Megadeth: "sou um baixista de Blues", diz Lomenzo
Por Alex Silva de Chico e Paulo Nesso
Fonte: Megadeth World
Postado em 21 de abril de 2008
Quando o baixista do MEGADETH, James Lomenzo, se uniu à banda em 2006, ele já havia construído uma carreira de 30 anos de rock com artistas como DAVID LEE ROTH e bandas como WHITE LION e BLACK LABEL SOCIETY. "Eu toquei com quase todo mundo, então não há muito que possa me assustar," comenta Lomenzo.
Mas até mesmo alguém com as credenciais de Lomenzo ficaria maravilhado com o "monstro" MEGADETH que esteve faminto desde sua criação em 1983. Quando o membro fundador, o último remanescente da última formação, Dave Mustaine, sofreu um sério dano no nervo do braço em 2002, isso marcou a única vez na história da banda em que ela ficou sem rumo.
Agora Lomenzo e Mustaine procuram passar a tocha para a nova geração do Metal na Gigantour deste ano, a qual tem em sua lista de atrações alguns dos mais formidáveis nomes no gênero — IN FLAMES, CHILDREN OF BODOM, JOB FOR A COWBOY e HIGH ON FIRE.
Lomenzo conversou com a Alibi sobre o lugar na história do MEGADETH, quais bandas chamam sua atenção atualmente e como ele faz para manter acesa a chama do rock ’n’ roll.
Como você reagiu quando lhe foi oferecido um lugar no Megadeth?
Lomenzo: "No início, eu não achava que era o cara certo para a banda. Sou um baixista de blues, não metaleiro. Com o passar do tempo eu comecei a sacar melhor a idéia. Sempre fui um fã. MEGADETH me lembra música sinfônica, o modo como as coisas se constroem uma sobre a outra".
O que você trouxe para a banda?
Lomenzo: "Eu trago experiência de algo em torno de 50 bandas. Dave é um veterano com muita experiência também, e eu aprendi muitas coisas tocando com ele, e presumo que ele aprendeu muitas coisas comigo também. De uma forma legal, parece que a banda continua crescendo mesmo após mais de 20 anos".
O que manteve o MEGADETH vivo por todo esse tempo?
Lomenzo: "O desejo do Dave em manter a banda viva. Ele é o MEGADETH, e ele sabe exatamente como a música deve soar. Então, enquanto ele mantiver este desejo, o MEGADETH continuará".
Vamos falar sobre a turnê. Vocês tentam colocar alguma das bandas mais jovens com quem vocês estão viajando, debaixo de suas asas?
Lomenzo: "Dave e eu fazemos muito isso. Nós somos como... pegue um chocolate quente e vamos sentar em volta da fogueira e conversar sobre os velhos tempos. É interessante o quanto as bandas jovens chegam até nós para fazerem perguntas. Nós já passamos pelo que eles estão passando agora, então é bom poder ajudá-los e passar aquela sabedoria tribal, assim dizendo".
Você sente como se estivesse aprendendo algo com eles também?
Lomenzo: "Absolutamente. Meu sentimento é que quando você para de aprender, você deve também ficar em casa. É ótimo ver esses garotos no palco com toda aquela energia. É fantástico ver. Isso te faz lembrar de como você deve se comportar lá fora. É um choque, mas sempre é bom para nós".
Vocês ainda agitam como antes?
Lomenzo: "Eu agito o máximo que posso, meu amigo. Eu sempre conto para as outras bandas em turnê esta história. Quando eu estava com o WHITE LION, fomos sortudos o suficiente de fazer turnê com o AC/DC. Eu juro. Angus Young nunca cansa. Ele estava tirando todos os truques que ele tinha no palco. Digo, qualquer um pode tocar notas, e é fácil fazê-lo quando se está sentado. A verdadeira coisa de super-herói é ser capaz de correr por todos os lados, fazer toda a coisa maluca e ainda tocar as músicas o melhor possível. Você precisa fazer isso toda noite para que o público sinta que estão vendo algo especial".
Tem alguma das bandas novas que você anda prestando mais atenção?
Lomenzo: "Eu ouço muitas coisas em rádios na internet e deixo rolando, mas não me fixo a nomes. Bandas como AVENGED SEVENFOLD e STATIC-X são muito boas. E tem as bandas como as com quem estamos viajando, CHILDREN OF BODOM, que talvez não sejam do meu estilo, mas ainda reconheço qualidade quando ouço. Esses caras são demais".
Como você espera que a história trate o MEGADETH?
Lomenzo: "Acho que a história vai lembrar do MEGADETH como um veículo criado por Dave Mustaine que sempre é fiel a música e os fãs".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
A música do Judas Priest que foi gravada em 20 minutos, segundo Ian Hill
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A melhor faixa de abertura de um disco de Metal, segundo Max Cavalera
Filha de Mike Shinoda foi tocar guitarra e não sabia que o pai era do ramo e famoso
O ícone do metal extremo que era professor e dava aula para crianças carentes

Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
A decepção de Dave Mustaine com álbum do Led Zeppelin: "Ele não estava tocando bem"
O disco gravado pela formação clássica que a Metal Hammer considera um dos piores do Megadeth
O disco do Ramones que ajudou Marty Friedman a evoluir como guitarrista
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
O disco clássico dos Ramones que influenciou David Ellefson, ex-baixista do Megadeth
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
O disco clássico do Black Sabbath que foi uma "revelação" para Marty Friedman
O disco do Kiss que mudou a vida de Marty Friedman (e o fez desistir dos esportes)
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



