Em 20/01/1983: Def Leppard lança o álbum Pyromania
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de janeiro de 2014
Até o dia 20 de janeiro de 1983, quando o DEF LEPPARD lançou seu terceiro álbum, "Pyromania", a banda bretã só queria – confessamente – ser o próximo LED ZEPPELIN. Basta ver o nome.
Mas daí o produtor ROBERT JOHN ‘MUTT’ LANGE, que trabalhara no segundo disco do grupo, "High N’ Dry", de 1981, decidiu tentar algo novo. Ele acrescentou MUITOS elementos digitais ao rock tradicional da banda, afiou as harmonias pop deles, e filtrou tudo isso através de um processador que, no fim das contas, tornou-se um sexto membro do Def Leppard.
O retorno foi imediato. Graças à MTV, três das músicas do álbum receberam execuções constantes: ‘Photograph’, ‘Foolin’ e ‘Rock of Ages’. E a banda subiu imediatamente das rádios especializadas em hard rock para as estações populares. Não é difícil de se descobrir o porquê: "Pyromania" é repleto de ‘ganchos’ [especialmente em ‘Photograph’, uma das canções mais bem produzidas do período], elaborados para exposição plena. Eles foram literalmente desenhados pra isso.
Os dois primeiros álbuns da banda – "High N’ Dry" e o disco de estreia, "On Through The Night", de 1979, mal romperam a barreira do Top 40 nas paradas e quase não romperam a dos 50, respectivamente. Os sucessos de "Pyromania" catapultaram o disco para o #2 posto da Billboard [ameaçando ‘Thriller’, de Michael Jackson], sendo que o álbum do Def Lep já passou dos 10 milhões de discos vendidos desde então. Os três grandes singles todos chegaram ao Top 40, com mais outras quatro faixas recebendo bastante atenção das rádios também. Missão cumprida.
Você também pode culpar ao Def Leppard por todas as outras bandas preguiçosas de pop metal que brotaram na metade dos anos 80. De repente, os sintetizadores e refrões grudentos estavam por todo canto. Claro, quase ninguém faria isso tão bem quanto eles o fizeram em ‘Pyromania’ e em seu questionavelmente superior sucessor, ‘Hysteria’, de 1987. Não se percebia na época, mas o Def Leppard mudara a maneira que as bandas de rock faziam música e a sonoridade da música pop em geral. Basta ligar seu rádio e tirar a prova.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Com 174 shows, Wacken Open Air 2026 vende todos os ingressos
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A banda que vendia disco pra caramba mas que David Bowie não reconheceria na rua
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
Resenha - Ten Years After - Marenna
Judas Priest tentou fazer de "Turbo" seu "Pyromania", segundo K.K. Downing
Def Leppard promete a música mais acelerada da carreira em próximo disco
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Em 11/05/1992: Iron Maiden lançava Fear Of The Dark e encerrava sua melhor fase


