PorcupineTree: Gavin Harrison é o Mike Portnoy da vez
Por Felipe Hardt Galati
Fonte: Porcupine Tree Brasil
Postado em 11 de dezembro de 2009
O inglês Gavin Harrison já tocou com todo mundo! Desde Kim Wilde até King Crimson, e de Lisa Stansfield a Iggy Pop. Mas este "músico de aluguel" anônimo somente ganhou seu espaço merecido no mundo da bateria após ingressar no Porcupine Tree em 2003.
Porcupine Tree - Mais Novidades
Votado como um dos melhores bateristas do ano em 2007, 2008 e 2009, Gavin é aclamado através de toda América e Europa por bateristas profissionais e fãs. Neil Peart (Rush), Mike Portnoy (Dream Theater) e Simon Phillips são apenas alguns nomes que Gavin Harrison superou através de sua técnica.
Como será que ele se sente após ter conquistado este respeito de tantos ilustres bateristas?
Gavin Harrison: "Honestamente, muito surpreso!"
E como o baterista descreveria a música do Porcupine Tree, uma banda dita como "A melhor banda que você nunca ouviu"?
Gavin Harrison: "Bem, acho que você pode chamar este tipo de música de moderna, adulta, experimental e edificante. É música que você realmente precisa ouvir, música com um pouco de profundidade."
Gavin Harrison: "Já fomos rotulados como 'prog rock', mas talvez isso tenha sido algo ruim. Este termo, 'prog rock', sugere que talvez sejamos algo como Yes ou Genesis - mas acredito que exploramos areas da música similares a Radiohead e Tool."
O baterista talvez discorde de mim, mas para quem já ouviu Porcupine Tree, é "fácil" dizer que o som deles é algo como Pink Floyd, Rush, Beach Boys, Metallica, Crosby Stills Nash and Young tocando juntos! Adiciona-se algum eletrônico, tempos absurdos, riffs de violão mal-assombrado e letras poéticas... é só misturar tudo isso e Porcupine Tree surgirá.
Mas talvez tudo isso ainda não faça justiça ao que a banda realmente é. Atualmente a mídia classifica Porcupine Tree como "impossível de classificar".
A banda está na arena 02, em Newcastle, promovendo o novo álbum, The Incident, o qual é Top 20 dos sucessos deste ano na Grã-Bretanha, Europa e América.
Chegando ao final da turnê que cobriu América do Norte, Europa e agora Grã-Bretanha, Gavin admite...
Gavin Harrison: "Como qualquer trabalho, isto pode se tornar cansativo após semanas na estrada. Às vezes eu fico sonhando no palco, desejando ter uma semana de folga - ou até um trabalho num escritório - mas então eu caio na real e lembro que estou fazendo algo que amo."
Você já deve ter tocado em North East (Região da Inglaterra) muitas vezes com diferentes artistas, correto?
Gavin Harrison: "Sim, também já toquei no City Hall e Whitley Bay Ice Rink."
No Withley Bay? Com quem?
Gavin Harrison: "Bem, não gostaria de falar sobre isso (risadas) ... mas pensando bem, acho que talvez tenha sido com o Bananarama! (conhecida pela música 'Venus')"
Para nós que tocamos bateria, as coisas mudaram bastante desde que o instrumento ganhou notoriedade nos anos 60 com Keith Moon (The Who), Buddy Rich e Ringo (Beattles). Gavin é reverênciado por sua técnica, movimentos precisos e suaves e manipulação do tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Em 1994, Max Cavalera alfinetou Engenheiros do Hawaii durante entrevista a João Gordo
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones
Vocalista dos Sex Pistols explica porque o punk acabou ficando "parecido com o fascismo"


10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



