Forka: Moleques com um pouco mais de juízo
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 29 de janeiro de 2012
Uma década e dois álbuns furiosos que mesclam o Thrash Metal e Hardcore possibilitou que o paulistano Forka montasse uma agenda de apresentações por muitos estados do Brasil. Considerando o peso esmagador de seu último álbum, "Enough", o whiplash.net conversou com a banda, cujos integrantes se revelaram muito ‘gente boa’ e suas respostas conquistam pelo otimismo. Confiram aí!
Whiplash.Net: Olá pessoal. O Forka está completando sua primeira década. Que tal começarmos com um balanço deste período?
Samuel: Olá Ben e Whiplash.Net. Começamos como qualquer moleque começa, e hoje continuamos como qualquer moleque, mas com um pouco mais de juízo. A gente já brigou muito, mas teve mais risadas do que brigas, acabamos conhecendo muitos picaretas, mas o número de gente do bem que está do nosso lado é maior.Levamos nosso som para diversos lugares porque alguém quis o Forka lá. Então acreditamos que o saldo foi positivo. Pra gente, esses 10 anos passaram voando.

Whiplash.Net: Sua proposta é um amálgama sem concessões e totalmente extremo. Como funciona seu processo de composição para equilibrar o Hardcore, Death e Thrash Metal identificável em "Enough"?
Ronaldo: Geralmente o Samuel e Alan já chegam com algumas idéias e depois disso, vamos trabalhando bateria, baixo, voz e cada um dá sua opinião sobre o que o outro está tocando. Chega ser estranho e demora um pouco até a gente conseguir tocar nossas próprias músicas. Só vendo para tentar entender... (risos)

Whiplash.Net: Vocês prepararam nada menos do que quatro vídeos para a divulgação de "Enough" e, ainda que todos reflitam com exatidão a fúria de sua música, o resultado de "Knowing Your Suffering" consegue se sobressair. Como rolou sua concepção?
Ricardo: Encontramos uma fábrica abandonada em Santo André, estava tudo arrebentado e achamos que ali seria um cenário legal para fazer umas fotos e o vídeo. Até então, a gente não sabia qual som seria, mas de última hora escolhemos "Knowing Your Suffering". A experiência da produtora teve uma participação importante nisso, porque não tinha nem energia próximo do local, muito menos um roteiro.
Whiplash.Net: Em termos de público, a década de 1980 é citada como a que mais valorizou o Heavy Metal – inclusive no Brasil. Como vocês analisam essa cena de uma forma geral, qual foi o erro ou em o momento em que tal força se desgastou?
Rodolfo: Eu nasci em 83, então perdi boa parte dessa época. Mas eu acho que era mais valorizado pela dificuldade de acesso a algo novo, ou a algo que você gostasse. Antes, se você quisesse curtir uma banda, você precisava ir com seus amigos para o show e comprar um disco ou k7 para ouvir depois. Hoje em dia tem o Youtube e mp3 por toda parte. Acho que isso faz com que a galera fique um pouco mais acomodada.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Whiplash.Net: De qualquer forma, o Forka vem conseguindo tocar em vários estados do Brasil. Isso é ótimo! Como superaram as dificuldades de acesso e como funciona sua rede de contatos?
Samuel: A dificuldade é para todos, ela está todos os dias na sua frente. Você precisa acreditar no que faz e fazer com qualidade, responsabilidade e os contatos bons surgem naturalmente, muitos viram seus amigos.
Ricardo: Uma coisa é certa, ninguém vai querer uma banda se a música é ruim, ou se no CD é perfeito e ao vivo é uma bosta. Você só é convidado para tocar se alguém quer te ver por lá.
Whiplash.Net: O ‘Pay To Play’ não é ilegal e amplamente utilizado para nossas bandas conseguirem abrir shows gringos. Analisando friamente, em médio prazo, até onde isso é viável para quem se submete a isso? Parece-me que os únicos que lucram são os promotores...
Rodolfo: É um assunto complicado. Nós nunca pagamos para abrir um show, mas não sou contra. É uma forma de divulgação e lógico que tem gente ganhando com isso. Pra mim, se for uma banda de qualidade que tenha condições para pagar e abrir um show grande, acho que é positivo, está levando seu trabalho para um público que talvez nunca fosse ouvir sua banda. Correndo grandes chances de conquistar novos fãs! Tem que pensar nisso como um investimento... Mas se a banda for ruim ou o estilo não esteja bem alinhado com o público da banda principal, talvez seu fim esteja mais próximo do que parece. Vai dar merda...

Ronaldo: Vacilou, nego vai descer a boca sem dó.
Whiplash.Net: É fato que a internet possibilite que sua música chegue facilmente às mais longínquas nações, e o Forka até facilitou ao liberar para download os álbuns "Fell Your Suicide" e "Enough". Mas que benefícios concretos isso pode trazer para uma banda continuar na ativa atualmente?
Alan: Como disse Duff McKagan numa entrevista que eu li, antes se ganhava mais com venda de álbuns e hoje se ganha mais com shows e camisetas. O pessoal tem que se adaptar ao novo cenário. Nós não pegamos a fase de ganhar mais com a venda de álbuns, então pra gente não mudou nada. Só queremos que todo mundo conheça o Forka, mas se um dia ninguém quiser o Forka nas casas de shows, vamos continuar tocando em ensaios, nas nossas casas, para amigos e etc. O que mantém o Forka na ativa é a gente mesmo, um querendo tocar com o outro.

Whiplash.Net: Pergunto isso, pois me parece que a Música se tornou uma espécie de hobby aos próprios músicos. Como não existe um real retorno financeiro e a dificuldade para se tocar ao vivo, são necessárias outras atividades para se sustentar. Que ações poderiam reverter esse quadro aqui no Brasil?
Ronaldo: Sem dúvida, pra gente a música é algo que a gente faz por prazer, o resto a gente vê depois. É igual jogar futebol, você joga porque gosta daquilo, se você vai ganhar dinheiro ou não com isso, aí já não sei... Mas como você falou sobre o que poderia reverter o quadro no Brasil... Só o público pode reverter. Se o artista não tem público que compre sua música, sua camiseta, seu boné, que vá curtir no show, que divulgue na internet, que apoie de alguma forma, não tem casa ou produtor que se interesse pelo artista. Nenhum produtor vai se importar em pagar R$ 20 mil ou o valor que você quiser ganhar por um show se sua banda garantir lucro para ele. Quem consegue atrair o público está com o rabo cheio de grana.

Whiplash.Net: E os planos para 2012? Foi divulgado que o Forka está preparando o sucessor de "Enough", e nesse período entre um disco e outro, vocês sentiram alguma diferença na realização dos trabalhos?
Ricardo: Verdade, estamos trabalhando na pré produção do novo álbum, correndo para lançar ainda esse ano.
Samuel: A diferença é que vamos ficando mais velhos e entrosados, sabemos o que é possível fazer e queremos o melhor.
Whiplash.Net: Ok, pessoal, o whiplash.net agradece pela entrevista e deseja boa sorte a todos. Se o Forka quiser acrescentar algo, a hora é agora...
Samuel: Ben e galera do Whiplash.net, obrigado mais uma vez por abrir esse espaço para nós. Somos fãs de carteirinha do trabalho de vocês. Todas as empresas e pessoas que acreditam no que fazemos, muito obrigado de coração, estamos na luta juntos. E pra quem ainda não está lá, chega junto, é só visitar e clicar em curtir.
http://www.facebook.com/ForkaOfficial
http://www.myspace.com/forkametal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
As letras do Ghost falam sobre Deus ou o Diabo? Tobias Forge responde
O clássico que foi escrito em uma noite e superou 2 bilhões de plays no Spotify
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards

Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"

