnicas específicas, mas sua função é servir a algo maior: a música. A prática no piano me deu facilidade e precisão na execução de técnicas modernas de guitarra. Foi na época do primeiro Rock in Rio, em 1985, que comecei na guitarra. Mas antes disso eu já tinha interesse nos riffs de guitarra, principalmente do Van Halen, Iron Maiden, Scorpions, Led Zeppelin e AC/DC. Hoje com mais de vinte anos de carreira sou instrumentista, compositor, intérprete, produtor e arranjador. Tenho três discos: Frank Solari; Um Círculo Mágico e Acqua, dois vídeo-aulas, um trabalho em parceria com Eduardo Ardanuy e Ségio Buss no "Tritone" e já participei de inúmeras gravações e projetos como convidado especial. Nos últimos anos tenho feito shows e workshops pelo Brasil e Europa.
Vicente: Você tem três discos lançados, Frank Solari (1994), Círculo Mágico (1998), e Acqua (2003). Conte um pouco sobre como foi a gravação de cada um deles.
Frank Solari: Foram três grandes experiências. Costumo gravar bases junto com o baixo e a bateria e depois chamo os convidados, gravo os solos e dobras de guitarra. Cada um teve um sistema de gravação, edição e mixagem diferente. O primeiro foi gravado em rolo 1"/16 canais e mixado digitalmente. No segundo usamos rolo 2"/24 canais, mixagem em rolo ½" e masterização digital. O Acqua foi 100% digital. Pude aprender muito com essas experiências e hoje aplico o conhecimento como produtor no meu estúdio próprio.
Vicente: Também lançou Tritone; Just for Fun (...And Maybe Some Money), um projeto com Eduardo Ardanuy (Dr. Sin) e Sérgio Buss (Steve Vai). Como se deu essa parceria?
Frank Solari: Foi super legal. Eu estava no Rio de Janeiro quando o Edu me ligou e convidou para o trabalho. Encontramos em São Paulo com Sergio Buss e gravamos. Minha parte foi feita em praticamente uma semana. O CD foi lançado rapidamente e atingiu o objetivo.
Vicente: Você morou alguns anos na Espanha. Como foi essa experiência para você tanto pessoalmente como profissionalmente?
Frank Solari: Pessoalmente pude ver e concluir que viver no Brasil, apesar de tudo, é bem melhor. Consegui mostrar meu trabalho na Espanha, Alemanha e Portugal em mais de duzentos eventos (workshops, shows e participações).
Vicente: Quais são as suas principais influências?
Frank Solari: Todo o tipo de música me agrada desde que tenha algo a dizer ritmicamente, harmoniosamente e melodicamente.
Vicente: Uma mensagem para os fãs e amigos que curtem o seu trabalho e para aqueles que gostariam de conhecer melhor e apostam na música feita no Brasil.
Frank Solari: Agradeço a todos os que gostam de música de verdade. Incentivo a todos a seguirem fazendo a música que gostam independente de estilos. Se dediquem ao que estão fazendo sem depender de modismos. A arte musical é um dos caminhos de abrir a mente para as possibilidades que o universo nos dá. Boa música independe de onde é feita, simplesmente conecta o ouvinte com algo bom. Sinto muito por quem ainda não conseguiu ouvir isso...
Discografia:
Frank Solari (1994)
Círculo Mágico (1998)
Tritone: Just for Fun (…And Maybe Some Money (1998)
Acqua (2003)
Website:
http://www.franksolari.net/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
A banda de metal dos anos 2000 que foi elogiada por Lars Ulrich e Steve Harris
Dave Mustaine cantarola Jorge Ben Jor e diz que não conhece nenhuma música do Sepultura
Os dois rockstars que influenciaram Casagrande a entrar no mundo das drogas


Mustaine: "tive momentos difíceis por me assumir cristão"
Axl Rose: drogas, atrasos, agradecimentos ao Nirvana e muito mais



