Forka: entrevista da banda ao site Metal Clube
Por Rômel Santos
Fonte: Island Press
Postado em 12 de abril de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os paulistas do Forka estão a todo vapor divulgando seu último trabalho, o disco "Enough" (2010). O trabalho conseguiu espaço em diversos portais especializados e tem espalhado o nome da banda pelo país.
O Metal Clube conversou com Ronaldo (vocal) para saber quais os planos do grupo e como tem sido a repercussão do recente disco. Acompanhe!
Metal Clube - A sonoridade do Forka reúne misturas de Thrash Metal e Metal Core. Quais as grandes influências que moldaram o som de vocês? Como a banda trabalha para que essa sonoridade seja cada vez mais amadurecida entre um trabalho e outro?
Ronaldo - E aí pessoal do Metal Clube. Nossas influências são várias, podemos citar Sepultura, Slayer, Testament, Biohazard etc. Nossas influências são muito vastas, pois cada integrante tem suas peculiaridades, acho que isso acaba dando uma identidade e características próprias ao Forka. Nós estamos sempre ouvindo coisas novas, geralmente coisas que agreguem ao nosso som. Faço aula de canto, os guitarristas junto com o baterista e o baixista sempre conversam entre eles sobre timbragem, equipamentos e debatemos os shows. Nós somos uma banda focada quanto à evolução, em minha opinião, se torna algo natural.
Metal Clube - O segundo trabalho, "Enough" (2010), tem conseguido espaço em diversos zines e portais especializados em Metal. Qual o grande ponto forte desse registro na visão de vocês?
Ronaldo - A evolução da banda. No "Enough" a banda está mais amadurecida.
Metal Clube - A banda tem apostado bastante na internet para divulgar o último trabalho. Vocês consideram o melhor caminho para espalhar o nome do Forka pelo país? Apoiam os MP3's?
Ronaldo - Com certeza apoiamos. Hoje praticamente tudo gira em torno de publicidade principalmente na internet, o mundo está girando em torno disso, preferimos ter nossa música espalhada ao público. Sendo assim, nossos dois álbuns estão disponíveis para download no site da Trama Virtual. É só clicar no FORKA e mandar bala (risos).
Metal Clube - Já se passaram 10 anos do lançamento do primeiro trabalho, "Only Hate". Qual o grande incentivo do Forka para manter-se vivo na cena, uma vez que as dificuldades estão cada vez maiores no que diz respeito a espaço, divulgação e apoio do público aos grupos nacionais?
Ronaldo - Nós amamos o que fazemos. Nós já tocamos para 10,000 pessoas e para 2 também. A energia é a mesma. Hoje uma banda viver 10 anos na cena como a do Brasil é muito gratificante. Eu tenho esperança na cena do Brasil. E acredito que esteja crescendo. Banda boa não falta.
Metal Clube - O clipe de 'Knowing Your Suffering' foi veiculado na programação da MTV. Qual a importância para o cenário nacional ao ter uma banda sendo divulgada nas mídias de grande massa? Vocês consideram esse apoio fundamental?
Ronaldo - Quando eu era mais novo, vi uma vez um clipe do "Questions" na MTV e pensei: "Que foda!!!" E para mim serviu de inspiração, e pensei assim: "Um dia terei uma banda e estarei na mídia!" E aconteceu, mesmo sendo underground e independente, nós conseguimos. Com certeza é fundamental e deveria ser obrigação dela como uma Music Television colocar um programa do gênero.
Metal Clube - A banda carrega em sua trajetória de shows importantes, como a participação no festival Araquara Rock junto com a banda Biohazard e o ForCaos, em Fortaleza-CE. O que esses festivais trouxeram de crescimento para a banda?
Ronaldo - Todo show sempre traz alguma experiência para nós. Muitas vezes boas, algumas ruins. Nos festivais foram as melhores possíveis. Conhecer profissionais da música e por trás dela, como engenheiros de som, produtores, fãs etc. São festivais totalmente profissionais, isso agrega muito para a banda. Acho que o Forka não teve tantas experiências ruins de show. Ainda bem! (risos).
Metal Clube - Falando nisso, como tem sido a aceitação das faixas de "Enough" nos últimos shows?
Ronaldo - Nossa! O pessoal gosta muito. Nos shows já vejo as pessoas cantando alguns sons, como a 'Screaming In The Shadows'. Algumas pessoas tem nos cobrado algum som antes e durante o show, isso é realmente muito foda. Estamos contentes com os resultados das resenhas elogiando o nosso trabalho. Isso é o que nos dá animo e força para estar na estrada há dez anos.
Metal Clube - Para fechar, o que a banda espera de 2012? Quais os planos para o futuro?
Ronaldo - Esperamos lançar um novo play ainda este ano. E nossos planos é tocar muito e fortalecer ainda mais a cena. Nós acreditamos no potencial do publico e vamos que vamos, pois o som não pode parar. Agradeço o espaço e muita força para o metal nacional.
Veja a matéria original:
http://www.metalclube.com/novo/entrevistas/11383-ronaldo-forka.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
O gesto de Renato Russo na carreira solo que fez Lulu Santos expressar sua gratidão
De Kate Bush a Can, John Lydon lista seus 12 álbuns preferidos de todos os tempos
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso

Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Motorhead: Lemmy fala sobre Jimi Hendrix, drogas e mais



