Atrocity: "nos invejam por causa do 'Werk 80'"
Por César Enéas Guerreiro
Postado em 13 de fevereiro de 2008
Como já informado, a banda alemã ATROCITY está contando os dias para o lançamento de seu novo álbum de covers, "Werk 80 II", a continuação de seu primeiro álbum de covers "Werk 80", de 1997. A seguir, trechos da entrevista com o frontman Alex Krull, onde ele discute o que o levou a realizar o projeto:
Como você teve a idéia de fazer um álbum só de covers de bandas pop famosas dos anos 80, sendo uma banda de Metal?
Alex: "Tudo começou com uma idéia maluca sobre como essas músicas soariam se nós as tocássemos. Nunca houve qualquer motivação comercial ou coisa parecida. Nós já fizemos uma versão para uma música do DEATH chamada 'Arch Angel' [da demo Infernal Death, de 1985], que foi incluída no álbum ‘Todessehnsucht’ [de 1992]. Mas a idéia de fazer um álbum só de músicas de um estilo que não fosse o Metal surgiu quando tivemos boas experiências ao trabalharmos com músicos de formações musicais completamente diferentes. O primeiro passo foi com certeza o álbum de ‘Ethno-Metal’ ‘Calling The Rain’, que contou com a minha irmã Yasmin e que foi algo realmente extraordinário para uma banda de Death Metal. No caso do ‘Werk 80’ outro aspecto que também nos interessou foi incluir canções completamente diferentes em nosso repertório. Um cover de uma banda de Metal feito por outra banda de Metal não é nada especial e, analisando de um ponto de vista musical, conseguir um bom resultado de uma canção que é estilisticamente diferente daquilo que você normalmente faz é um desafio muito maior.
Em 1995 gravamos covers e novas versões de nossas músicas no mcd ‘Die Liebe’, juntamente com a banda de Dark Wave DAS ICH. Se por um lado aquilo foi um grande passo para mostrar que as cenas Metal e Gótica estavam crescendo juntas, por outro lado mostrou para nós, músicos, que dá certo uma banda como o Atrocity fazer algo nessa linha. É engraçado e significativo o fato de termos feito juntos um cover do LAIBACH, que é bastante conhecido pelos seus covers também. Bem, logo em seguida tivemos uma cooperação bem sucedida com o LACRIMOSA e com o SILKE BISCHOFF. Aquilo foi muito divertido e, de repente, havia muita gente da cena Gótica que começou a prestar atenção em nós e quis trabalhar conosco.
A idéia do Werk 80 havia surgido muito antes mas não achamos que era o momento certo. Depois, quando entramos no estúdio para gravar um álbum que tivesse jeito de ‘projeto’ (depois de termos gravado o ‘Willenskraft’, um álbum convencional mas poderoso que incluía músicas bem pesadas como 'Scorching Breath', 'Bloodstained Prophecy' e 'The Hunt'), muitas pessoas estavam curiosas para saber o que vinha em seguida. O resultado foi que, quando gravamos o Werk 80, um álbum só de hits dos anos 80, muita gente disse que estávamos completamente loucos, mesmo sem ter escutado uma nota sequer do álbum. Muitos se perguntaram por que diabos uma banda de Metal faria um álbum de covers de clássicos Pop e Wave dos anos oitenta? É que isso dá um toque especial, cara! Muitas pessoas ignorantes ainda não entenderam. Nós com certeza não queremos nos tornar uma banda Pop e nos afastar do Metal. Isso é absurdo e, na verdade, o que fazemos é exatamente o oposto! Nós transformamos canções Pop e Wave em Metal e não o contrário. Fazemos o nosso trabalho e não queremos ser uma banda que grava sempre a mesma coisa.
Conhecemos alguns músicos que realmente têm inveja de nós por termos feito o Werk 80. Quando o Werk 80 começou a vender bastante e entrou nas paradas apesar de todas as profecias de fracasso e dos estraga-prazeres, muita gente ficou realmente entusiasmada conosco, as mesmas pessoas que tinham levantado as mãos pro céu horrorizadas! Além disso, já recebi várias propostas de projetos similares com outras bandas. E muitas bandas também tentaram logo em seguida fazer esse tipo de covers, como fazem hoje em dia, quando ficou claro há dois anos atrás que trabalharíamos em um outro álbum ‘Werk 80’. Quem se importa? Não nos interessou antes e não nos interessa agora. Na verdade, achamos que é muito mais legal agora, por exemplo, no Wacken, ver os punhos levantados de milhares de fãs de todo o mundo, que gritavam 'Shout' e as outras músicas. Ou quando fomos a atração principal do maior evento gótico do mundo, o Wave Gotik Treffen em Leipzig [Alemanha]! Quem poderia ter imaginado isso?"
A tracklist de "Werk 80 II" é a seguinte: 'People Are People' (DEPECHE MODE), 'Smalltown Boy' (BRONSKI BEAT), 'Relax' (FRANKIE GOES TO HOLLYWOOD), 'Don't You (Forget About Me)' (SIMPLE MINDS), 'The Sun Always Shines On TV' (A-Ha), 'Hey Little Girl' (ICEHOUSE), 'Fade To Grey' (VISAGE), 'Such A Shame' (TALK TALK), 'Keine Heimat' (IDEAL), 'Here Comes The Rain Again' (EURYTHMICS), 'Forever Young' (ALPHAVILLE), Special Edition bonus track: 'Feels Like Heaven' (FICTION FACTORY).
Werk 80 II saiu em 8 de fevereiro na Europa e será lançado em 4 de março nos Estados Unidos pela Napalm Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
Vocalista reflete sobre onda de haters contra o Greta Van Fleet
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
O nome em "Livin' on a Prayer" que Jon Bon Jovi vetou: "Não posso cantar"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Por que Nick Mason acha que o Pink Floyd teria sido uma péssima banda de heavy metal
Paul McCartney sobre seu hit polêmico: "Eu sabia que ia desagradar. Não gosta? Não compre!"
João Gordo: culpado pelo show horrível do Nirvana no Brasil
O hit de Raul que quase fez Ira! encerrar atividades: "Um dos piores momentos da carreira"

Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



