Frank Solari: trajetória de virtuosismo "Made In Brazil"
Por Vicente Reckziegel
Fonte: Witheverytearadream
Postado em 17 de junho de 2012
Nessa entrevista com Frank Solari, guitarrista gaúcho com mais de 20 anos de carreira e gravações ao lado de grandes nomes da música nacional, conversamos um pouco sobre a sua vitoriosa trajetória no sempre duro mundo musical brasileiro.
Vicente: Inicialmente fale um pouco sobre a sua trajetória na música.
Frank Solari: Depois de estudar piano por alguns anos comecei a compreender o quanto é abrangente a arte de fazer música. O conhecimento teórico musical é o mesmo para a guitarra e todos os outros instrumentos. Cada instrumento tem sua sonoridade e técnicas específicas, mas sua função é servir a algo maior: a música. A prática no piano me deu facilidade e precisão na execução de técnicas modernas de guitarra. Foi na época do primeiro Rock in Rio, em 1985, que comecei na guitarra. Mas antes disso eu já tinha interesse nos riffs de guitarra, principalmente do Van Halen, Iron Maiden, Scorpions, Led Zeppelin e AC/DC. Hoje com mais de vinte anos de carreira sou instrumentista, compositor, intérprete, produtor e arranjador. Tenho três discos: Frank Solari; Um Círculo Mágico e Acqua, dois vídeo-aulas, um trabalho em parceria com Eduardo Ardanuy e Ségio Buss no "Tritone" e já participei de inúmeras gravações e projetos como convidado especial. Nos últimos anos tenho feito shows e workshops pelo Brasil e Europa.
Vicente: Você tem três discos lançados, Frank Solari (1994), Círculo Mágico (1998), e Acqua (2003). Conte um pouco sobre como foi a gravação de cada um deles.
Frank Solari: Foram três grandes experiências. Costumo gravar bases junto com o baixo e a bateria e depois chamo os convidados, gravo os solos e dobras de guitarra. Cada um teve um sistema de gravação, edição e mixagem diferente. O primeiro foi gravado em rolo 1"/16 canais e mixado digitalmente. No segundo usamos rolo 2"/24 canais, mixagem em rolo ½" e masterização digital. O Acqua foi 100% digital. Pude aprender muito com essas experiências e hoje aplico o conhecimento como produtor no meu estúdio próprio.
Vicente: Também lançou Tritone; Just for Fun (...And Maybe Some Money), um projeto com Eduardo Ardanuy (Dr. Sin) e Sérgio Buss (Steve Vai). Como se deu essa parceria?
Frank Solari: Foi super legal. Eu estava no Rio de Janeiro quando o Edu me ligou e convidou para o trabalho. Encontramos em São Paulo com Sergio Buss e gravamos. Minha parte foi feita em praticamente uma semana. O CD foi lançado rapidamente e atingiu o objetivo.
Vicente: Você morou alguns anos na Espanha. Como foi essa experiência para você tanto pessoalmente como profissionalmente?
Frank Solari: Pessoalmente pude ver e concluir que viver no Brasil, apesar de tudo, é bem melhor. Consegui mostrar meu trabalho na Espanha, Alemanha e Portugal em mais de duzentos eventos (workshops, shows e participações).
Vicente: Quais são as suas principais influências?
Frank Solari: Todo o tipo de música me agrada desde que tenha algo a dizer ritmicamente, harmoniosamente e melodicamente.
Vicente: Uma mensagem para os fãs e amigos que curtem o seu trabalho e para aqueles que gostariam de conhecer melhor e apostam na música feita no Brasil.
Frank Solari: Agradeço a todos os que gostam de música de verdade. Incentivo a todos a seguirem fazendo a música que gostam independente de estilos. Se dediquem ao que estão fazendo sem depender de modismos. A arte musical é um dos caminhos de abrir a mente para as possibilidades que o universo nos dá. Boa música independe de onde é feita, simplesmente conecta o ouvinte com algo bom. Sinto muito por quem ainda não conseguiu ouvir isso...
Discografia:
Frank Solari (1994)
Círculo Mágico (1998)
Tritone: Just for Fun (…And Maybe Some Money (1998)
Acqua (2003)
Website:
http://www.franksolari.net/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A opinião contundente de Andre Barcinski sobre "Lulu", do Metallica; "Tudo é horrível"
Surra anuncia pausa nas atividades por tempo indeterminado
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
A banda definitiva de Heavy Metal, na opinião de Ozzy Osbourne
Quem apelidou Eric Clapton de "mão lenta" ("slowhand") e porque isso faz todo o sentido


Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



