Dire Straits: O que significa o nome da banda?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Inglês na Ponta da Língua
Enviar correções  |  Comentários  | 


5000 acessosDire Straits: a história por trás de "Sultans Of Swing"5000 acessosHeavy Metal: cinco discos necessários dos anos setenta

Você sabe o que significa DIRE STRAITS? Para os fãs de rock, DIRE STRAITS é o nome de uma banda britânica formada em 1977. Mas, o que significa "dire straits" como uma das várias expressões idiomáticas em inglês.

Com a ajuda do Merriam-Webster, aprendemos que "dire straits" tem a seguinte definição:

in a very bad or difficult situation

Ou seja, em português, "dire straits" ou "be in a dire straits" significa “estar em uma situação desesperadora”, “estar em uma tremenda dificuldade”, “estar em um momento crítico”, “estar indo de mal a pior”, “estar em uma situação delicada” . Enfim, você certamente já entendeu que se trata do fato de estar realmente em uma situação extremamente difícil.

"Dire Straits": exemplos:

O que significa Dire Straits? Agora que você já sabe o que significa dire straits, vamos ler alguns exemplos:

They knew their marriage was in dire straits and would probably no survive. (Eles sabiam que o casamento deles ia de mal a pior e provavelmente não resistiria.)

These kids are in dire straits, and the schools are doing nothing to help them! (Essa garotada está em uma situação complicadíssima e a escola não está fazendo nada para ajudá-los.)

The agricultural sector is in dire straits. (O setor agrícola está em um momento crítico.)

This family is in dire stratis and we gotta help them. (Esta família está passando por uma situação desesperados e a gente tem de ajudá-los.)

With its best player out of the game, the team found itself in dire straits. (Com seu melhor jogador fora da partida, o time se viu em uma situação delicada.)

Not all orchestras are in dire straits, but all of them face roughly the same cultural and economic challenges. (Nem todas as orquestras estão passando por uma situação delicada, mas todas certamente enfrentam os mesmos desafios culturais e econômicos.)

The country’s economy is in dire straits. (A economia do país está em situação catastrófica.)

Dire Straits: origem da expressão

Acredita-se que a origem dessa expressão está lá nos idos anos de 1500. Naquele período, a navegação pelos mares era intensa. Os navios muitas vezes tinha de passar por espaços estreitos (straits). A tarefa de passar pelos estreitos não era das mais fáceis. Os marinheiros precisavam ter muita habilidade e mão firme para passar os navios sem problemas. Portanto, enquanto mais complicado fosse o estreito, eles chamavam de dire strait.

Vale dizer ainda que dire significa “extremely serious or urgent”. Portanto, um dire strait era justamente um estreito que exigia muita cautela devido ao grau de dificuldade para passar por ele.
Com o tempo, a expressão acabou caindo na boca do povo e seu significado é esse que você aprendeu neta dica.

Para encerrar, saiba que ninguém sabe ao certo o porquê do nome da banda DIRE STRAITS. Mas, acredita-se que o pessoal da banda passava por uma situação financeira muito brava e assim acabaram adotando a expressão como nome da banda. Se isso é verdade, eu não sei! Foi o que me contaram.

That’s it! Agora você já sabe o que significa "dire straits". Portanto, procure por mais exemplos, crie algumas frases com ela e assim você ficará com seu Inglês na Ponta da Língua.
Até a próxima!

A dica "O que significa Dire Straits: aprenda com exemplos" foi publicada originalmente no site Inglês na Ponta da Língua e é de autoria do prof. Denilso de Lima. Acesse o site, assine a newsletter para muito mais dicas como essa e aprimore seus conhecimentos na língua mais falada no Rock and Roll.

https://www.inglesnapontadalingua.com.br/

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de fevereiro de 2017

Dire StraitsDire Straits
A história por trás de "Sultans Of Swing"

436 acessosMarcos de Ros: Ximbinha VS. Mark Knopfler - E agora?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dire Straits"

GuitarristasGuitarristas
Os dez mais ricos do Reino Unido em 2017

Kiss FmKiss Fm
As 500 mais pedidas na programação em 2008

Dire StraitsDire Straits
Falta de guitarra não é desculpa para não tocar guitarra

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Dire Straits"

Heavy MetalHeavy Metal
Cinco discos necessários dos anos setenta

Guns N RosesGuns N' Roses
De 1994 a 2008, a saga do álbum mais caro da história

MetallicaMetallica
A regressão técnica de Lars Ulrich

5000 acessosSkank: banda foi enganada ao participar de programa da Xuxa5000 acessosWest Ham: o time do coração de Steve Harris5000 acessosAndre Matos: o que ele faria se fosse mulher por um dia?5000 acessosMike Mangini: um dos bateristas mais rápidos do mundo?5000 acessosJudas Priest & FNM: Halford comenta foto polêmica com Bottum5000 acessosCavalera Conspiracy: Max conta como trocou uma Gibson por um chinelo

Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online