Em 07/07/1992: Dream Theater lançava Images And Words, clássico do metal progressivo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Em 7 de julho de 1992, a banda estadunidense DREAM THEATER lançava o seu segundo álbum de estúdio, "Images And Words". Lançado três anos após o debut "When Dream and Day Unite", mostra grande evolução, principalmente na produção. O disco marca a estreia do vocalista canadense James LaBrie, que substituiu Charlie Dominici.

Dream Theater: qual música da banda traz o melhor solo de guitarra, segundo Petrucci

Vocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Images And Words" é um verdadeiro manual de instruções do prog metal. Apesar de toda a complexidade das composições, o DREAM THEATER conseguiu fazer um disco que é admirado até mesmo por pessoas que não são faz da banda, ou do prog metal, estilo que até hoje causa certa resistência. O disco é o melhor trabalho do grupo e o maior clássico do história metal progressivo, sem nenhum tipo de exagero.

Os três destaques do disco ficam por conta de "Pull Me Under", que figura entre as músicas mais conhecidas do grupo, a maravilhosa balada "Another Day" e claro, "Metrpopolis – Part I: ‘The Miracle and the Sleeper’", obra-prima que narra uma história cheia de reviravoltas. Aliás, nove anos depois, a música ganharia uma continuação, o disco "Metropolis, Pt.2: Scenes from a Memory".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As outras cinco faixas do disco, apesar de menos famosas, também são muito bem construídas e merecem destaque. Temas como a emocionante "Surrounded" ou as intensas "Under a Glass Moon" e "Take the Time" fazem com que "Images and Words" seja praticamente uma coletânea perfeita de uma banda perfeita.

Como se trata de um disco de metal progressivo, é óbvio que a capacidade e o talento dos músicos envolvidos são enormes. Todos deram uma verdadeira aula de técnica, e o mais importante, feeling, algo que por vezes simplesmente desaparece em bandas do estilo, que se perdem no labirinto de notas e mudanças de andamento.

Se você gosta de DREAM THEATER, sabe as razões pelas quais "Images and Words" é idolatrado. Agora, se você não gosta, hoje é um bom dia para dar uma chance.

FAIXAS

"Pull Me Under"
"Another Day"
"Take the Time"
"Surrounded"
"Metropolis – Part I: ‘The Miracle and the Sleeper’"
"Under a Glass Moon"
"Wait for Sleep"
"Learning to Live"

FORMAÇÃO

James LaBrie – vocal
John Petrucci – guitarra
John Myung – baixo
Mike Portnoy – bateria
Kevin Moore – teclado

FONTE: Metal Archives
https://www.metal-archives.com/albums/Dream_Theater/Images_a...


Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline