A curiosa única canção instrumental que foi banida das rádios
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2024
A proibição ou banimento de músicas nas rádios pode ocorrer por diversos motivos, geralmente relacionados ao conteúdo lírico considerado controverso, ofensivo ou inapropriado. Letras que contenham linguagem obscena, incitem violência, discriminem grupos sociais ou abordem temas polêmicos podem ser alvo de restrições. As rádios, muitas vezes, procuram manter padrões éticos e respeitar normas de conduta, evitando transmitir material que possa causar desconforto ou violar diretrizes regulatórias.

Além disso, questões de sensibilidade cultural e social também desempenham um papel importante nas decisões de banimento. Músicas que geram controvérsias públicas devido a interpretações variadas, críticas ou protestos podem levar as emissoras a optarem por não incluir essas faixas em sua programação. Dessa forma, o banimento de músicas nas rádios reflete a busca por manter um equilíbrio entre a liberdade artística e a responsabilidade editorial, considerando o impacto potencial que as composições podem ter na audiência.
Dito isto, parece claro que é muito difícil ou quase impossível uma música instrumental ter motivo para ser banida das rádios. Mas houve um curioso caso onde isso aconteceu: foi com "Rumble", de Link Wray & His Ray Men, que eles haviam criado durante um show ao vivo em Fredericksburg, Virgínia, no início de 1958. Originalmente chamada de "Oddball", a música foi um sucesso instantâneo com o público ao vivo, que exigiu que a banda tocasse a música quatro vezes naquela noite, relatou o Metamorfose Digital.
Curiosamente, durante a gravação da música em estúdio, Link Wray não ficou satisfeito com a primeira tentativa e deliberadamente furou os alto-falantes do amplificador, criando rasgos, para conferir à gravação uma sonoridade mais próxima da versão ao vivo. Foi nesse momento que um produtor, ao ouvir a aspereza da canção, sugeriu o título, comparando-a a uma luta de rua.
Lançado como single nos Estados Unidos em 31 de março de 1958, o uso pioneiro de técnicas de distorção e feedback na música buscava tornar o som mais "cru". Entretanto, o receio sobre as possíveis repercussões ultrapassou o bom senso, levando "Rumble" a se tornar o único instrumental proibido nas rádios dos Estados Unidos.
De acordo com o Wikipedia, a faixa também se destaca por ser uma das primeiras a empregar o acorde de quinta, conhecido como power chord, principal técnica utilizada por guitarristas de rock moderno. Alguns locutores recusaram-se a reproduzir o single em cidades onde a violência relacionada a gangues de jovens era uma preocupação, então a canção acabou sendo banida em diversos mercados radiofônicos dos Estados Unidos, devido à associação do termo "rumble" com brigas de gangues, com receios de que o som "rasgado" da música pudesse glorificar a delinquência juvenil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
5 curiosidades que você não sabia sobre o saudoso Ace Frehley do Kiss
O dia que os Beatles cantaram para 12% da população mundial
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
Vocalista do Korn relembra por que começou a usar seu tradicional agasalho da Adidas
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


