A curiosa única canção instrumental que foi banida das rádios
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2024
A proibição ou banimento de músicas nas rádios pode ocorrer por diversos motivos, geralmente relacionados ao conteúdo lírico considerado controverso, ofensivo ou inapropriado. Letras que contenham linguagem obscena, incitem violência, discriminem grupos sociais ou abordem temas polêmicos podem ser alvo de restrições. As rádios, muitas vezes, procuram manter padrões éticos e respeitar normas de conduta, evitando transmitir material que possa causar desconforto ou violar diretrizes regulatórias.

Além disso, questões de sensibilidade cultural e social também desempenham um papel importante nas decisões de banimento. Músicas que geram controvérsias públicas devido a interpretações variadas, críticas ou protestos podem levar as emissoras a optarem por não incluir essas faixas em sua programação. Dessa forma, o banimento de músicas nas rádios reflete a busca por manter um equilíbrio entre a liberdade artística e a responsabilidade editorial, considerando o impacto potencial que as composições podem ter na audiência.
Dito isto, parece claro que é muito difícil ou quase impossível uma música instrumental ter motivo para ser banida das rádios. Mas houve um curioso caso onde isso aconteceu: foi com "Rumble", de Link Wray & His Ray Men, que eles haviam criado durante um show ao vivo em Fredericksburg, Virgínia, no início de 1958. Originalmente chamada de "Oddball", a música foi um sucesso instantâneo com o público ao vivo, que exigiu que a banda tocasse a música quatro vezes naquela noite, relatou o Metamorfose Digital.
Curiosamente, durante a gravação da música em estúdio, Link Wray não ficou satisfeito com a primeira tentativa e deliberadamente furou os alto-falantes do amplificador, criando rasgos, para conferir à gravação uma sonoridade mais próxima da versão ao vivo. Foi nesse momento que um produtor, ao ouvir a aspereza da canção, sugeriu o título, comparando-a a uma luta de rua.
Lançado como single nos Estados Unidos em 31 de março de 1958, o uso pioneiro de técnicas de distorção e feedback na música buscava tornar o som mais "cru". Entretanto, o receio sobre as possíveis repercussões ultrapassou o bom senso, levando "Rumble" a se tornar o único instrumental proibido nas rádios dos Estados Unidos.
De acordo com o Wikipedia, a faixa também se destaca por ser uma das primeiras a empregar o acorde de quinta, conhecido como power chord, principal técnica utilizada por guitarristas de rock moderno. Alguns locutores recusaram-se a reproduzir o single em cidades onde a violência relacionada a gangues de jovens era uma preocupação, então a canção acabou sendo banida em diversos mercados radiofônicos dos Estados Unidos, devido à associação do termo "rumble" com brigas de gangues, com receios de que o som "rasgado" da música pudesse glorificar a delinquência juvenil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025

O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
22 Mashups de metal para headbangers comemorarem o aniversário de 44 anos de Britney Spears
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
5 curiosidades que você não sabia sobre o saudoso Ace Frehley do Kiss
O dia que os Beatles cantaram para 12% da população mundial
Religião: os rockstars que se converteram
Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"


