A curiosa única canção instrumental que foi banida das rádios
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2024
A proibição ou banimento de músicas nas rádios pode ocorrer por diversos motivos, geralmente relacionados ao conteúdo lírico considerado controverso, ofensivo ou inapropriado. Letras que contenham linguagem obscena, incitem violência, discriminem grupos sociais ou abordem temas polêmicos podem ser alvo de restrições. As rádios, muitas vezes, procuram manter padrões éticos e respeitar normas de conduta, evitando transmitir material que possa causar desconforto ou violar diretrizes regulatórias.

Além disso, questões de sensibilidade cultural e social também desempenham um papel importante nas decisões de banimento. Músicas que geram controvérsias públicas devido a interpretações variadas, críticas ou protestos podem levar as emissoras a optarem por não incluir essas faixas em sua programação. Dessa forma, o banimento de músicas nas rádios reflete a busca por manter um equilíbrio entre a liberdade artística e a responsabilidade editorial, considerando o impacto potencial que as composições podem ter na audiência.
Dito isto, parece claro que é muito difícil ou quase impossível uma música instrumental ter motivo para ser banida das rádios. Mas houve um curioso caso onde isso aconteceu: foi com "Rumble", de Link Wray & His Ray Men, que eles haviam criado durante um show ao vivo em Fredericksburg, Virgínia, no início de 1958. Originalmente chamada de "Oddball", a música foi um sucesso instantâneo com o público ao vivo, que exigiu que a banda tocasse a música quatro vezes naquela noite, relatou o Metamorfose Digital.
Curiosamente, durante a gravação da música em estúdio, Link Wray não ficou satisfeito com a primeira tentativa e deliberadamente furou os alto-falantes do amplificador, criando rasgos, para conferir à gravação uma sonoridade mais próxima da versão ao vivo. Foi nesse momento que um produtor, ao ouvir a aspereza da canção, sugeriu o título, comparando-a a uma luta de rua.
Lançado como single nos Estados Unidos em 31 de março de 1958, o uso pioneiro de técnicas de distorção e feedback na música buscava tornar o som mais "cru". Entretanto, o receio sobre as possíveis repercussões ultrapassou o bom senso, levando "Rumble" a se tornar o único instrumental proibido nas rádios dos Estados Unidos.
De acordo com o Wikipedia, a faixa também se destaca por ser uma das primeiras a empregar o acorde de quinta, conhecido como power chord, principal técnica utilizada por guitarristas de rock moderno. Alguns locutores recusaram-se a reproduzir o single em cidades onde a violência relacionada a gangues de jovens era uma preocupação, então a canção acabou sendo banida em diversos mercados radiofônicos dos Estados Unidos, devido à associação do termo "rumble" com brigas de gangues, com receios de que o som "rasgado" da música pudesse glorificar a delinquência juvenil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show do Guns N' Roses em 23 anos
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV


