Gemini Five: Entrevista exclusiva com o guitarrista Tim
Postado em 19 de agosto de 2004
O cenário sueco trouxe ao mundo o Hammerfall alguns anos atrás. Quem achou que isso marcaria a Suécia como um novo berço do Heavy Metal se engana. O pessoal do Gemini Five está aí para provar que o "hard-rock" também é um estilo presente, e bem presente. Conversamos com o guitarrista Tim, que se mostrou bem direto, mas simpático, falando sobre a história da banda e algumas curiosidades que vocês podem conferir no papo abaixo.
Site Oficial: http://www.geminifive.com
Whiplash! - Vamos começar falando do início do Gemini Five. Você e Pete estavam em uma banda chamada "Jackyll and Hyde" e acabaram saindo da mesma para formar o Gemini Five. O que motivou esta atitude?
Tim / Eu e Pete queríamos uma banda com muito mais atitude "rock". Encontramos nossos colegas de banda em bares de nossa cidade e começamos a traçar planos para o futuro. Foi bem simples. Queríamos fazer e fizemos.
Whiplash! - Qual foi a inspiração para o nome da banda e também para o nome "Babylon Rockets" para o primeiro cd?
Tim / Rod veio com este nome, tirado de uma música de sua antiga banda. Achamos que Gemini Five seria ótimo para o que queríamos."Babylon Rockets" foi um dos nomes que cogitamos para a banda, mas acabou ficando como o nome do primeiro cd. É como um grande "FUCK YOU" para todos que não curtem nosso trabalho.... se alguém não gosta, que se foda.
Whiplash! - Sua terra natal é a Suécia, lar do Hammerfall e de várias bandas heavy metal. Como é ser uma banda de hard rock em mneio a tantas bandas heavy?
Tim / Existem várias bandas na Suécia. E muitas soam como Hammerfall e muitas como o Gemini Five. Felizmente quem tem cérebro sabe respeitar e admirar ambas as bandas.
Whiplash! - A capa do primeiro cd é muito boa. Vocês tiveram alguma inspiração nos quadrinhos da Marvel ou da DC Comics (responsáveis por histórias como Batman, Liga da Justiça, Superman...)?
Tim / Não!!! Só queríamos uma capa maneira como é a do Destroyer, do Kiss. Recebemos a idéia de fazê-la em mangá e ficou foda. Aí mandamos brasa no desenho.
Whiplash! - Vocês colocaram neste cd vários elementos que o fazem um bom cd de hard-rock anos 80 como bons refrões, "riffs" do estilo, e letras sobre sexo e humor. Quais foram suas maiores inspirações na hora de compor e gravar?
Tim / Primeiramente MUITO OBRIGADO!!! Adoramos o rock anos 80, mas quisemos por um pouco de modernidade. Bandas como Shotgun Messiah, Marylin Manson nos inspiraram, mas não poderíamos deixar de falar de bandas como AC/DC, KISS... que nos inspiraram ontem, hoje e sempre.
Whiplash! - Como é para uma banda européia de hard-rock excursionar na Europa, berço do heavy metal melódico? Vocês conseguem espaço para tocar e divulgar seu material?
Tim / Há uma cena bem variada para bandas de heavy metal e hard, se você merecer. Os primeiros shows foram muito bons, mas o melhor ainda está por vir.
Whiplash! - "Get Off" mostra alguma influência punk. Vocês são influenciados por bandas como Ramones ou Sex Pistols?
Tim / Não acho que "Get Off" seja uma música influenciada pelo punk. É metal puro. Gosto do Sex Pistols e de sua energia crua. É algo que posso concordar.
Whiplash! - O cenário "hard" anos 80 está crescendo novamente nos EUA e Europa com o retorno de bandas como Twisted Sister, KISS e Motley Crue (prometido para 2005). Vocês acham que esses "revivals" podem ajudar bandas novas como o Gemini Five?
Tim / Claro! Tudo vai em círculos. Vai e volta. O The Darkness tem parte dessa responsabilidade, em chamar a atenção para o hard e toda sua parte visual e musical. Mas a grande verdade é que os fãs estão sempre por aí. Basta você aparecer, eles nunca te abandonam.
Whiplash! - O trabalho de guitarras é muito bom. E eu gostaria que você comentasse sobre o processo de composição, como surgem as músicas e como se desenvolvem as melodias e letras:
Tim / Eu escrevo a maior parte das músicas. Adoro sentar com minha guitarra e começar a compor "riffs". As músicas vêm de vários lugares, idéias, pensamentos.... e vou desenvolvendo tudo isso a medida que as mesmas vêm a minha cabeça.
Whiplash! - Existem ótimos festivais na Europa como o Wacken, Sweden Rock Festival e o Gods of Metal. A banda já recebeu algum convite para estes shows?
Tim / Tivemos azar de fazermos nossos shows na mesma época destes festivais. Adoraríamos poder tocar em toda Europa, mas a viagem é cara e no momento não estamos conseguindo. Mas vamos sim tocar em tudo quanto é lugar. Nos Estados Unidos apenas nos falta um bom acerto para desembarcarmos e fazermos alguns shows.
Whiplash! - Vocês escreveram uma música "hard" com o título de "Hardcore". Há planos de inserir o "hardcore" na sonoridade da banda?
Tim / Com certeza, inclusive já fizemos isso. Duas baladas bem metal para quem tem bolas!!!!! (Risos)
Whiplash! - Falando sobre o próximo cd, já existe algo de concreto pronto, como músicas ou letras?
Tim / Sim. Temos cerca de 16 músicas prontas, e entraremos em estúdio em breve. O próximo álbum será 10 vezes melhor que o primeiro, eu prometo!!!!
Whiplash! - Matando uma curiosidade, o que vocês estão ouvindo atualmente?
Tim / Todos ouvimos típos diferentes de música. Pete and The Rods, Velvet Revolver, bandas punk.....
Whiplash! - Obrigado pela entrevista. Este espaço é seu para falar aos fãs brasileiros, que por sinal adoraram o cd.
Tim / Obrigado, mas muito obrigado pela grande resposta. Estamos loucos para ir aí e tocar para vocês. Será a festa do ano. E pode acreditar, isso ocorrerá em breve.... mais breve do que pensam.... EU PROMETO!!! Com muito amor da galera do GEMINI 5.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps