Pantera: Vinnie não quer fumar Cachimbo da Paz com Anselmo
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site Texas Monthly
Postado em 22 de novembro de 2010
Em 1990 a banda de Heavy Metal de Arlington chegou ao sucesso com sua estreia em um grande selo fonográfico, COWBOYS FROM HELL, que colocou em evidência a guitarra pirotécnica de "Diamond" (depois "Dimebag") Darrell Abbott e os vocais arrebatadores de Phil Anselmo. Pouco mais de uma década depois, a banda teve um rompimento particularmente feio, largamente devido a tensões em torno do vício em heroína de Anselmo. Muito pior estava por vir: em 2004, enquanto Darrell e seu irmão, Vinnie Paul, baterista do PANTERA, estavam se apresentando com sua nova banda, o DAMAGEPLAN, um fã enlouquecido assaltou o palco e atirou e matou Darrell.
À ocasião do vigésimo aniversário de Cowboys, a gravadora Rhino lançou uma edição expandida do disco com dois ou três CDs, assim como uma caixa de 85 dólares no formato do estado do Texas e uma edição superlativa de 100 dólares. Vinnie Paul, de 46 anos, divide seu tempo entre Arlington e Las Vegas, onde ele ficou "muito amigo de [o comediante] Carrot Top e [o mágico e comediante] Amazing Johnathan e toda a nata do entretenimento de lá":
Antes de ‘Cowboys From Hell’, vocês eram uma típica banda glam de metal dos anos oitenta – vocês tinham o cabelo arrepiado, as calças justas, a maquilagem – e daí nesse disco seu som ficou mais pesado e seu visual mais sombrio. Qual mudança veio antes? O visual ou o som?
Vinnie: "Foi uma combinação. O MEGADETH ligou pra Dimebag e basicamente ofereceu o mundo pra ir tocar guitarra pra eles, mas ele os recusou. E daí a gente pensou, 'Wow, a gente tem que fazer algo aqui pra tornar essa banda algo especial'. Nossos lançamentos independentes estavam meio que imitando as bandas que escutávamos na época, então basicamente dissemos, 'Vamos nos livrar dessas roupas mágicas – elas não tocam música por nós. Vamos tirar isso tudo'. Nós estávamos prontos pra fazer algo novo – manter as raízes caipiras que tínhamos do Texas mas levá-las a um novo nível".
O que você quer dizer por suas "raízes caipiras"?
Vinnie: "Meu pai era um músico de Country, então tínhamos David Allan Coe e muito mais música country rolando pela casa o tempo todo. Se você pegar o riff dessa canção, 'Cowboys From Hell' e analisa-lo, é quase um riff caipira: dekka dekka dekka dekka dekka dekka dekka dek. A gente só pegou esse espírito e colocou essa máquina de heavy metal por trás dele".
Você e Darrell chegaram a ter uma banda com Coe por algum tempo, o Rebel Meets Rebel. Como foi que isso rolou?
Vinnie: "Coe estava tocando no [famoso bar e restaurante mexicano] Billy Bob’s uma noite, e Dome viu o show e realmente amou o cara. Ele ficou na fila depois do show pra pegar um autógrafo e apertou a mão de Coe e disse, 'Hey. Cara eu toco nessa banda chamada Pantera. Eu realmente adoro o que você faz'. E Dime deu a ele nosso DVD, e mais tarde naquela noite, quando Coe estava viajando pra próxima cidade, ele apareceu. Ele não tinha ideia de quem era Pantera, e ficou chapado. Ele ligou pra Dime no dia seguinte e disse, 'Porra, eu coloquei esse DVD, cara, e eu me senti como assistisse aos Beatles. Temos que nos encontrar e escrever algumas canções'!"
Eu sei que quando o Pantera se separou havia muita mágoa entre você e Phil Anselmo. Vocês tiveram que lidar um com o outro de algum modo pra lançar essa reedição?
Vinnie: "Nah, nah. Eu fiz tudo que eu podia pra me certificar de que seria tão bom quanto pudesse ser, e ele contribuiu com a parte dele, e eu acho que fizemos justiça aos fãs por serem parte disso".
Em seus agradecimentos no encarte, Anselmo fala muito sobre como vocês são ótimos, como se ele estivesse querendo deixar o passado pra trás. Mas eu seus agradecimentos você dá uma alfinetada de leve nele, escrevendo, "Phil era muito diferente na época – muito honesto e aberto em suas letras." Eu devo concluir que vocês não vão fumar o cachimbo da paz?
Vinnie: "Essa é uma excelente conclusão. Eu vou deixar assim".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Rob Halford explica o que o fez regravar vocais de ao vivo do Judas Priest em estúdio
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
Guitarrista defende opção do Twisted Sister por Sebastian Bach
A gafe cultural que Edu Falaschi quase pôs em "Eldorado": "Símbolo de traição"
O clássico do Queen que melhor representa a banda, segundo Brian May
Pilares: O início do Heavy Metal em 1969
O hit dos Beatles que parece inocente só que traz versos bastante picantes
Slash: os 4 melhores vocalistas da história, na opinião dele (só 2 são do rock)

Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Pantera ajudou a salvar o metal na década de 90, segundo Rob Halford
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Richie Faulkner (Judas Priest) revela experiência com tabuleiro Ouija e CD do Pantera
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



