Em 31/08/1999: Mustaine assumia o maior risco de sua carreira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de agosto de 2020
Em 31 de agosto de 1999, o MEGADETH lançava "Risk", oitavo álbum de estúdio da banda e certamente, o mais polêmico. O trabalho é o primeiro lançado com mudança na formação clássica, já que o baterista Nick Menza havia sido demitido no ano anterior. Para a sua vaga, foi recrutado o competente Jimmy DeGrasso, que naquelas alturas, já havia tocado com SUICIDAL TENDENCIES, Y & T, ALICE COOPER e com o próprio líder da banda, no MD.45 (projeto paralelo de Mustaine).
O nome do disco ("Risco") casou muito bem com o trabalho. Depois dos ótimos "Countdown To Extinction" (1992), "Youthanasia" (1994) e "Cryptic Writings" (1997), a banda resolveu apostar em um som mais comercial. De acordo com o site oficial do MEGADETH, "O título deriva da decisão de Mustaine de arriscar com a direção musical deste álbum". E de fato, Mustaine arriscou DEMAIS ao tirar o pé.
O peso e a velocidade que sempre foram características do som da banda, ficaram um pouco de lado e cederam lugar para o rock alternativo, o que em alguns momentos, deu certo, em outros, nem tanto.
As músicas do disco são bem construídas, a produção é muito boa, mas essa fase mais "pop" do MEGADETH não colou com os fãs, principalmente com o bonde do colete jeans e tênis cano alto. Por outro lado, o trabalho está longe de ser a desgraça absoluta que alguns pintam. Músicas como "Prince of Darkness", "Crush´Em", "Breadline", "I´ll Be There", "Ecstasy" e "Seven" são muito legais e se não são as melhores composições da banda, também não são as piores.
A estratégia de Mustaine, que resolveu surfar em ondas mais leves, deu certo no aspecto comercial. O álbum estreou em 16º lugar nas paradas da Billboard dos EUA e foi certificado como Disco de Ouro em 1999. Ao menos neste campo, Mustaine acertou a mão.
Álbum: "Risk"
Banda: MEGADETH
Data de lançamento: 31 de agosto de 1999
FAIXAS
"Insomnia"
"Prince Of Darkness"
"Enter the Arena"
"Crush´ Em"
"Breadline"
"The Doctor Is Calling"
"I´ll Be There"
"Wanderlust"
"Ecstasy"
"Seven"
"Time: The Beginning"
"Time: The End"
FORMAÇÃO
Dave Mustaine – vocal e guitarra
Marty Friedman – guitarra
David Ellefson – baixo
Jimmy DeGrasso – bateria
FONTE: Megadeth
https://megadeth.com/releases/5052/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda


A melhor música que David Ellefson ouviu em 2016, segundo o próprio
Megadeth vai lançar documentário em mais de 1.000 cinemas ao redor do mundo
Gary Holt parabeniza Dave Mustaine por aposentadoria
Marty Friedman entende que não tinha mais nada a oferecer para o Megadeth
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O álbum do Megadeth que fez "zigue" e o mundo fez "zague", segundo David Ellefson
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
Em 11/05/1992: Iron Maiden lançava Fear Of The Dark e encerrava sua melhor fase


