Em 20/01/1983: Def Leppard lança o álbum Pyromania
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de janeiro de 2014
Até o dia 20 de janeiro de 1983, quando o DEF LEPPARD lançou seu terceiro álbum, "Pyromania", a banda bretã só queria – confessamente – ser o próximo LED ZEPPELIN. Basta ver o nome.
Mas daí o produtor ROBERT JOHN ‘MUTT’ LANGE, que trabalhara no segundo disco do grupo, "High N’ Dry", de 1981, decidiu tentar algo novo. Ele acrescentou MUITOS elementos digitais ao rock tradicional da banda, afiou as harmonias pop deles, e filtrou tudo isso através de um processador que, no fim das contas, tornou-se um sexto membro do Def Leppard.
O retorno foi imediato. Graças à MTV, três das músicas do álbum receberam execuções constantes: ‘Photograph’, ‘Foolin’ e ‘Rock of Ages’. E a banda subiu imediatamente das rádios especializadas em hard rock para as estações populares. Não é difícil de se descobrir o porquê: "Pyromania" é repleto de ‘ganchos’ [especialmente em ‘Photograph’, uma das canções mais bem produzidas do período], elaborados para exposição plena. Eles foram literalmente desenhados pra isso.
Os dois primeiros álbuns da banda – "High N’ Dry" e o disco de estreia, "On Through The Night", de 1979, mal romperam a barreira do Top 40 nas paradas e quase não romperam a dos 50, respectivamente. Os sucessos de "Pyromania" catapultaram o disco para o #2 posto da Billboard [ameaçando ‘Thriller’, de Michael Jackson], sendo que o álbum do Def Lep já passou dos 10 milhões de discos vendidos desde então. Os três grandes singles todos chegaram ao Top 40, com mais outras quatro faixas recebendo bastante atenção das rádios também. Missão cumprida.
Você também pode culpar ao Def Leppard por todas as outras bandas preguiçosas de pop metal que brotaram na metade dos anos 80. De repente, os sintetizadores e refrões grudentos estavam por todo canto. Claro, quase ninguém faria isso tão bem quanto eles o fizeram em ‘Pyromania’ e em seu questionavelmente superior sucessor, ‘Hysteria’, de 1987. Não se percebia na época, mas o Def Leppard mudara a maneira que as bandas de rock faziam música e a sonoridade da música pop em geral. Basta ligar seu rádio e tirar a prova.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras


Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
Def Leppard já tem material para "quase dois álbuns", diz baixista
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Em 24/03/1986: Van Halen lançava o ótimo "5150" e iniciava a fase Van Hagar


