Em 14/09/1971: nascia Andre Matos, um dos maiores nomes da história do metal nacional
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de setembro de 2021
Andre Coelho Matos nasceu em 14 de setembro de 1971, em São Paulo. Andre Matos (seu nome artístico) foi um grande cantor, compositor e maestro, conhecido por ser vocalista de três das bandas mais importantes da história do heavy metal nacional: Viper, Angra e Shaman. Além das bandas citadas, Andre também participou de vários projetos e lançou alguns discos como artista solo.
Dono de uma voz única e de um talento inigualável, Andre gravou grandes clássicos do metal nacional, que até hoje encantam nossos ouvidos. Alguns exemplos são "Carry On", "Time", "Nothing To Say", "Make Believe", "Lisbon" (Angra), "Soldiers Of Sunrise", "Living For The Night", "To Live Again", "A Cry From The Edge" (Viper), "Here I Am", "Fairy Tale", "Innocence" (Shaman), "Letting Go" e "I Will Return" (carreira solo).
A vida e a carreira de Andre Matos foram interrompidas em 8 de junho de 2019, quando o músico tinha 47 anos. Naquele sábado triste, ainda emocionado com a perda, escrevi algumas palavras, que serão reproduzidas a seguir.
Se hoje o metal brasileiro é respeitado, muito disso é mérito de Andre Matos. Seja com o Viper, com o Angra, Shaman ou em sua carreira solo, todos os trabalhos que contaram com a voz do renomado vocalista foram marcantes e escreveram páginas marcantes (e muitas bonitas) no livro da música pesada.
Infelizmente, a vida é muito curta, e parece que para os gênios, é menor ainda. Com Andre Matos, parece que essa estrada acabou muito mais cedo. A triste notícia pegou todos de surpresa. Músicos, fãs e amigos não conseguem acreditar até agora que a voz mais bela do metal nacional se calou para sempre.
Aliás, incrédulos todos nós ficamos ao ouvir "Living For The Night", "Soldiers Of Sunrise", "Carry On", "Nothing To Say", "Lisbon", "Here I Am", "Back To You", e tantas outras músicas que comprovam o talento de Andre.
Não há dúvidas que o dia 08 de junho ficará marcado na vida de todo e qualquer headbanger. Da mesma forma que a obra de André sempre estará presente em nossos corações.
Esteja onde estiver, que Andre descanse em paz. Sua música jamais será esquecida. Como fã, posso dizer que foi uma das minhas primeiras influências. Como alguém que trabalha na área, só posso agradecer por ser um dos que tornou o metal uma realidade no Brasil.
Andre Matos era inigualável e inesquecível. Agora, é um imortal.
Obrigado por nos fazer sonhar, e obrigado por fazer tanta gente acreditar.
Valeu, Andre!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps