Spock's Beard: Entrevista exclusiva com o tecladista Ryo Okumoto
Postado em 14 de novembro de 2002
Nos últimos quatro anos, devido as minhas atividades paralelas produzindo meu programa de rádio, o Startrips Show, tive centenas de contatos com músicos de rock dos estilos mais variados. Recentemente tive a grata surpresa de estabelecer contato com um dos músicos mais conceituados do mundo, Ryo Okumoto, tecladista de uma das principais bandas de Rock Progressivo do mundo, o Spock’s Beard.
Ryo nasceu no Japão e com 19 anos já tocava com o ícone Kitaro. Mudou-se para Los Angeles para se aperfeiçoar e ganhou o reconhecimento da comunidade musical, chegando a tocar e gravar com músicos como Aretha Franklin, Phill Collins, Eric Clapton, Roberta Flack, Eric Burdon, Natalie Cole, Barry White e muitos outros.
Em 1997 Neal Morse, líder do Spock’s Beard, viu que precisava de mais um tecladista para a banda. Ryo foi fazer um teste e já chegou com o primeiro álbum da banda todo escrito e ensaiado. Com isso ganhou a confiança da banda, que tratou de efetivá-lo como membro fixo.
Recentemente Neal Morse anunciou o desligamento da banda, logo após o lançamento do trabalho mais ousado, o disco duplo conceitual "Snow", deixando órfãos milhões de fãs no mundo inteiro e uma banda genial sem seu vocalista e principal compositor.
Ryo aqui fala um pouco sobre seu novo álbum solo, "Coming Through", sobre "Snow", a saída de Neal e o futuro do Spock’s Beard. Espero que vocês apreciem a entrevista desse grande músico, em um momento tão importante na sua carreira.
GV - Como foi sua entrada no Spock's Beard?
Ryo / Eles me acharam.

GV - Quanto tempo demorou para gravar seu novo álbum solo? O cd tem diversas participações especiais, como Steve Lukather, Bobby Kimball, Simon Phillips, Glenn Hughes, alem dos seus colegas de Spock's Beard. Foi muito difícil reunir todos esses músicos?
Ryo / Cerca de dois anos para gravar e um ano de planejamento. Não foi muito difícil juntar os músicos. Bastou alguns telefonemas.
GV - Seu filho de 11 anos toca bateria no cd, dando um aspecto bem familiar ao projeto. Ele não quis tocar teclado?
Ryo / Eu tentei dar a ele algumas aulas de teclado, mas como ele estava ocupado com outras coisas, deixei-o com a bateria. Talvez quando ele estiver mais velho, ele queira aprender, então o ensinarei.
GV - Você pretende se apresentar ao vivo mostrando esse material?
Ryo / Você quer dizer fazer uma turnê do CD? A resposta é SIM! Mas eu não sei quando. Vai depender das vendas.
GV - O Spock's Beard recentemente lançou Snow, um dos cd's mais aguardados pelos fãs de rock progressivo, com uma historia bem complexa em um trabalho conceitual. Como está sendo a recepção do álbum?
Ryo / A recepção tem sido ótima! Tenho tido um bom retorno de todo mundo. Eu estou muito feliz com esse CD, por ter participado e tocado nele!
GV - Nesse álbum há uma música chamada "Ladies and Gentleman, Mister Ryo Okumoto on the keyboards", onde você faz um solo que me lembra bastante Keith Emerson nos trabalhos iniciais do ELP. Emerson foi uma das suas influencias?
Ryo / Sim, ele foi! Assim como Eddie Jobson.
GV - Logo apos o lançamento de Snow, Neal, Morse anunciou a saída do grupo, e isto caiu como uma bomba. Ele chegou a demonstrar algo que indicasse essa atitude durante as gravações?
Ryo / Não! Eu não posso falar nada, até o dia que fomos gravar a música bônus. Aliás, ele estava cantando no "Coming Through", um dia antes da gravação do bônus, quando ele anunciou que estava deixando a banda. Você pode ouvir e ver no vídeo de "Coming Through", que Neal estava chorando quando cantou essa canção.
GV - Vocês já sabem como substituir Morse? Quem cuidará dos vocais do Spock's Beard durante o show de Nick D'Vigilio no Progwest 2002.
Ryo / O próprio Nick.
GV - Quando o grupo espera voltar a fazer turnês?
Ryo / Tão logo lançarmos um próximo CD.
GV - Você fez shows e gravou com gente como Phil Collins, Eric Clapton, Kitaro, Aretha Franklin, Natalie Cole e outros. Qual desses artistas foi sua experiência mais produtiva?
Ryo / Spock's Beard e Natalie Cole.
GV - No Japão, quais as bandas de progressivo com futuro?
Ryo / Kenzo.
GV - Ryo, obrigada pela entrevista, e desejo boa sorte com a nova formação, em nome de todos os fãs brasileiros do Spock’s Beard, e esperamos que um dia tenhamos a oportunidade de vê-los tocando ao vivo aqui.
Ryo / Obrigado.
Site Oficial Spock's Beard: www.spocksbeard.com
Site Oficial Ryo Okumoto: www.ryookumoto.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Guitarrista diz que novo álbum do Soundgarden terá "canções de ninar psicodélicas"
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Dee Snider detona bandas que voltam sem membros clássicos após turnês de despedida
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
A música que Mark Knopfler gravou em uma guitarra barata e diz ter feito "tudo errado"
O que João Gordo achou da Legião Urbana quando ouviu a banda pela primeira vez?
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
As 20 piores cinebiografias da história na opinião da Classic Rock
O único guitarrista que pode assumir o lugar de Eddie Van Halen, de acordo com Sammy Hagar
Tom Morello lista aqueles que considera os três maiores solos de todos os tempos


As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



